O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Exemplos com Variáveis

Iniciado por Semkyre, 16/05/2018 às 16:50

16/05/2018 às 16:50 Última edição: 17/05/2018 às 13:59 por Corvo
Olá pessoal do CRM, eu estou aprendendo variáveis e sei um pouco sobre a parte teórica, mas gostaria de aprender um pouco mais sobre a parte prática, gostaria de saber que tipo de sistemas podem ser feitos utilizando esse método, se possível me indiquem alguns sistemas por eventos que utilizem variáveis.

Desde já, agradeço a paciência.  :ok: :ok:
"Enquanto uns voltam para contar histórias, outros morrem para fazê-las."
-FEB 1945-

Questão bem ampla. Todo o RM é feito com variáveis, cada sistema, cada janela, cada cena do jogo é uma representação dos valores de determinadas variáveis. Para não te confundir muito, entenda a lógica básica de programação:
Se X tem o valor Y, Z acontece.

Digamos que exista determinado sistema para alterar a tela de título com as opções 'Iniciar', 'Continuar' e 'Sair'. As três opções são valores de uma única variável, para exemplificar usemos 0, 1 e 2. Quando o cursor está sobre a opção 'Continuar', o valor da variável é 1. Logo, se o jogador confirmar o que vai ser verificado não é a opção, mas o valor dela. Se o valor da variável for igual a 1, prosseguir para a tela de 'load'. Esse exemplo é bem genérico, mas serve.

Façamos o seguinte, se quiser entender como isso funcionaria na prática, escolha qualquer sistema, seja por eventos ou por scripts para esmiuçarmos. Quanto mais simples, mais fácil para entender, porém o conceito é sempre o mesmo:
Se X tem o valor Y, Z acontece.

Existem muitas funções pra variáveis, toda vez que você for realizar algum cálculo, precisar guardar algum número, evitar escrever o mesmo valor várias vezes e por aí vai.

Os usos que eu estou fazendo no meu projeto são:
-Guardar valores que uso muito - existem diversos valores que eu uso com bastante frequência, um deles é a posição na tela que a face do personagem é exibida, ao invés de escrever o número toda vez que for colocar a imagem na tela eu uso uma variável para guardar esse valor e uso ela sempre que precisar colocar a imagem na tela. Isso facilita tb depois caso esse valor precise ser alterado, soh preciso mudar a variável e está tudo certo, se não usar uma variável precisaria mudar todas as vezes que a imagem é exibida em tela.
-Sistema simples de craft - no meu jogo é possível preparar uma poção se o jogador tiver ervas, ele precisa de 3 ervas pra preparar a poção, então eu pego a quantidade de ervas que o jogador tem e coloco numa variável e faço uma comparação pra ver se ele tem 3 ou mais ervas pra preparar a poção. Exemplo dessa checagem aqui. Depois ele precisa esperar algum tempo pra poção ficar pronta e isso é feito com um contador de tempo em uma variável.

Esse tipo de coisa é mais fácil de entender analisando um caso concreto e testar, tem muito tutorial na net sobre como usar variáveis, é mais fácil você pegar um e ir usando na prática, e se tiver dúvidas perguntar no caso específico.

16/05/2018 às 17:27 #3 Última edição: 16/05/2018 às 17:31 por Skyloftian
Só complementando o que o Corvo já falou, vamos supor um sistema de quests simples:

Spoiler

Missão: O NPC pede que você derrote 3 slimes que estão no caminho.

Programação do NPC:
Primeira página - Recebendo a missão se o jogador aceitar.

Segunda página - Condicional para verificar se o objetivo da missão foi concluído.

Terceira página - Missão finalizada, dialogo mudado.

Programação dos Objetivos (Slimes):
Todas as três slimes são programadas da mesma maneira.

Explicação rápida e simples: Cada slime que você derrota adiciona mais 1 a variável definida. No NPC, se essa variável possuir o valor igual a 3 é interpretado que a missão foi concluída e lhe entrega uma recompensa.

Tente reproduzir esse sistema e estudá-lo, é uma das melhores maneiras de entender na prática como as variáveis funcionam.
OBS: O sistema possui um errinho básico, tente descobri-lo.  :ok:
[close]