O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Criando seu Menu Personalizado

Iniciado por 1fusinato, 28/01/2013 às 08:04

Criando seu Menu Personalizado

[info]Criado por:OJady
Nível:Médio
Programas:RMXP,e um editor
de imagens bem simples![/info][box class=catbg3]
  • Introdução[/box]
    Bem galera, o negócio é o seguinte, já vi muitas pessoas querendo fazer menus legais elas mesmas, e o melhor jeito e por esse método bem simples que eu desenvolvi, very customizável, e simples de fazer, bem vamos lá!

    [box class=catbg3]
  • Primeiro Passo:[/box]
    Primeiramente arrume o script de pular o menu de título, aqui!
    Crie o projeto claro, e use esses bloqueios são bem simples e vão te ajudar a enxergar oque se passa no mapa!
    Crie e vai ficar uma coisa linda de Deus!

    Ajeite eles para depois não lhe dar dor de cabeça!Pronto agora o segundo passo.

    [box class=catbg3]
  • Segundo Passo:[/box]
    Bem agora e arrumar as imagens, na verdade eu tenho um método melhor aliás muito melhor!Crie 5 arquivos com o tamanho 640x480, e crie 5 imagens desse tamanho.Eu fiz algumas como eu sou um design péssimo faça você mesmo as suas por que aliás você é quem manda!
    Fundo
    Título
    Novo Jogo
    Continuar
    Sair
    Importe elas para a pasta das pictures, bem agora para o terceiro passo.

    [box class=catbg3]
  • Terceiro passo:[/box]
    Agora vamos falar de programação que vai ser usada na verdade ela e muito simples!
    crie 3 eventos aliadamente que nem eu fiz nessa imagem!LEMBRE-SE DE DESABILITAR O MENU!

    Se quiser fazer um efeito de névoa bonito faça com essas configurações:
    Spoiler
    [close]
    Bem agora é o seguinte crie um evento que ficará no canto da tela ele vai fazer as imagens aparecerem, ele tem que está no modo Processo Paralelo,lembre-se que quando usar as imagens desse tamanho você não poderá alargar imagens, agora insira no eventos o seguinte:
    Mostrar imagem01>Selecione a imagem do fundo como a primeira
    Espere 20 Frames
    Mostrar imagem02>Selecione a imagem do "Título"
    Mostrar imagem03>Selecione a imagem do Novo jogo>Opacidade:000
    Mostrar imagem04>Selecione a imagem do Continue>Opacidade:000
    Mostrar imagem05>Selecione a imagem do Sair>Opacidade:000
    Espere 20 Frames
    Mover imagem02>Esperar 10 frames>Opacidade:255
    Mover imagem03>Esperar 10 frames>Opacidade:255
    Mover imagem04>Esperar 10 frames>Opacidade:255
    Mover imagem05>Esperar 10 frames>Opacidade:255
    Agora Mover evento>X:0 e Y:-1
    Ligue a Swchith Local A, e crie outra página ligando ela.
    Faça isso, na verdade pode parecer meio confuso mas se não entender direito baixe a demo no final do tutorial!

    [box class=catbg3]
  • Quarto passo:[/box]
    Esse é a configuração dos eventos eles devem ficar assim todos os três:
    Na verdade será um pouco difícil de ser explicar crie 3 Swchiths, elas realmente vão ser precisas, depois de criar as 3 Swchiths, vá até os eventos alinhados e crie 1 página a mais nesses três eventos com a swchiths  a determinada se for o lugar do Novo Jogo a segunda página deve ter a swchith deve ter sua, e a primeira página deve sem está ao tocar o evento, essa função isso é importante!Olhe isso sempre é meio confuse então tirei print dos 3 eventos de como deve ficar:
    Novo Jogo:
    Bem na verdade todos os 3 eventos vão ter configurações diferentes, mas são quase todos arrumados da mesma maneira preste atenção como ficara este eventos, na segunda página deste evento ele deve deletar algumas imagens bem olhe como ficou a configuração:
    Página 1:
    Spoiler
    [close]
    Página 2:
    Spoiler
    [close]
    Continuar:
    Essa ela vai ter que ter um comando de script em sua segunda página este comando é este:
    Chamar script: $scene = Scene_Load.new
    Página 1:
    Spoiler
    [close]
    Página 2:
    Spoiler
    [close]
    Sair
    Bem de novo, você vai ter que chamar script que agora ele irá sair do jogo:
    Chamar script: $scene = nil
    Página 1:
    Spoiler
    [close]
    Página 2:
    Spoiler
    [close]
    Bem agora como ficou o comando paralelo para chamar as imagens:
    Página 1:
    Spoiler
    [close]
    Página 2:
    Spoiler
    [close]
    [box class=catbg3]
  • Resultado Final[/box]
    [box class=catbg3]
  • Brinde:[/box]

    Use ele, no começo do processo paralelo como imagem10 para não atrapalhar!
    [box class=catbg3]
  • Download:[/box]
    [box class=catbg3]
  • Créditos e Agradecimentos[/box]
    Jady, por criar o tutorial.
    MakerOusado, por postá-lo aqui.
    -Obs: Qualquer dúvida em relação ao tutorial, poste um comentário abaixo e terei o prazer de tantar lhe ajudar!

ótimo cara, obrigado por ter me dado os créditos, valew, e vejo que meus tutoriais estão fazendo efeito, obrigadão por ter publicado em outra comunidade e por ter me dado créditos!
Olá, Centro RPG MAKER! ^^

Citação de: GustavoGk online 02/02/2013 às 15:48
ótimo cara, obrigado por ter me dado os créditos, valew, e vejo que meus tutoriais estão fazendo efeito, obrigadão por ter publicado em outra comunidade e por ter me dado créditos!
Opa, de nada cara. Gostei muito do seu tutorial, e como não vi um parecido por aqui, resolvi postar! ^^

Ótimo tutorial, vou tentar fazer aqui e depois edito.

Super recomendado. Os tutoriais do Jady são excelentes! Muito bem detalhados e cumprem suas funções.

-Abraços

@/