O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Problema na criação de um evento com varias paginas.

Iniciado por AlleexMartins, 12/07/2016 às 14:50

12/07/2016 às 14:50 Última edição: 14/07/2016 às 08:10 por King Gerar
Hã, oi, eu sou novo tanto aqui como no RPG MAKER MV. Eu ja tinha ele a um tempo no PC, e recentemente comecei a usa-lo, no meio do jogo em que eu estava desenvolvendo, acabou surgindo um problema.

Após conversar com uma senhora, o player teria 3 opções.

"Consolar"
"Perguntar sobre classes"
"Deixar para lá"

No caso, quando o Player faz o Procedimento

Consolar > Perguntar sobre classes.

Após "Perguntar sobre classes" ele deveria ir para pagina D, como mostra na imagem. Mas ele continua na mesma pagina, sendo que o interruptor sempre ativa, mas nunca causa nenhuma mudança.

O que eu devo fazer? Espero que tenha explicado direito :s

Abaixo todos os interruptores das paginas que são ativados.

Spoiler

Organizado pela moderação. Favor, evitar flood.
[close]

Mude o comando "disparar" de "botão de ação" para "início automático" ou algo do tipo, na página que os botões forem ativados.  :ok:

@Speed> Olha eu não mecho com MV nem sei como ele funciona, mas posso optar por: Suas páginas elas começam do "D" para o "A" Isso pode dar ruim né? (Tipo no VX/ACE dá nenhum problema, mas vai saber né.)

Outra solução que eu dou em vez de fazer uma "Switch Local" faz por "Switchs" sakou? se não me avisa que tento explicar melhor...

@AlleexMartins> Se o Evento começar no automático meio que não vai bugar? Eu acho que se o evento das páginas não "termina" ele meio que vai entrar em "loop".

Espero ter ajudar.  :ok:

~Le abraços
-Amadeudeath

13/07/2016 às 03:06 #3 Última edição: 13/07/2016 às 03:08 por MayLeone
O problema não é pela ordem das páginas (começar da switch D e ir pra a A) mesmo porque eu fiz um teste aqui na mesma ordem que você (D, B, C, A) e tudo funcionou normalmente, acho que isso não influencia em nada.
O que está estranho é que de fato você aparentemente não fez nada de errado, o comando de ativação da switch está lá assim como sua respectiva página, não entendo o que pode estar de errado, talvez algum outro evento no mapa esteja influenciando esse bug (o que eu acho bem difícil), ou algum script que você esteja usando não permite a ativação da última switch local, no caso a D (já vi isso ocorrer) mas não sei bem... Todas as outras páginas se ativam normalmente e apenas essa está com problema?
Pode printar o início da página que contém a switch local D? Talvez o erro esteja aí também, alguma condição que não foi cumprida que implicaria na ativação dos comandos dessa página, maybe.  :será:

Citação de: amadeudeath online 13/07/2016 às 00:24
Outra solução que eu dou em vez de fazer uma "Switch Local" faz por "Switchs" sakou? se não me avisa que tento explicar melhor...
Nesse caso o mais correto está em realmente utilizar as locais, mas creio que se o bug continuar e não tiver razões aparentes para tal (o que eu acho que já é o caso), melhor mesmo gastar algumas switchs globais pro comando poder ser ativado sem problemas...

Uma dúvida, quando você ativa um switch local, você desativa os outros?
Ex: Página A: Ativou o B.
Ex: Página B: Ativou o C e desativou o B.

Não desativar os switchs pode impedir que novas páginas sejam executadas.

A não ser que você realmente precise de varios switchs locais ativos ao mesmo tempo, desative os anteriores antes de ativar o próximo.
Writing codes. Writing novels. Writing... Fates.

13/07/2016 às 13:56 #5 Última edição: 13/07/2016 às 14:04 por AlleexMartins
Opa, desculpe a demora, estive fazendo provas hoje e cheguei agora. Segue o print da pagina que contem o Switch D.

E não há nenhum outro evento que possa estar atrapalhando , ja que todos os outros eventos só são ativados por Switch Globais.

Edit1: Separei o evento, pus em um novo mapa apenas com ele, e o erro continua.

Edit2: Não estou usando nenhum script ja que não sei usar muito, tenho apenas um plugin ativado que seria o da gold hud.

[Anexo excluído pelo administrador]

Citação de: Conspiracy online 13/07/2016 às 13:38
Uma dúvida, quando você ativa um switch local, você desativa os outros?
Ex: Página A: Ativou o B.
Ex: Página B: Ativou o C e desativou o B.

Não desativar os switchs pode impedir que novas páginas sejam executadas.

A não ser que você realmente precise de varios switchs locais ativos ao mesmo tempo, desative os anteriores antes de ativar o próximo.

Acho que desativa, não manjo muito dessas coisas... Ainda.

13/07/2016 às 16:48 #7 Última edição: 13/07/2016 às 16:52 por ManecBR3
Você pode usar um sistema de variávei para cada reação. Pelo que entendi é isso que você quer fazer. A cada reação você coloca uma variável e manda pra pág 2. Na pág 2 usa condições com base nas variáveis. Se não entendeu eu explico melhor.
Outra coisa que pode estar ocorrendo é que a página seguinte não está como processo paralelo, o que faria com que ela não se ativasse automaticamente.

Citação de: MayLeone online 13/07/2016 às 03:06
O problema não é pela ordem das páginas (começar da switch D e ir pra a A) mesmo porque eu fiz um teste aqui na mesma ordem que você (D, B, C, A) e tudo funcionou normalmente, acho que isso não influencia em nada.
O que está estranho é que de fato você aparentemente não fez nada de errado, o comando de ativação da switch está lá assim como sua respectiva página, não entendo o que pode estar de errado, talvez algum outro evento no mapa esteja influenciando esse bug (o que eu acho bem difícil), ou algum script que você esteja usando não permite a ativação da última switch local, no caso a D (já vi isso ocorrer) mas não sei bem... Todas as outras páginas se ativam normalmente e apenas essa está com problema?
Pode printar o início da página que contém a switch local D? Talvez o erro esteja aí também, alguma condição que não foi cumprida que implicaria na ativação dos comandos dessa página, maybe.  :será:

Nesse caso o mais correto está em realmente utilizar as locais, mas creio que se o bug continuar e não tiver razões aparentes para tal (o que eu acho que já é o caso), melhor mesmo gastar algumas switchs globais pro comando poder ser ativado sem problemas...
Não creio  :'0': Você aqui? Não pode ser, é você mesmo? Sou teu fã ♥ Você que me ensinou a postar imagens rsrs

Citação de: ManecBR3 online 13/07/2016 às 16:48
Você pode usar um sistema de variávei para cada reação. Pelo que entendi é isso que você quer fazer. A cada reação você coloca uma variável e manda pra pág 2. Na pág 2 usa condições com base nas variáveis. Se não entendeu eu explico melhor.
Outra coisa que pode estar ocorrendo é que a página seguinte não está como processo paralelo, o que faria com que ela não se ativasse automaticamente.

Citação de: MayLeone online 13/07/2016 às 03:06

Não creio  :'0': Você aqui? Não pode ser, é você mesmo? Sou teu fã ♥ Você que me ensinou a postar imagens rsrs

Eu não entendi :/ Desculpa mesmo ;-;

Tudo bem, é normal. Vou explicar melhor:
Em cada opção(consolar[...]) coloque um número diferente de variável. Exemplo:

Primeira opção: 1
Segunda: 2
Terceira: 3

E logo abaixo da variável coloque Controle de switch local A on.
Depois crie uma nova página e coloque para que ela inicie com a Switch local A.
Lá coloque condição: Variável X(a que você escolher) igual à 1 e coloque a primeira reação dentro.
Em exceção coloque condição: Variável X igual á 2 e coloque a segunda reação
Novamente na exceção(da segunda reação) coloque condição: Variável X igual à 3 e a terceira reação.

Ainda está confuso?

Depois coloque abaixo de cada uma das reações: Switch local B on, crie uma nova página e coloque para que ela se inicie com a switch local B. E nela coloque alguma fala da senhora, como que se a conversa estivesse terminada.

13/07/2016 às 18:15 #10 Última edição: 13/07/2016 às 18:30 por Speed
 Vou explicar melhor o que eu quis dizer na primeira resposta.
Assim que o "Interruptor D" é ligado, ele não acontece automaticamente por conta do botão "disparar". Não uso o MV mas provavelmente é assim que deve funcionar como em todos os makers, é necessário colocar "início automático", se não voce irá ter que pressionar de novo o botão de ação para que o evento aconteça.

Spoiler
[close]

13/07/2016 às 19:02 #11 Última edição: 13/07/2016 às 19:23 por AlleexMartins
Citação de: ManecBR3 online 13/07/2016 às 17:57
Tudo bem, é normal. Vou explicar melhor:
Em cada opção(consolar[...]) coloque um número diferente de variável. Exemplo:

Primeira opção: 1
Segunda: 2
Terceira: 3

E logo abaixo da variável coloque Controle de switch local A on.
Depois crie uma nova página e coloque para que ela inicie com a Switch local A.
Lá coloque condição: Variável X(a que você escolher) igual à 1 e coloque a primeira reação dentro.
Em exceção coloque condição: Variável X igual á 2 e coloque a segunda reação
Novamente na exceção(da segunda reação) coloque condição: Variável X igual à 3 e a terceira reação.

Ainda está confuso?

Depois coloque abaixo de cada uma das reações: Switch local B on, crie uma nova página e coloque para que ela se inicie com a switch local B. E nela coloque alguma fala da senhora, como que se a conversa estivesse terminada.

Deu certo, muito obrigado mesmo, agora tirando uma duvida rapidim :s Quando eu vo por pra encenar uma batalha  Na aba "Tropas " Não aparece as armas que eu fiz na aba " Armas ". Lembro-me de ter que fazer algo pra aparecer, mas não sei o que é, poderia me ajudar só mais uma vez?

Citação de: Speed online 13/07/2016 às 18:15
Vou explicar melhor o que eu quis dizer na primeira resposta.
Assim que o "Interruptor D" é ligado, ele não acontece automaticamente por conta do botão "disparar". Não uso o MV mas provavelmente é assim que deve funcionar como em todos os makers, é necessário colocar "início automático", se não voce irá ter que pressionar de novo o botão de ação para que o evento aconteça.

Spoiler
[close]

Obrigado por ter tentando me ajudar, acabo que o jeito do Manec deu certo, obrigado mesmo <3