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Roteiro_Começando um do Zero!

Iniciado por Rawen, 06/04/2016 às 14:30

[info]Oi pessoal, beleza?
Manec aqui, hoje trazendo um assunto diferente: Criação de Roteiros
CitarComo se você soubesse escrever roteiros né, Manec... :hmm:
Não sou o melhor, mas tudo bem, apenas vou trazer algo importante pra vocês!!! :wow: :wow:
Tudo começa com o básico, e temos pontos a seguir!
Então comecemos, e para ajudar na organização do tópico, vou dividir em partes, ok?!
Uso da Língua

Uma das partes mais importantes.
E eu não falo de usar o Português-Brasil, Português-Portugal, Inglês americano, etc...
Eu falo da forma de usar a língua, Vou dar um exemplo para explicar melhor:
Spoiler
"Aí véi passa essa droga de espada"
[close]
Agora:
Spoiler
"Me dê logo essa espada"
[close]
Ambos expressam ordem, não é?!
Mas qual é mais adequado ao estilo medieval? É possível notar ainda que para este estilo de linguagem podemos ainda adaptar:
Spoiler
"Dê-me logo esta espada"
[close]
Foi uma mudança simples, mas mudou MUITO...
Acho que foi possível entender, ok?!
Então vamos à explicação:
Spoiler
A linguagem modifica com o tempo, tudo muda com ele.
Se você parar pra pensar, coisas básicas mudam, como os famosos 'dois' pinguinhos rsrs.
E os roteiros tem que se adaptar com essa mudança, principalmente em jogos de época.
Como nosso querido jogo do Link, não falo dos http, e sim do duende loirinho.
Mas enfim, devemos utilizar um tipo de linguagem para cada coisa.
EX.:Num termo atual usamos a linguagem atual:
"Oi, tudo bem?"
Mas num tempo antigo usamos a linguagem mais formalmente:
"Olá, como vai?"
Obviamente a linguagem varia de personagem para personagem, um exemplo é:
Um velho entra numa lanchonete e começa a conversar com dois amigos de 15-17 anos:
"Eae caras, tudo chuchu beleza com vocês?
Como vai a onda?"
CitarMeu Deus, Manec, que falta de criatividade com essas gírias... :¬¬:
Pera aí, eu não disse que a linguagem varia de personagem para personagem?
Aí temos uma tentativa do velho de se adaptar ao estilo dos garotos, porque na época dele talvez as gírias fossem assim...
Mas enfim, como acho que consegui demonstrar aqui, a linguagem é super importante, entendem?!
[close]
[info]
Manec deve ser o cara mais irônico da Terra, só usa "?!" toda hora...
[/info]
Vamos ao próximo?
História Principal

Aí o bicho pega...
CitarNão havia a necessidade de dizer isso...
Admito... Mas vamos à matéria:
Na hora de criar, simplesmente, a coisa mais importante do seu jogo, deve-se ter no mínimo uma ideia básica de redação, e eu não estou falando das redações do ENEM.
Vamos começar:
"Uma princesa foi sequestrada por um dragão e levada ao topo da torre"
Já estamos cansados de ouvir isso, né?!
Que tal tornar algo menos clichê, depois do exemplo explico:
"A família real foi traída pelo conselheiro, que após envenenar o Rei, toma para si-secretamente-a guarda da princesa Azi, assim, tomando o reino para si próprio".
Wow, melhorou bastante, né?!
Isso é vida meus amigos... Isso é mudança... Isso é um clichê a menos para o mundo!
Agora vamos à explicação!!!
CitarVirou bordão? :¬¬:
Spoiler
Tudo começa no simples, crie um nexo, o centro de tudo.
Após fazer isso, adapte para um estilo mais:
Realista, Belo e NOVO.
Se você fazer isso, podemos mudar tudo!
E criar algo mais amigável de se ouvir, ou fazer o contrário:
"Uma menina foi sequestrada por uma bruxa que quer comê-la com arroz, feijão e rapadura"
CitarA do "arroz, feijão e rapadura" eu nunca ouvi... :facepalm: :facepalm:
Agora modificado! Renovado!
"Na casa de uma velha senhora era possível ouvir-se barulhos perturbadores, que podiam ecoar nas cabeças de quem os ouvisse por tempos e tempos...
Mary, durante uma partida de queimada com suas amigas, deixa a bola cair no terreno da assustadora vizinha.
Quando toma coragem e decide ir, se depara com algo(está manchada, não sei bem o que é isso...)"
A da mancha foi boa, né?!
Haha, mas vamos ao importante:
Entenderam a adaptação?
É simples, um tom de realismo e perturbação!
E isso se aplica bem a vários estilos, e não só nosso terror e horror.
Mas enfim... basicamente isso sobre história.
Lembre-se de colocar o Por que ocorreu, onde ocorreu, quando ocorreu, e qual nosso (do gamer) envolvimento no ocorrido.
Tendo isso em mente, podemos continuar.
[close]
Então... Para o próximo e avante!
CitarNão era assim, Manec...
Enredo

