O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Modelagens aleatórias no Blender

Iniciado por MayLeone, 24/03/2018 às 11:06

Saudações! Recentemente (muito recentemente, inclusive) comecei a estudar modelagem 3D no blender (e também estou dando uma olhada em texturização).Como consequência destes estudos acabei por modelar alguns objetos simples e gostaria de compartilhá-los com vocês.

Tudo começou com o estudo da técnica de UV mapping para texturizar objetos, e nada como um cubo mágico para treinar esta técnica (lembrando que aqui não há modelagem a se avaliar, mesmo porque é um cubo apenas, mas sim a aplicação da textura):
Spoiler
[close]

Depois eu comecei a treinar a modelagem de fato com objetos simples de início, começando por esta humilde cadeira de madeira:
Spoiler
[close]

Desconsiderando algumas outras tentativas com modelagem de outros objetos que ficaram (em minha opinião) não tão bons, resolvi fazer uma casinha simples, num estilo mais lúdico, sem muitos detalhes e texturização:

Spoiler
[close]

Por fim, o trabalho mais recente que tenho seria esta caneca (que me deu um pouco mais de trabalho, principalmente no formato da asa):

Spoiler
[close]

E é isso, estarei continuando a estudar o blender e as técnicas de modelagem, e conforme eu vá criando novos objetos ou texturas, irei postar por aqui para mostrar a vocês.  :XD:

Poxa, estão muito bons. Imagino o sofrimento que foi para fazer as bordas redondinhas da asa da caneca. Essa casinha com texturas ia ficar uma beleza haha, adoro esse estilo. Modelos excelentes. o/

Essa semana apareceu muita gente falando sobre modelagem com o Blender. Até cursos foram divulgados por aí. Tem algo acontecendo e não estou sabendo?

Também gostei da casinha, acho que a partir dela já pode se pensar em modelar objetos para uso futuro. Os demais são bem simples, mesmo a caneca que possui complicações nas curvas, deve ser o objeto mais modelado do mundo, então vou guardar o olhar mais crítico pros trabalhos que ficarei esperando aparecerem por aqui. E endosso a ideia de continuar tentando, acho que nessas coisas só a prática mesmo vai masterizar a habilidade.

Citação de: Corvo online 24/03/2018 às 11:17
Poxa, estão muito bons. Imagino o sofrimento que foi para fazer as bordas redondinhas da asa da caneca. Essa casinha com texturas ia ficar uma beleza haha, adoro esse estilo. Modelos excelentes. o/

Essa semana apareceu muita gente falando sobre modelagem com o Blender. Até cursos foram divulgados por aí. Tem algo acontecendo e não estou sabendo?

Foi meio difícil sim, mas para os iniciantes tudo é mais difícil.  :XD:
Obrigada pelo comentário, é gratificante saber que o esforço e os estudos estão resultando nessa evolução a ponto de gostarem desses trabalhinhos.
E não, até onde eu sei não está tendo nada rolando sobre o Blender, acho que foi coincidência mesmo!

Citação de: King Gerar online 24/03/2018 às 11:56
Também gostei da casinha, acho que a partir dela já pode se pensar em modelar objetos para uso futuro. Os demais são bem simples, mesmo a caneca que possui complicações nas curvas, deve ser o objeto mais modelado do mundo, então vou guardar o olhar mais crítico pros trabalhos que ficarei esperando aparecerem por aqui. E endosso a ideia de continuar tentando, acho que nessas coisas só a prática mesmo vai masterizar a habilidade.
Sim, sim esses objetos devem ser os mais modelados mesmo (não é atoa que eu segui tutoriais para fazê-los) realmente só a casinha que eu fiz sem tutoriais, mas conforme eu vá evoluindo irei postando por aqui, principalmente objetos mais complexos.
Agradeço o feed, King!

Hoje resolvi estudar mais a técnica de UV mapping usando mais de uma textura e fiz uma latinha de Coca-Cola!  :lol:

No blender:
Spoiler
[close]

Renderizado:
Spoiler
[close]

Material para o UV mapping:
Spoiler

[close]

De mil novecentos e bolinha, essa lata, né!? Mas acho que ficou boa, talvez as extremidades com o diâmetro menor do que o convencional, mas não muito.
Me bateu uma dúvida quanto a aplicação de texturas, talvez fosse melhor eu procurar, mas vez que está começando talvez saiba me esclarecer. Quando tu vai aplicar uma textura, tu exporta um "template" do objeto tridimensional que criou e posiciona cada parte da textura no lugar certo? Porque lembro que em um dos GTA, eu editava uma imagem do jogo que parecia ser correspondente à textura do personagem e a modificação era aplicada no personagem in-game, da forma como alterei.

Exatamente isso, King! Você importa uma textura (normalmente em 2D) e a projeta no modelo 3D fazendo "marcações" onde cada parte da textura ficará. Você também pode conseguir o 'modelo' do mapeamento em cima de um objeto 3D.

Assim como eu fiz com a modelagem dessa baleia:

Você consegue a projeção destas marcações:

Aí o interessante de fazer o processo inverso, é poder pegar essa projeção e jogar num editor de imagens e colorir ou texturizar partes específicas deste mapeamento e depois aplicá-lo no objeto 3D, já que o objeto já está devidamente demarcado com as coordenadas exatas em cima deste mapa de projeção.

Isso se chama mapeamento UV (ou UV mapping) => https://pt.wikipedia.org/wiki/Mapeamento_UV

Depois que eu terminei de editar a Coca-cola, também fiz o mesmo processo com um barril:

E a projeção total dele: