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Ajuda com script

Iniciado por Queen_Natty, 04/01/2013 às 11:53

04/01/2013 às 11:53 Última edição: 04/01/2013 às 12:23 por King Gerar
Alguém sabe se existe um script desse aqui pra Vxa? É um script pra que eu tenha 2 personagens no mapa, onde 1 deles segue o herói, e eu também precisava de um script, eu até achei aqui mas não é compatível com o Vxa e eu também já o perdi de vista então não tem como postar aqui, mas um script onde ao pressionar uma tecla eu mudo as posições dos personagens, por exmplo : Você tem um grupo de 4 pessoas, e vc está andando com o membro 1, ao apertar A, quem irá andar é o membro 2, e se apertar S volta para o membro 1, e assim por diante.

Sou nova nesse assunto, por isso não entendo muito bem, perdoem minha ignorância,se alguém puder me ajudar ficarei muito grata! :*

Spoiler
# Apenas cole em cima do Main ( Apague a linha 1 !!! )
#=============================================================================
# Atoa Atoa Caterpillar
# Por Atoa
#==============================================================================
# Este script permite vizualizar os membros no mapa, eles irão seguir o herói
# Um pouco diferente dos outros caterpillar, neste os personagens
# Só se movimentam caso necessário (portanto eles não ficam igual "barata tonta"
# se você ficar indo e voltando.
#
# Para juntar os personagens use o comando: $game_player.caterpillar_gather
#
# Um aviso importante: O script não funciona muito bem com movimeno em diagonal
# ele fica visualmente bonito apenas com 3 ou 2 pesonagens no grupo.
# Após usa-lo, use o comando de reunir grupo.
#==============================================================================

module Atoa

  # Numero máximos de personagens seguindo o herói na tela
  Max_Caterpillar_Actor = 4

  # ID do switch que esconde a vizualização dos personagens quando ativado
  Caterpillar_Hide_Switch = 32

  # Permitir alterar ordem do grupo apertando-se as teclas Q ou W?
  Allow_Reorder = false

  # Distancia máxima entre os personagens do grupo
  # Deixe 0 para desativar
  Max_Distance = 0

end

#==============================================================================
# ¦ Game_Character
#==============================================================================
class Game_Character
  #--------------------------------------------------------------------------
  include Atoa
  #--------------------------------------------------------------------------
  attr_accessor(:direction)
end

