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As Armas do RPG

Iniciado por Ludo, 24/09/2015 às 09:16

24/09/2015 às 09:16 Última edição: 24/09/2015 às 09:32 por Ludovic

Essa curta matéria irá abordar um tema bastante comum entre os RPGs tanto profissionais como amadores. As armas. Elas estão presentes em praticamente todos os RPGs em forma de espadas, arcos, machados, revólveres, livros de magia, cajados, lanças e muito mais.


Por exemplo, uma espada que possui pouco peso pode aumentar um pouco o ataque de um personagem sem causar nenhuma perda de parâmetro, enquanto um machado que geralmente é pesado reduz a velocidade e precisão em troca de um grande aumento de ataque físico.

Alguns cajados, livros, báculos, varas e outros do tipo podem não causar aumento de ataque mas concedem habilidades como cura, buff, debuff ou magias elementais devastadoras.

Algumas armas como Arcos, revólveres e outras que lançam projéteis pode garantir seu uso a uma longa distância, não necessitando proximidade. Nos RPGs táticos esse efeito fica bem evidente quando um arqueiro ataca de longe um adversário com uma espada, isso o deixa incapaz de contra-atacar, mas não pensem que numa batalha padrão de RPG maker isso não se aplica, o fato de determinar a distância de uma arma vai servir justamente para impedir que um usuário de arma de contato direto possa contra-atacar também.

Enfim, no RPG Maker há uma gama realmente satisfatória de opções que podemos explorar para configurar nossas armas como possibilidade de causar condições como envenenamento, paralisia, aumento ou redução de eficiência de elementos, aumento/redução de prioridade no ataque (ignorando velocidade), aumento de número de ataques por turno, causar efeitos fora da batalha como redução de encontros e muito mais. Com o uso de eventos, variáveis, switches e condições é possível aumentar infinitamente essas possibilidades, vai da criatividade de cada um.

Algo que chama bastante atenção na maioria dos jogos da Nis América são suas muitas opções de armas, geralmente as mesmas armas são reconhecidas em quase todos os seus games, mas não apenas essa personalidade que eles dão às suas armas mas, a importância dada a elas visualmente, quando um personagem equipa uma arma, ele a equipa MESMO!
Vamos ver um exemplo: Na maioria dos games de Fire Emblem você pode equipar o que quiser num personagem que ele sempre vai estar segurando a mesma arma nas mãos, o gráfico não muda, o engraçado é que eu já cheguei a equipar um cavaleiro com um arco e ele ser mostrado segurando um machado, lol. Nos games da Nis como Disgaea, Makai Kingdom, Phantom Brave, e outros, as vezes você encontra uma pedra no chão, ou arranca um tronco de árvore mesmo e carrega nas mãos para atacar os inimigos, sem falar em cada arma equipada com seu visual diferente para cada uma. Então isso quer dizer que foi feito um gráfico de cada personagem segurando cada arma? A resposta é Não!
O sistema consiste em criar os chars com posições propícias a ficarem naturais quando não estiverem segurando nada, ou quando um gráfico de arma for exibido em uma camada do game sobre os chars, o que visualmente não é perceptível, apenas vemos a beleza de um personagem equipando a mesma arma mostrada no menu.

Existem muitas armas famosas que até hoje se usam para nomear armas de RPG, chegam até a serem clichês.
Skalibur – A espada que tudo corta, a espada do Rei Arthur
Longinus – A Lança real capaz de atravessar tudo
Javelin – Uma lança criada especialmente para ser arremessada sobre inimigos que pensam em atacar o cavaleiro à distância.
Mjonir – O martelo do deus trovão Thor, filho de Odin da mitologia Nórdica
Entre muitas outras cujo espaço seria minúsculo para listar aqui.