Enquanto a história é o corpo, o enredo é a alma!
Do que adianta uma história fascinante, e um enredo do genêro:
"Eu gosto de você vanessa"
"Oh, não acredito franscisco"
"Acredita, eu juro"
"Você é idiota?"
Assim não dá, minha gente.(Sim, foi ironia)
Primeiro:
O quê é enredo:
Spoiler
O desenrolar da história, basicamente como e em que ordem os fatos ocorrem
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Aprendeu?
Vamos começar então:
História:
"Num longínquo reino, dois ladrões se ajudavam para cumprir com seus objetivos, até que[...]"
Enredo:
"Os dois rapazes, de quatorze anos o primeiro e de dezesseis o segundo, viviam num vilarejo próximo a grande cidade.
Os dois de famílias pobres, necessitavam de roubar para sobreviver, porém um dia[...]"
Entendido?
O enredo muda muito, vamos apresentar os fatos de uma forma ruim:
"Os dois rapazes precisavam roubar para comer, até que[...]"
CitarMeus deus!
Que síntese!
Realmente, deu para perceber a diferença?
Um enredo também não pode ser assim:
"Os dois garotos, Peppe e Ricardo, viviam num reino da Virgília, um país, que nasceu nos anos de 544-562, ambos viviam numa periferia, devido ao fato de que não haviam se adaptado a mudança rural-urbana, após perceberem a necessidade de mudar de vida, Ricardo decide que a única saída seria roubar, escondidos das duas famílias, obviamente.
Os dois garotos, um de quatorze e um de dezesseis, decidem então sair para roubar, então[...]"
Pura encheção de linguiça...
Foi simples de perceber né?
Então...
Vamos à explicação!!!
Spoiler
Num enredo, o importante é levar a sério os mínimos detalhes e apresentá-los de uma forma responsável e dinâmica.
Não podemos apresentar fatos inúteis em momentos importantes.
Como contar que a personagem principal fez xixi nas calças quando estava na 1ª série.
Isso pode ser apresentado por meio de um Easter Egg, que é nada mais nada menos que uma forma de incentivar o jogador à explorar o cenário em busca desses 'ovinhos'.
Já no enredo principal, isso só deve ser apresentado se o problema que o personagem enfrenta se resume a isso.(Mas um jogo assim seria estranho...)
Foi possível entender o que quis dizer?
[close]
Tá quase acabando!  :wow: :wow: :wow: :wow: :wow:
Vamos ao próximo?
Apresentação de Fatos

CitarComo assim, Manec?
Você não acabou de falar disso?
Não, não, falei do enredo, que é apenas a ordem de como os fatos são colocados, mas a apresentação desses fatos é algo diferente!
Ex.:Num jogo de suspense esse processo deve ser lento, prendendo o jogador, já num jogo de corrida por exemplo, esse processo pode ser mais rápido(não tato quanto os carros) pois o foco aqui é a adrenalina, não a história, o mesmo ocorre em jogos de luta por exemplo.
Viu, esse foi mais rápido né?! :wow: :wow: :wow: :wow: :clap: :clap: :o:):


Espero ter ajudado em algo, e se necessitarem de algo, peço que me perguntem, de preferência aqui mesmo, mas se fugir do tema, mande por PM.

Foi isso, abração do Manec, falou e...
Tchau!

Saudações!

Bem interessante o texto...dicas são sempre úteis!

Até mais!
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Visitem também minha idéia de jogo (A Jornada): http://centrorpg.com/index.php?topic=14189.0

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