#==============================================================================
# ¦ Game_Player
#==============================================================================
class Game_Player < Game_Character
  #--------------------------------------------------------------------------
  attr_accessor(:catterpillar, :old_x, :old_y, :move_speed)
  #--------------------------------------------------------------------------
  alias atoa_caterpillar_refresh refresh  if !method_defined?(:atoa_caterpillar_refresh)
  def refresh
    catterpillar_update
    atoa_caterpillar_refresh
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  def catterpillar_update
    if @catterpillar == nil
      @catterpillar = []
      for i in 1...(Max_Caterpillar_Actor + 1)
        @catterpillar[i - 1] = Atoa_Catterpillar.new(i)
      end
    end
    for cat in @catterpillar
      cat.refresh
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  alias atoa_caterpillar_update update if !method_defined?(:atoa_caterpillar_update)
  def update
    for cat in @catterpillar
      cat.update
    end
    atoa_caterpillar_update
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  alias atoa_caterpillar_moveto moveto if !method_defined?(:atoa_caterpillar_moveto)
  def moveto(x, y)
    atoa_caterpillar_moveto(x, y)
    catterpillar_update if @catterpillar.nil? or @move_update.nil?
    for i in 0...@catterpillar.size
      @catterpillar.moveto(x, y)
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  def set_old_direction
    @old_x = @x
    @old_y = @y
    for i in 0...@catterpillar.size
      @catterpillar.old_x = @catterpillar.x
      @catterpillar.old_y = @catterpillar.y
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  def cat_moved?(i, d)
    cat = i == 0 ? self : @catterpillar[i - 1]
    cat2 = @catterpillar
    if d == 1 or d == 3 or d == 7 or d == 9
      return true
    elsif (cat.direction == 2 or cat.direction == 8) and cat.y == cat2.y
      return false
    elsif (cat.direction == 4 or cat.direction == 6) and cat.x == cat2.x
      return false
    elsif cat.old_x != cat.x or cat.old_y != cat.y
      return true
    end
    return false
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  def move_cat(i, d)
    if cat_moved?(i, d)
      @catterpillar.move_player
      if i == 0 or (i != 0 and (d == 1 or d == 3 or d == 7 or d == 9))
        @catterpillar.move_update.push(d)
      else
        @catterpillar.move_update.push(@catterpillar[i - 1].direction)
      end
    else
      if i == 0 or check_same_tile(i)
        @catterpillar.move_update.clear
      else
        cat = @catterpillar.move_update[0]
        @catterpillar.move_update.clear
        @catterpillar.move_update.push(cat)
      end
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  def check_same_tile(i)
    return false if i == 0
    cat = @catterpillar[i - 1]
    cat2 = @catterpillar
    return true if cat.x == cat2.x and cat.y == cat2.y
    return false
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  alias atoa_caterpillar_move_down move_down if !method_defined?(:atoa_caterpillar_move_down)
  def move_down(turn_ok = true)
    set_old_direction
    passable = passable?(@x, @y+1)
    catterpillar_update if @catterpillar.nil? or @move_update.nil?
    atoa_caterpillar_move_down
    if passable
      for i in 0...@catterpillar.size
        move_cat(i, 2)
      end
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  alias atoa_caterpillar_move_left move_left if !method_defined?(:atoa_caterpillar_move_left)
  def move_left(turn_ok = true)
    set_old_direction
    passable = passable?(@x-1, @y)
    catterpillar_update if @catterpillar.nil? or @move_update.nil?
    atoa_caterpillar_move_left
    if passable
      for i in 0...@catterpillar.size
        move_cat(i, 4)
      end
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  alias atoa_caterpillar_move_right move_right if !method_defined?(:atoa_caterpillar_move_right)
  def move_right(turn_ok = true)
    set_old_direction
    passable = passable?(@x+1, @y)
    catterpillar_update if @catterpillar.nil? or @move_update.nil?
    atoa_caterpillar_move_right
    if passable
      for i in 0...@catterpillar.size
        move_cat(i, 6)
      end
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  alias atoa_caterpillar_move_up move_up if !method_defined?(:atoa_caterpillar_move_up)
  def move_up(turn_ok = true)
    set_old_direction
    passable = passable?(@x, @y-1)
    catterpillar_update if @catterpillar.nil? or @move_update.nil?
    atoa_caterpillar_move_up
    if passable
      for i in 0...@catterpillar.size
        move_cat(i, 8)
      end
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  alias atoa_caterpillar_move_lower_left move_lower_left if !method_defined?(:atoa_caterpillar_move_lower_left)
  def move_lower_left
    set_old_direction
    passable = (passable?(@x, @y+1) and passable?(@x-1, @y+1)) or (passable?(@x-1, @y) and passable?(@x-1, @y+1))
    catterpillar_update if @catterpillar.nil? or @move_update.nil?
    atoa_caterpillar_move_lower_left
    if passable
      for i in 0...@catterpillar.size
        move_cat(i, 1)
      end
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  alias atoa_caterpillar_move_lower_right move_lower_right if !method_defined?(:atoa_caterpillar_move_lower_right)
  def move_lower_right(turn_ok = true)
    set_old_direction
    passable = (passable?(@x, @y+1) and passable?(@x+1, @y+1)) or (passable?(@x+1, @y) and passable?(@x+1, @y+1))
    catterpillar_update if @catterpillar.nil? or @move_update.nil?
    atoa_caterpillar_move_lower_right
    if passable
      for i in 0...@catterpillar.size
        move_cat(i, 3)
      end
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  alias atoa_caterpillar_move_upper_left move_upper_left if !method_defined?(:atoa_caterpillar_move_upper_left)
  def move_upper_left(turn_ok = true)
    set_old_direction
    passable = (passable?(@x, @y-1) and passable?(@x-1, @y-1)) or (passable?(@x-1, @y) and passable?(@x-1, @y-1))
    catterpillar_update if @catterpillar.nil? or @move_update.nil?
    atoa_caterpillar_move_upper_left
    if passable
      for i in 0...@catterpillar.size
        move_cat(i, 7)
      end
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  alias atoa_caterpillar_move_upper_right move_upper_right if !method_defined?(:atoa_caterpillar_move_upper_right)
  def move_upper_right(turn_ok = true)
    set_old_direction
    passable = (passable?(@x, @y-1) and passable?(@x+1, @y-1)) or (passable?(@x+1, @y) and passable?(@x+1, @y-1))
    catterpillar_update if @catterpillar.nil? or @move_update.nil?
    atoa_caterpillar_move_upper_right
    if passable
      for i in 0...@catterpillar.size
        move_cat(i, 9)
      end
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  alias atoa_caterpillar_get_on_vehicle get_on_vehicle if !method_defined?(:atoa_caterpillar_get_on_vehicle)
  def get_on_vehicle
    enter = atoa_caterpillar_get_on_vehicle
    caterpillar_gather if enter
    return enter
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  alias atoa_caterpillar_get_off_vehicle get_off_vehicle if !method_defined?(:atoa_caterpillar_get_off_vehicle)
  def get_off_vehicle
    for i in 0...@catterpillar.size   
      @catterpillar.moveto(@x, @y)
    end
    atoa_caterpillar_get_off_vehicle
    caterpillar_gather
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  def caterpillar_gather
    for i in 0...@catterpillar.size   
      @catterpillar.gather_party
    end
  end
end

#==============================================================================
# ¦ Atoa_Catterpillar
#==============================================================================
class Atoa_Catterpillar < Game_Character
  #--------------------------------------------------------------------------
  attr_accessor(:move_update, :member, :old_x, :old_y, :x, :y, :move_speed)
  #--------------------------------------------------------------------------
  def initialize(member)
    super()
    @move_update = []
    @member = member
    moveto($game_player.x, $game_player.y)
    @through = true
    refresh
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  def moveto(x, y)
    super(x, y)
    @move_update.clear
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  def refresh
    party = $game_party.members
    if party.size < @member
      @character_name = ""
      @character_hue = 0
      return
    end
    actor = party[@member]
    if actor == nil
      @character_name = ""
      @character_hue = 0
      return
    end
    @character_name = actor.character_name
    @character_index = actor.character_index
    @opacity = 255
    @blend_type = 0
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  def screen_z
    if $game_player.x == @x and $game_player.y == @y
      return $game_player.screen_z - 1
    end
    super
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  def check_event_trigger_here(triggers)
    return false
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  def check_event_trigger_there(triggers)
    return false
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  def check_event_trigger_touch(x, y)
    return false
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  def update
    member = @member == 1 ? $game_player : $game_player.catterpillar[@member - 2]
    diff = ((player_distance(member) >= Max_Distance) or !$game_player.moving?) ? 0 : 1
    @move_speed = [member.move_speed - diff, 1].max
    super
    @transparent = $game_player.transparent
    @transparent = @transparent ? @transparent : $game_switches[Caterpillar_Hide_Switch]
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  def player_distance(member)
    if far_from_member(member)
      dist_x = ((member.screen_x - self.screen_x)/32).to_i.abs
      dist_y = ((member.screen_y - self.screen_y)/32).to_i.abs
      return dist_x - 1 if dist_x >= dist_y
      return dist_y - 1 if dist_y >= dist_x
    end
    return 0
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  def far_from_member(member)
    return true if (member.screen_x > self.screen_x) and ((member.screen_x - self.screen_x) > 32)
    return true if (member.screen_y > self.screen_y) and ((member.screen_y - self.screen_y) > 32)
    return true if (member.screen_x < self.screen_x) and ((self.screen_x - member.screen_x) > 64)
    return true if (member.screen_y < self.screen_y) and ((self.screen_y - member.screen_y) > 64)
    return false
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  def move_player
    refresh
    return if @move_update.empty?
    case @move_update[0]
    when 1
      move_lower_left
    when 2
      move_down
    when 3
      move_lower_right
    when 4
      move_left
    when 6
      move_right
    when 7
      move_upper_left
    when 8
      move_up
    when 9
      move_upper_right
    end
    @move_update.delete_at(0)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  def gather_party
    for i in 0...$game_party.members.size
      move_toward_player
    end
    @x = $game_player.x
    @y = $game_player.y
    @move_update.clear
  end
end

#==============================================================================
# ¦ Spriteset_Map
#==============================================================================
class Spriteset_Map
  #--------------------------------------------------------------------------
  include Atoa
  #--------------------------------------------------------------------------
  alias atoa_caterpillar_create_characters create_characters if !method_defined?(:atoa_caterpillar_create_characters)
  def create_characters
    atoa_caterpillar_create_characters
    for caterpillar in $game_player.catterpillar.reverse
      sprite = Sprite_Character.new(@viewport1, caterpillar)
      @character_sprites.push(sprite)
    end
    @old_party = $game_party.members.dup
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  def update_characters
    for sprite in @character_sprites
      sprite.update
    end
  end
end

#==============================================================================
# ¦ Game_Party
#==============================================================================
class Game_Party < Game_Unit
  #--------------------------------------------------------------------------
  attr_accessor :actors
end

#==============================================================================
# ¦ Scene_Map
#==============================================================================
class Scene_Map
  #--------------------------------------------------------------------------
  include Atoa
  #--------------------------------------------------------------------------
  alias atoa_caterpillar_update update if !method_defined?(:atoa_caterpillar_update)
  def update
    atoa_caterpillar_update
    if Input.trigger?(Input::L) and Allow_Reorder
      Sound.play_decision
      reorder_party(true)
    end
    if Input.trigger?(Input::R) and Allow_Reorder
      Sound.play_decision
      reorder_party(false)
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  def reorder_party(order)
    if order
      party = $game_party.actors.shift
      $game_party.actors << party
    else
      party = $game_party.actors.pop
      $game_party.actors.unshift(party)
    end
    $game_player.refresh
  end
end
[close]

Depois eu vejo o que eu coloco aqui.

04/01/2013 às 12:03 #1 Última edição: 04/01/2013 às 12:05 por Faalco
Minha Rainha!
Isso já vem integrado ao VXAce o sistema de cattepilar.
Bem caso ele não estejá ativa no seu maker basta fazer os passos abaixo:

1º Pressione F9 no seu maker isso ira fazer o Banco de Dados.
2º Procure a aba Sistema
3º Olhe no canto Direito superior
4º Terá varias opções procure uma que diz: "Grupo Segue Herói em Fila"

Caso a mesmo já esteja ativa olhe para o canto Esquerdo Superior e verá Grupo Inicial adicione mais heróis a sua Party então eles irão seguir o herói simples assim. (Até 4 heróis contando com o principal pode ir atrás do herói mais você pode editar a posição deles através do menu.)





Imagens:

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Um abraço minha Rainha.
~ Faalco


Faalco, muuito obrigaada mesmoo, nossa, nem sabia que isso ja vinha no Vxa, quanta ignorância a minha! kkk mas só mais 1 coisinha, como é q eu edito a posição do heroi? tipo, to com um, aí no meio do jogo quero trocar pra outro, tem como?
Depois eu vejo o que eu coloco aqui.

Bem você pode fazer o seguinte apenas se quiser trocar a posição dos heróis.

1º Acesse o Menu (Basta apertar X 'kkk).
2º Procure nas opções Formação.
3º Edite a formação dos heróis como bem entender.

Bem e simples assim, você pode trocar a posição dos heróis caso você adicione mais de 4 heróis (Contando com o Principal) ele poderá ser trocado na formação também.
Espero que tenha entendido.

~ Faalco

Agoraa siim, muito obrigaada Faalco *--*
Depois eu vejo o que eu coloco aqui.