Opinião Pessoal – Minha arma favorita
Para mim, a mais legal é a Lança de Cavaleiro pertencente ao personagem Croix do Game Ar Tonelico II, sei lá, simplesmente o visual dela me cativou, se fosse pra escolher uma arma numa aventura heroica, com certeza seria essa, talvez pelo impacto e ritmo frenético dos ataques que Croix desfere com ela no decorrer do game.
Não posso deixar de citar uma outra arma muuuuuuuito criativa, a espada de Nero do game Devil May Cry 4, que possui no cabo (parte onde se segura) um acelerador similar ao de uma moto, isso mesmo quando o personagem quer carregar um ataque mais poderoso ele acelera e segura uma espécie de embreagem para então soltar o grande poder do ataque.

E na sua opinião? Qual a sua arma favorita? Cite uma ou mais armas que mais chamaram a sua atenção








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Essa coisa de a arma visualmente aparecer realmente dá um aspecto natural ao jogo. E como você disse, não é só Fire Emblem não, tem vários outros jogos que ficam assim e é realmente esquisito.
Eu meio que costumo gostar de coisas incomuns, então uma arma que eu admiro são os leques da Kitana do Mortal Kombat. É uma arma leve da qual pode-se desferir vários golpes seguidos. Só não sei se aquele ferrinho mortal dos leques é mesmo leve... mas é mortal. :malvado:
Você adora as enormes árvores do XP? Você odeia as cores "datadas" delas? Que tal dar uma olhada no meu Remaster?

Citação de: Doiza online 24/09/2015 às 12:33
Essa coisa de a arma visualmente aparecer realmente dá um aspecto natural ao jogo. E como você disse, não é só Fire Emblem não, tem vários outros jogos que ficam assim e é realmente esquisito.
Eu meio que costumo gostar de coisas incomuns, então uma arma que eu admiro são os leques da Kitana do Mortal Kombat. É uma arma leve da qual pode-se desferir vários golpes seguidos. Só não sei se aquele ferrinho mortal dos leques é mesmo leve... mas é mortal. :malvado:

kkk pois é, num jogo até um leque vira arma mortal, isso me lembra alguns jogos que usam como armas, pás, vassouras, privadas e até frutas
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Minhas Armas favoritas são a Katana e o Revolver, sei que o Revolver é uma arma não-automática mas sua potência e estilo em design me fazem ter essa arma de fogo como preferida.

 Eu curto bastante armas que marcam ou que me deixam em um gameplay muito empolgante. Mas a que eu mais curto ( além de todas as armas dos FPS, pois eu devo ser um dos poucos aqui que preferem FPS do que RPG ) é a arma do jogo, Dead Space.


A arma tem a capacidade de mudar o ângulo em que os lasers iram sair. Dando assim um gameplay muito foda com ela.
Prazer, Terror dos Modinha

  Obrigado por me lembrar de como são as armas e para que servem, eu já estava esquecendo.

eu também curto FPS foi bom por me lembrar de outras duas que disputam o 2 lugar no meu rank, a Submetralhadora e o Fuzil.

Submetralhadora: Na vida real ela é boa em locais apertados típicos para uma invasão policial.

Fuzil: Seu design e potência também me chamam a atenção, mas ela perde no quesito "conforto" para uma invasão silenciosa em locais apertados.

Citação de: Adriano Henrique online 24/09/2015 às 18:23
eu também curto FPS foi bom por me lembrar de outras duas que disputam o 2 lugar no meu rank, a Submetralhadora e o Fuzil.

Submetralhadora: Na vida real ela é boa em locais apertados típicos para uma invasão policial.

Fuzil: Seu design e potência também me chamam a atenção, mas ela perde no quesito "conforto" para uma invasão silenciosa em locais apertados.

Bom saber que tem aqueles que curtem FPS. Sou muito fã desse gênero. Mesmo sabendo que o RPG em muitos casos lidera. Outra arma que me recordei aqui é a do Gears of War. Acho o estilo dela bem interessante.
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Sem contar que essa serra ai deixa as coisas muito mais GORE xD
Prazer, Terror dos Modinha

Bem interessante essa matéria.
Dentre varias armas que eu conheço, poucas de fato me chamam atenção, porque não é todo jogo que tem uma direção de arte que faça um item legal e que seja útil dentro do jogo.

