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Fazendo loops em OGG Vorbis

Iniciado por Sotelie, 03/09/2016 às 15:13

03/09/2016 às 15:13 Última edição: 03/09/2016 às 15:20 por Alisson

[box2 class=black title=■ Introdução]
Eu tinha dito que faria esse tutorial antes de ter ficado sem internet, infelizmente não pude fazer a tempo, mas cá estou eu com o tutorial em mãos.
Certamente você já parou pra pensar o quão chato é você escutar uma BGM e ter que ouvir a introdução de novo, sendo que nos jogos praticamente todas as background musics possuem seus devidos loops.
No RTP das engines Makers você deve ter visto que todas as músicas possuem um loop infinito após reproduzirem a introdução.
Isso leva a pensar que é necessário algo complexo na música para que ela tenha um loop, mas é seguro afirmar que nem é tão complexo assim.
Para este tutorial eu estarei lhes ensinando a fazer loops usando o formato OGG Vorbis, que, além de ser o formato ideal para a reprodução de áudio manipulável, é o melhor formato para você manipular depois de Flac.
Vale notar também que o formato OGG é um formato que preserva grande qualidade sonora enquanto o tamanho do arquivo não é tão grande.
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[box2 class=black title=■ Requisitos]
Para fazer nosso loop nós vamos precisar de x coisas:

  • Uma versão do RPG Maker mais atual. Sendo elas RPG Maker VxAce ou MV.
  • Uma música para criarmos nosso loop. Tenha certeza de que a música possui ao menos um ponto de loop (um ponto que você possa usar para repetir, geralmente são aquelas músicas que rapidamente reproduzem uma parte da introdução antes de finalizarem).
    A música não precisa ser em formato OGG.
  • Audacity. O programa é gratuito, e a praticidade de uso torna o processo de criação de loops bem versátil.
    Você pode usar outros programas que editem Tags customizadas na música, porém eu recomendo o uso do Audacity para esse processo pois é bem difícil você definir a posição do loop sem um apoio.
  • Concentração. É importantíssimo você ouvir a música com muito cuidado na hora de configurar o loop, então concentração é algo fundamental.
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[box2 class=black title=■ Vamos Pôr a Mão na Massa]
Pegue a música que você deseja criar um loop e abra com o Audacity.
Desde já eu recomendo que você se familiarize um pouco com a interface do Audacity.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/VxJc55l.png[/hs]

Ao clicar em algum lugar na música e arrastar para um dos lados, você será capaz de selecionar uma área de reprodução.
Nós usaremos isso para identificar o loop.
Clique na área que será o início do loop e arraste até onde você acha que será o fim do loop. Não precisa ser 100% preciso, nós ajustaremos o loop depois.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/LCLU4Oh.png[/hs]

Note que se você colocar o mouse perto do começo e fim da seleção, você pode reajustar a posição da seleção.

Agora você provavelmente deve ter notado o não tão pequeno botão verde de play no canto superior esquerdo da interface, certo?
Se você segurar SHIFT e clicar nesse botão, ele irá reproduzir apenas a área selecionada ao invés de toda a música.
Isso é muito útil para você testar se o loop está saindo certo ou não.
Se você quiser reproduzir o loop em uma área específica da seleção, basta clicar segurando SHIFT na área de Quick Play (a barrinha com uns números e umas setinhas verdes), como podemos ver abaixo:
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/kqKJjbo.png[/hs]

Ao clicar ali segurando SHIFT, ele irá automaticamente reproduzir a música em modo loop exatamente onde você clicou. Isso serve para você reproduzir logo no fim da música ao invés de esperar ela tocar para saber se o loop está certo, pois isso não é muito efetivo para o que iremos fazer agora.

Na parte inferior da interface você deve estar vendo alguns números constituídos de exatamente 9 dígitos, cada.
Esses números definem a posição em que a seleção começa e termina. Nós usaremos esses números para formar nosso loop.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/mM86ElT.png[/hs]

Primeiramente clique na seta que tem em cada um deles (não importa qual, basta clicar em um que serve para todos), após isso você irá ver uma lista de coisas que você não deve fazer ideia, ou se faz, isso facilita as coisas.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/BxQmAl8.png[/hs]

Nessa seleção, deixe em exatamente "hh:mm:ss + CDDA frames (75 fps)". O que isso quer dizer?
Quer dizer que ele irá exibir o valor da posição em hora, minuto, segundos e 75 frames, que geralmente são os frames necessários para a maioria das músicas com muitos detalhes.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/Xsk21lr.png[/hs]

Depois de "Selection Start" haverão duas opções, "End" e "Length". Deixe o "End" marcado por enquanto.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/LQ1LLM5.png[/hs]

Beleza, já configuramos o necessário para que possamos trabalhar no nosso loop. O que você precisa fazer agora é selecionar exatamente onde o loop deve começar, e onde o loop deve terminar.
Para fazer isso, você irá precisar se concentrar para selecionar exatamente a parte do loop.
Use e abuse do Shift + Click para reproduzir o loop e ouça com cuidado.
Você também pode modificar os valores de minutos e frames para que eles lhe ajudem a encontrar o ponto perfeito do loop.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/5W1UxRH.png[/hs]
No meu caso eu já encontrei o loop.

Digamos que você tenha conseguido encontrar o ponto perfeito para fazer o loop em sua música e só falta mesmo prosseguir.
Lembra das opções na parte inferior onde há "End" e "Length"? Agora deixe a opção "Length" marcada ao invés de "End".
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/1ESUJKM.png[/hs]

Lembra onde você modificou para "hh:mm:ss + CDDA frames (75 fps)"? Clique lá de novo e, dessa vez, selecione "samples".
Esses valores serão importantíssimos para o que faremos agora. Não mexa neles.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/EPPGF8W.png[/hs]
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[box2 class=black title=■ Fazendo o Loop]
Agora que fizemos o processo de encontrar e definir o loop, vá em "File>Export Audio". Selecione o diretório onde deseja salvar a sua música e escolha o formato "OGG Vorbis Files". Clique em Salvar.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/uN3iIgR.png[/hs]

Agora irá aparecer uma janela com o título "Edit Metadata". Essa janela deverá possuir diversas informações sobre as tags da sua música, se ela tiver, é claro.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/SFthwue.png[/hs]

De qualquer modo, clique em "Add" até que existam duas caixinhas vazias.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/MjMqJoX.png[/hs]

Na primeira fileira, na caixinha menor, digite "LOOPSTART", sem aspas. Não me lembro se precisa ser maiúsculo, mas nunca tentei e nem me importei muito com isso :c
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/ayEOGZr.png[/hs]

Agora depois de LOOPSTART, na caixinha ao lado dela (a maior), você deve inserir os valores de "Selection Start".
Não inclua os primeiros zeros de forma alguma. Se o valor for "002, 004, 472", você deverá inserir "2004472", entendeu?
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/cg4lwWj.png[/hs]

Na segunda fileira, na caixinha menor, digite "LOOPLENGTH", sem aspas.
Agora depois de LOOPLENGTH, na caixinha ao lado dela (a maior), você deve inserir os valores de "Length".
Da mesma forma que o Selection Start, você não deve inserir os primeiros zeros. Se for "001, 814, 003", você deve inserir "1814003".
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/f6ZCajo.png[/hs]

Após isso, clique em "OK" e ele irá exportar a música com seu Loop.
Para testar sua música, coloque ela em algum projeto de RPG Maker, vá no teste de áudio e reproduza a música.
Se a música repetir exatamente onde você quis, você fez tudo certo. Se ela não repetir, você provavelmente digitou algo errado.

No meu caso, tive problemas na minha primeira música pois eu tinha digitado LOOPLENGHT ao invés de LOOPLENGTH.
Fiquei a noite toda só para perceber esse erro infortúnio, apesar de eu saber pronunciar corretamente, é fácil se confundir.
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[box2 class=black title=■ Finalizando]
É isso aí, pessoal. Espero que esta informação possa solucionar algumas dúvidas sobre como se faz um loop usando OGG.
Eu pessoalmente prefiro o formato OGG pois ele é mais manipulável, não sei e nem garanto que este método vá funcionar para outros formatos como FLAC, que é praticamente o formato com mais qualidade.

Lembrando que o RPG Maker MV suporta apenas OGG e M4A. Se você for exportar seu jogo para outras plataformas, você deve conter uma cópia da música em M4A, caso contrário ele não irá funcionar.

O Ace suporta outras músicas além de OGG e WAV, porém elas muitas das vezes não irão reproduzir e são inviáveis demais caso você queira trabalhar com elas, como MP3.
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03/09/2016 às 17:20 #1 Última edição: 03/09/2016 às 17:21 por Neko Tenshi
Muito bom, estava me perguntando qual era a bruxaria das músicas em loop dos RPG, valeu Alisson, me ajudou muito!
Veja meu projeto em andamento (24/7/2016):


Apoio:

É realmente algo que acho importante saber, é bem frustrante você estar em uma batalha tensa e a música parar no meio dela ;-;

Alisson e suas gambiarras que ajudam muitas pessoas inclusive eu
Obrigado por dispor mais um de seus tutoriais, sensei Alisson!

Gambiarra is life~
Pois é, tinham me pedido pra ensinar isso, mas infelizmente não pude postar a tempo :c me perdoem.

Boa aula. Tudo explicado bem detalhadinho. Ótimo conteudo Alisson.


Tava preocupado. Eu geralmente gosto de explicar essas coisas em vídeo, mas bom saber que está entendível :D

Nice Alisson, mito mitologico.

08/09/2018 às 20:56 #8 Última edição: 08/09/2018 às 21:09 por Corvo
Eu estou querendo fazer o que você fez, mas para RPG Maker 2003.
Eu primeiro salvei como OGG. Depois eu abri o arquivo no Audacity e salvei em WAV.
Abri no Rm2k3 e não funcionou.
Poderia me ajudar?

Se o loop é feito em OGG é porque só vai funcionar em OGG, não adianta converter para WAV depois, fazer isso só vai fazer o loop desaparecer. E, no outro tópico, Zaggo já havia dito que versões mais antigas do RM não sabem interpretar loop de arquivos OGG.


Ah é? E o que explicar então dos midis que ouvi tendo loop infinito como se tivesse vindo de um jogo oficial? Talvez o Audacity não seja o programa certo para fazer loops com mídis.

É, é sim.  MIDI é um tipo de arquivo totalmente diferente de OGG, WAV, MP3 ou qualquer outro. E pra MIDI, sim, acredito que todos RMs (exceto o MV, nele eu não tenho certeza) tenham suporte a leitura do loop. Mas aí estamos falando de MIDI e não de OGG, são coisas totalmente diferentes.

Sugiro que utilize o Anvil Studio para manusear arquivos MIDIs, um programa bem simples e bastante funcional para este fim. Já pesquisou?


Eu tenho o Anvil Studio. Mas não sei se ele faz loop infinito. Por isso que eu estou perguntando.

Então agora você sabe, tem vários tutoriais no link que postei logo acima. Vai lá, leia com atenção e carinho e faça os loops que tanto deseja.


Obrigado pelo link que passou. Consegui fazer o loop. Isso vai ajudar muito no projeto que estou fazendo.