O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Outline

Iniciado por B.loder, 13/09/2017 às 10:57



Outline



[box2 class=titlebg title=Titulo]A maioria aqui nunca deve ter ouvido falar do termo Outline, o que faz todo o sentido, afinal esse é um fórum de criadores de jogos, não de escritores vagabundos que ficam discutindo na internet para ver que tem a máquina de escrever mais velha em casa. Porém, vez ou outra, esse grupo apresenta alguns indivíduos com um interesse particular pela escrita, alguns dos quais eu testemunhei se tornarem bons escritores, então decidi por explicar um conceito interessante da escrita criativa que pode ser útil também na produção de vossos jogos. Então vamos lá:

Outline é similar ao GDD, que eu já tratei em uma matéria aqui no fórum, no sentido em que ambos existem para nortear a produção do conteúdo. No GDD você cria de forma abstrata todos os conceitos de um jogo, na outline você organiza, de forma similar, o conceito de sua obra literária, ou de seu livro - ou ainda, claro, da história que ocorrerá em seu jogo. A palavra "outline" em si se refere às "linhas exteriores que guiam a história". O tema explicado, sigamos em frente:

Muita gente vê um problema grande com a criação de uma Outline: uma vez que eles tenham criado esse projeto para a história, eles sentem que a história já foi contada, por isso preferem se manter no processo clássico de criação - uma página de cada vez. Eu mesmo me identifico, em parte, com esse problema, então quero deixar claro que existem formas diferentes de criar outlines. Então vamos repassar esses modos:[/box2]




[box2 class=titlebg title=Personagens]
O primeiro aspecto de toda outline deve ser a definição dos personagens. Você pode colocar toda a informação que quiser aqui, para guiar a produção de sua história. Aqui vai um modelo simples que contém o necessário, mas alguns autores acham gratificante e vantajoso adicionar outros detalhes, como estilo musical favorito, desafetos e quaisquer outras coisas que, pouco a pouco, formam a personalidade de alguém. Como eu utilizo de outlines razoavelmente "soltas", acabo usando algo nesse estilo.

Spoiler
Nome:
Aparência:
Personalidade:
Objetivo:
Falha:

[close]

Um adendo, a falha. Isso não é algo necessário, mas algo tão gratificante que acabou se tornando a regra para a maioria das histórias. O ideal é que seu personagem cresça como pessoa no correr da sua história, para tanto nós colocamos aqui a falha, algum aspecto sobre essa pessoa que necessariamente irá mudar através de algum acontecimento da história, ou no decorrer de todo o roteiro. Um personagem que aprende a confiar, alguém que supera o próprio medo para salvar amigos, alguém que deixa de lado o senso de honra em prol do bem maior. Todos esses acontecimentos são um crescimento interno para o personagem, de forma que suas falhas eram a falta de confiança, medo e obrigação com a honra, nesta ordem. Como dito, a falha não é algo necessário, mas algo que melhora a qualidade de uma história significativamente.[/box2]




[box2 class=titlebg title=Capítulos]Essa é a área principal da sua Outline. Vou apresentar a forma com que eu trabalho, então vocês podem entender o funcionamento do sistema. A maioria das histórias modernas é dividida em três atos, então é sempre bom você trabalhar com o conceito de Início/Meio/Fim. Pegue os acontecimentos da história e comece a organizar. Um modelo mais básico de outline seria, acredito eu, definir um evento importante que indica o início da história, alguns para o meio e o grande acontecimento final. Algo mais comum seria organizar todos os grandes eventos por capítulo. Você organiza o que precisa acontecer em cada capítulo e começa a escrever, com apenas isso em mente, permitindo que aqueles que não se dão muito bem com amarras consigam explorar a própria história com mais liberdade. O próximo passo seria definir os subplots e arcos de personagem nesses capítulos de uma forma organizada.

Seu personagem precisa aprender a superar o próprio medo? Então por que não colocar ele em risco no segundo capítulo justamente por ser medroso? Salvo pelo amigo, agora ele pode se odiar por ser medroso, assim quando o quinto capítulo chegar ele já vai estar preparado para sofrer as mudanças que precisa e mostrar um pouco mais de coragem. Sabe aquele romance secundário para sua história? Por que não colocar eles para acabarem perdidos num bairro estranho no terceiro capítulo? No quarto capitulo ele teria um motivo para chamar ela para sair, no sexto quem sabe já não estão se beijando?

É mais ou menos essa a lógica que você precisa usar quando vai criar uma outline completa - com todos os grandes acontecimentos. No geral, não há muito mais o que se dizer. O conceito está apresentado, agora só cabe a vocês tentar criar seus projetos com esse método de organização ou não.

Por fim quero mencionar duas coisas:
1. Você não precisa usar uma outline. Escreva da forma que funciona melhor para você.
2. Você pode sempre alterar a outline enquanto escrevendo, ela é um guia, não uma prisão.[/box2]
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

13/09/2017 às 14:13 #1 Última edição: 13/09/2017 às 14:21 por Corvo
Excelente texto, [user]B.loder[/user]! Quando edito algum GDD sempre uso a outline para o roteiro. Digo, não muito diferente do padrão para um documento do tipo, apenas mais aberto, como um roteiro de cinema / teatro. Há pouco tempo eu ainda não escrevia nada sobre os personagens. Só fui perceber o quanto isso ajuda quando testei - podem me chamar de burro. Enfim, obrigado pelo texto. o/

Mas que fique bem claro que minha Remington 12 portátil de fonte horrível ainda funciona.  :fifufi:
[close]

Acho que uma das vantagens da outline é que, tendo um guia, fica mais fácil evitar aquelas horas na frente do computador sem conseguir pensar no que acontece a seguir. Valeu por gostar o/
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death