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A Jornada - Atualizado 20.03.2016 - Pequena Demo do Prelúdio (Roda no Navegador) 17 Respostas | 1685 Visualizações

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Romeo Charlie Lima

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A Jornada



Informações básicas:
Nome do criador: Romeo Charlie Lima
Gênero: Fantasia Medieval
Data de inicialização: Fevereiro/2016
Engine: RPG Maker MV
Equipe: Romeo Charlie Lima

Introdução:
Saudações!

Apresento para apreciação, críticas e sugestões o jogo que estou a criar no RPG Maker MV.
Sem dúvida não tenho material o bastante para considerar um projeto e até mesmo como idéia ela está em um estágio bem inicial. Assim que tiver algo mais do que duas telas iniciais eu começo a colocar atualizaçãoes por aqui.

Esse trabalho tem como alvo dois objetivos: Primeiro (e mais importante), é oferecer um jogo que seja interessante e agradável de jogar, mesmo que possa parecer apenas "mais um". Em segundo lugar, está o desejo de aprender mais e conhecer as capacidades que a engine MV oferece, bem como suas limitações.

Essa questão da capacidade envolve uma escolha que fiz em relação a alguns elementos do jogo (gráficos, sons, músicas, etc). Apesar de existir muita coisa fantástica na internet, como plugins e resources, quero utilizar apenas o que é oferecido pela engine padrão. Ou seja, pretendo utilizar apenas elementos constantes no pacote inicial do jogo, incluindo as DLC que vieram durante pré-venda.

Tudo isso, como falei, tem por objetivo entender melhor a engine e também ser um aprendizado. É meu primeiro projeto e quero fazer o máximo que puder com os elementos básicos do RPG Maker MV

História e personagens:
O cenário escolhido é um de fantasia medieval. Algo bem comum nos mais diversos RPG's, mas isso nunca impediu que novos jogos sejam feitos. Alguns bons e outros nem tanto. Desejo que o meu esteja ao menos na categoria "razoável" :)

O mundo ainda está em criação, nomes e tudo mais. Aqui vem um ponto que, até onde percebo em outras idéias e projetos, o que estou a fazer está bem diferente (diferente, mas obviamente sem a pretensão de achar que é melhor, na verdade, creio que estou a fazer tudo errado rs.)

O que vejo em vários ótimos projetos e idéias são apresentações do mundo e então o criador se focar em objetos cada vez menores como cidades, uma casa, um quarto, etc. Eu não consigo muito bem fazer assim então estou no caminho contrário. Tenho o primeiro local que está o protagonista, um cômodo de um lugar maior. Fiz primeiro o cômodo para então ampliar e pensar como é o local que tem esse cômodo, como é a cidade que tem esse local, como é a região que tem essa cidade, como é o mundo que tem essa região.

Só o tempo nesse projeto irá me mostrar se isso dará certo. Mas estou a divagar... de volta à história!

No jogo você terá em mãos um protagonista que sofre de uma forte amnésia. Sim, clichê, mas tenho o sincero desejo de oferecer algo interessante. Só para adicionar uma cobertura a mais de clichê nesse sorvete de lugar-comum, o protagonista encontra-se preso. Por conta da amnésia, o personagem não se recorda de nada, nem ninguém, nem mesmo por que está preso e por quem. O objetivo principal de colocar essa amnésia é permitir ao jogador se colocar dentro da pele deste personagem que, assim como ele, não conhece o mundo, as pessoas ou seu lugar em tudo isso. E, juntos, farão essa jornada de descobrimento e auto-conhecimento.

Quais serão as escolhas feitas? E, qual será a sua Jornada?

Imagens
Como falei, ainda não tenho imagens interessantes para colocar. Verdade seja dita, tenho apenas três telas até o momento. A tela de apresentação, uma segunda dela de introdução e a terceira tela com a apresentação do protagonista e a situação em que ele está no momento que o jogador passa a ter o controle.

Assim que tiver algo mais a colocar, coloco por aqui.

Vídeos:
Gameplay da demo feita por
Spoiler
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Sistemas e scripts:
Um dos objeitos é aprender e conhecer o que o Maker por si só pode fazer. Não apenas ele como um sistema, mas até mesmo eu como um "desenvolvedor".

Portanto, pelo menos por hora, não pretenho utilizar plugins (a não ser quando aprender a fazê-los), utilizando por hora as possibilidades que o sistema MV oferece.

Conforme conseguir de fato implementar certos sistemas, atualizarei essa parte. Mas, o que posso dizer por hora sobre sistemas são os seguintes:

1. Customização de Personagem: o jogador poderá definir o nome do protagonista, bem como o sexo dele/dela.

2. Escolha de classe: após o prólogo, o protagonista poderá escolher sua classe inicial e, em determinado momento, escolher uma classe de especialização, focada em alguma área. Exemplo: escolher começar como mago e depois para piromante (especialista em magias de fogo).

3. Sistema de Reputação (Local e Grupo): as ações do protagonista poderão alterar a forma como ele é visto, seja em uma localidade ou dentro de certos grupos.

4. Seguidores: Os membros que podem entrar para o grupo do protagonista ficarão disponíveis apenas depois de realizar alguma quest, ou de acordo com a reputaçao do jogador.

5. Sistema de história por escolhas, bem como situações que terão mais de uma forma de resolução pelo protagonista.

Link para Demo (Prelúdio)
Atualizado em 20.03.2016

Preparei um demo bem simples do prelúdio do jogo para feedback.
Espero que gostem e aguardo suas sugestões e críticas.

Segue o link: http://romeocharlielima.wix.com/ajornada
Créditos e Agradecimentos
Por todos aqueles que, de uma forma ou outra, me fizeram conhecer não apenas o Maker, mas o RPG de modo geral.

Por toda a equipe por trás do desenvolvimento do RPG Maker MV.

Por minha namorada, por estar ao meu lado.

A vocês por terem passado por aqui.

Aguardo suas críticas e sugestões!

Obrigado e até mais!
« Última modificação: 25 Mai 2016, 01:34 por Romeo Charlie Lima »
Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYZbBHdVs1zKPJi-epNZB-w

Visitem também minha idéia de jogo (A Jornada): http://centrorpg.com/index.php?topic=14189.0

E...gostaria de ter um review do seu jogo/projeto? Veja como em: http://centrorpg.com/index.php?topic=14491.0

Reiher Allendi

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A Jornada
Resposta 1 Online: 25 Fev 2016, 14:50
Afim de aprender em dupla?

Romeo Charlie Lima

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A Jornada
Resposta 2 Online: 25 Fev 2016, 15:08
Afim de aprender em dupla?

Podemos sim! Vamos trocando idéias, tanto para esse aqui, quanto para o Etheros - "Transcendental Continuum.

Fazemos os jogos, aprendemos e, tudo dando certo, teremos dois jogos para oferecer à comunidade.

Até mais!
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Reiher Allendi

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A Jornada
Resposta 3 Online: 25 Fev 2016, 15:30
"..."
« Última modificação: 25 Fev 2016, 16:31 por Reiher Allendi »

Ahiane

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A Jornada
Resposta 4 Online: 25 Fev 2016, 15:47
Cara, gostei muito da sua proposta :clap:

Me identifiquei com algumas coisas que você disse como, por exemplo, ir aprendendo mais sobre a engine durante o projeto. E gostei do fato de você se propor a apenas usar o que o RPG Maker MV oferece.

Com relação a história, seu início está um pouco clichê sim, mas a partir deste ponto você poderá desenvolver bastante coisa. Por meio dessas escolhas histórias diferentes podem surgir.

Gostei do sistema de reputação. Legal essa ideia do jogador ter que pensar sobre suas ações devido a suas possíveis consequências.

Bem, acompanharei o projeto e estarei esperando por imagens. Boa sorte! :ok:

Romeo Charlie Lima

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A Jornada
Resposta 5 Online: 25 Fev 2016, 21:24
: Muito obrigado pelo feedback! Fico contente!

Estou bem no início mas espero em breve poder ter algo que considere apresentável para colocar aqui.

Que bom que gostou do sistemas e de fato quero conseguir fazer algo que consiga ser capaz de relevar alguns clichês.

Espero não decepcionar e agradeço por desejar sorte!

Mais uma vez, obrigado!

Até mais!
« Última modificação: 26 Fev 2016, 10:15 por Romeo Charlie Lima »
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Romeo Charlie Lima

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A Jornada
Resposta 6 Online: 26 Fev 2016, 10:15
: Vamos combinar sim...trocar umas idéias por PM.

Obrigado pela força!
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Lhu!

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A Jornada
Resposta 7 Online: 26 Fev 2016, 22:16
Eu gostei no que você trabalhou, é estranho e interessante a maneira como o jogador nasce em uma outra pessoa, porque algo o personagem já passou é claro, mas o jogo recria o personagem como se fosse um jovem guerreiro, podendo escolher classes e caminhos a seguir, dando liberdade ao jogador dentro de um enredo, eu gostei muito da ideia.

Eu estou pensando aqui se eu quero entrar nessa (Com a sua permissão é claro.) Qualquer coisa nos falamos por PM.

Romeo Charlie Lima

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A Jornada
Resposta 8 Online: 28 Fev 2016, 08:55
: Muito obrigado pelo feedback! Fico contente em saber que foi algo que te intrigou, mesmo sendo uma base com um ar todo clichê.

Essa semana preciso focar muito nos trabalhos da pós, mas a partir da próxima semana quero focar mais no jogo. E, assim que tiver algo a apresentar, atualizo aqui.

E, mais uma vez, agradeço muito por ter chamado a atenção, até mesmo para fazermos algo juntos. Sou bem cru no Maker MV (até mexi bem um pouco no XP, mas faz tempo).

Obrigado e até breve com novidades! :)
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Romeo Charlie Lima

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Saudações!

Realizando atualização, com link para uma demo bem curtinha do prelúdio do jogo. Apesar da partida ser bem curta, espero que testem mais de uma vez, observando a possibilidade de formas diferentes de resolver os problemas.

E, aguardo suas sugestões e críticas. O feedback será muito importante. É meu primeiro projeto no RPG Maker e também que apresento para alguém.

Colocarei o link aqui também, bem como na mensagem inicial:

http://romeocharlielima.wix.com/ajornada
« Última modificação: 22 Mar 2016, 12:36 por Romeo Charlie Lima »
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Manec

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Algum dia terei uma namorada...
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Ninguém te ama, Manec.
Cala a boca Anonymous!
Mas enfim, achei interessante ser um game para navegador.
Isso ajuda, lembro da época que meu PC n rodava nenhum game baixado...
No mais boa sorte e...
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Algum dia terei uma namorada...
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~Vici

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  • ~Eu te carrego no early p/vc nos carregar no late!
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  • Capacete de FerroPhoenixEbony ArmorNightwalker
OhaiôôÔ,
além de te desejar sorte neste seu projeto
que me deu uma impressão positiva ao vê-lo
~Já estou baixando aqui!
Vim falar que gostei da sua ideia.
Já que o jogador não tem noção de como é o jogo,
por que não aprender com o próprio protagonista?
~Parabéns, cara.
 :XD:

The Stranger

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Bem cara, me parece bem legal, parabéns  :clap:
O negócio é ter foco, não desistir, eu já tive alguns projetos e eu sei como as vezes pode ser bem difícil, as vezes chega uma hora que dá errado e você não vai conseguir consertar de primeira, mas isso é algo normal e pans, só ter foco e atenção que vai de boa.
Boa sorte, parece que vai ser um jogo realmente bem foda, espero que daqui algum tempo eu possa jogar a versão completa.  :blink: :clap:
"Kill the boy, and let the man be born.."

Romeo Charlie Lima

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Também gostei da possibilidade que o MV deu para distribuir o jogo por navegador. E, obrigado pelos votos de sorte!

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Obrigado pelos comentários! A demo é curtinha mas espero que goste!

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Agradeço muito pelo comentário! Estou trabalhando devagar, aprendendo enquanto desenvolvo. Desejo apresentar atualizações do desenvolvimento o quanto antes e que goste do jogo! Fique à vontade para sugestões e críticas!

Mais uma vez, obrigado a todos!

Até mais!
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Phantasmagoric

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 Hehe, acho que você tem me espionado e-e Quando eu conheci o MV, tentei fazer um projeto com o mesmo sistema de decidir o sexo, nome e classe do personagem, e usando apenas o que o MV disponibilizava por padrão, sem plugins. Acabou que eu parei com esse projeto, mas espero que você não pare com o seu! Apesar de parecer simples, essa simplicidade é algo especial, e dá pra fazer algo diferente com ela. Boa sorte!
 E também, achei legal que você faz reviews de outros projetos. Pode esperar que em breve mando o meu para você  :wow:
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"O desespero, o ódio, as perdas...isso é que faz do mundo lindo!"


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