Essas são as minhas armas preferidas

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High Frequency blade Key blades Crimson Blitz Odin
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:rickas: :rickas: :rickas: :rickas:

Ótimo tópico! Bom minhas armas favoritas são: As keyblades (Oathkeeper e a Oblivion) e a Ryuuji (Espada do Madara - Anime Naruto Shippuden)

Keyblades
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Ryuuji
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24/09/2015 às 19:43 #10 Última edição: 24/09/2015 às 19:46 por Nandikki
A matéria está bem legal, e é uma boa dica aquilo dos atributos e das armas passivas (só liberam habilidades).     ~ Quando meus amigos estão estressados eu jogo sal neles, mas ai eles latem como um lobo. Me lembram até a Badwolf de Doctor Who, nem tanto.

FE 4 e FE 5 as armas equipadas sao as mostradas na battle screen ;)
Boa materia manolo.

25/09/2015 às 17:14 #12 Última edição: 25/09/2015 às 17:29 por Adriano Henrique
Em FPS o que me desagrada é que o personagem raramente tem rosto e corpo, geralmente ele é apenas dois braços e uma "câmera" Filmadora no lugar da cabeça.

Mas quando um FPS mostra opções de customização ai eu acho legal, pois posso pelo menos vislumbrar as características físicas do personagem (principalmente se for personagem feminino).

Sei que é meio off topic mas algo que me desagrada ultimamente nos FPS online é o sexismo, o machismo é uma porcaria que estraga tudo mas o feminismo/sexismo também. Pra comprar uma Char feminina tem que desembolsar dinheiro vivo senão você é obrigado a jogar apenas com um macho que leva bala, já elas são melhores para esquivar de bala devido as curvas do corpo.

O engraçado são personagem de blusa regata e shortinho num campo de batalha de armas pesadas.

Editado: Estou desenvolvendo um game que minimiza mais isso, dando uma sensação de FPS e TPS só mexendo nas battle animation.

Realmente,sou grande fã de albardas,foi jogando a hack japonesa do Romancing SaGa 3,puts!
Qualquer lança ou rapier me cativa,menos o tridente,nem eu sei porque! kkkkkkk

26/09/2015 às 18:34 #14 Última edição: 26/09/2015 às 18:45 por Alisson
Consegui um acesso rápido então vou aproveitar que estou aqui pra comentar.

Bem, Ar Tonelico possui muitas armas que eu curto, mas a minha preferida sempre foi o bastão que a Cocona usa no Ar Tonelico II, como podem ver no spoiler.
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Ela pode usar o bastão tanto como arma quanto para prender o cabelo, e inclusive pode estender e encurtar como preferir.
Eu estava ansioso para ver ela usando essa arma no Ar Tonelico Qoga, porém ela passou a usar outro equipamento.

Outras armas que gostei foram os Psyphers de Odin Sphere.
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Os psyphers são armas mágicas cujo poder estão centralizados em seus cristais.
Elas se tornam mais poderosas ao absorver Phozons, que são como vida.
Inclusive cada uma pode usar um poder mágico dependendo da quantidade de Phozons absorvida dando assim significado ao título de Arma Mágica.
Como o psypher em si é apenas o cristal, elas podem ser qualquer tipo de arma, seja um crossbow, uma lança, uma espada, uma corrente, ou o cristal em si(sim...eu citei as 5 armas usadas pelos heróis do jogo :v)

*não pude enviar mais imagens pelo limite que possuo aqui, então para mais informações recomendo que pesquisem.
Em breve estarei com minha internet e voltarei ás atividades \o/*

Edit: Ludo, falando na arma do Croix eu sei exatamente do que está falando desde que executei o golpe supremo dele c: