O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como tornar um jogo de RPG divertido?

Iniciado por PH4N70M15, 24/06/2018 às 19:23

24/06/2018 às 19:23 Última edição: 26/06/2018 às 12:52 por PH4N70M15
Me digam, o que vocês acham que um game criado no RPG Maker deve ter para torna-lo divertido? Por exemplo, as mecânicas, sistemas, se o game precisa ter faces, que scripts seriam legais ter nos jogos e etc...
Estou querendo idéias para produzir o meu segundo jogo, que é a sequência do primeiro game que eu produzi na minha vida.
Robert, it goes down!

Ele só precisa funcionar. Um dos maiores problemas em projetos é justamente essa seleção por sistemas e gráficos legais. Ah, isso é bacana, vou usar. Isso também é, instala aí. Essa outra coisa também é muito boa, tem vaga? O resultado vai ser uma pasta com 500MB, um jogo cheio de mecânicas que não interagem entre si, uns nove estilos gráficos por mapa e dos 500MB, 470 vão ser músicas em .mp3.

Se você selecionar elementos como se estivesse escolhendo frutas em uma feira é bem possível que o jogo fique pior do que se você não tivesse incluído nada.

Opa Phantom, tudo joia?

Então cara, dando aqui minha opinião para um game de RPG Maker sobre tudo que eu procuro num game é:

1 - Roteiro: Tendo algo que me prenda e me faça rir ao mesmo tempo (principalmente diálogos estilo anime) eu já jogo 40% do game.
2 - Batalha: O Sistema de batalha é o que mais me comove quando bem feito. Me faz jogar seus 60% do game
3 - Música/Sons: A música a galera tá mandando muito bem, mas sinto muito falta do efeito sonoro, quem não lembra de quando pega Ruppes no Zelda ou o som do cogumelo do Mario? Sons é incrível e quando mais melhor. (só cuidado pra não deixar o jogo com 500MB como o corvo mesmo citou ahahahah)

Tendo Roteiro, Batalha, Músicas e bons efeitos sonoros, cara seu jogo tá perfect!

Isso que eu nem comentei de Sistema de escolhas, craft, e também não comentei a história, porque "Pra mim" mesmo sendo importante, o que conta mesmo são os dialogos.
(até pq ngm se pergunta do porque um prisioneiro stormcloak vira dragonborn e salva um continente de um dragão falante).

Acredito que seja somente isso! Espero ter ajudado! 8D
Eu juro que um dia vou terminar um projeto... - ManoFeh 2013

Citação de: ManoFeH online 26/06/2018 às 06:49
Opa Phantom, tudo joia?

Então cara, dando aqui minha opinião para um game de RPG Maker sobre tudo que eu procuro num game é:

1 - Roteiro: Tendo algo que me prenda e me faça rir ao mesmo tempo (principalmente diálogos estilo anime) eu já jogo 40% do game.
2 - Batalha: O Sistema de batalha é o que mais me comove quando bem feito. Me faz jogar seus 60% do game
3 - Música/Sons: A música a galera tá mandando muito bem, mas sinto muito falta do efeito sonoro, quem não lembra de quando pega Ruppes no Zelda ou o som do cogumelo do Mario? Sons é incrível e quando mais melhor.

Tendo Roteiro, Batalha, Músicas e bons efeitos sonoros, cara seu jogo tá perfect!

Isso que eu nem comentei de Sistema de escolhas, craft, e também não comentei a história, porque "Pra mim" mesmo sendo importante, o que conta mesmo são os dialogos.
(até pq ngm se pergunta do porque um prisioneiro stormcloak vira dragonborn e salva um continente de um dragão falante).

Acredito que seja somente isso! Espero ter ajudado! 8D

Olá ManoFeh, como vai?

Obrigado por deixar sua opinião, estou fazendo a sequência do meu primeiro jogo (que aliás, da um molhada e avalia ele  :e.e:), e quero ter uma idéia de como as pessoas vão reagir ao meu game, por isso estou reunindo essas idéias com as pesquisas que eu estou fazendo, para criar um bom jogo.

Citação de: ManoFeH online 26/06/2018 às 06:49
(só cuidado pra não deixar o jogo com 500MB como o corvo mesmo citou ahahahah)

Yep! Meu jogo ficou logo de cara com 440MB, provavelmente por conta das músicas, mas num futuro distante, farei uma redução (se possível) no game para ele ficar menor e assim agradar todos.
Robert, it goes down!

Não comentei nesse post inicialmente pq achei ele muito vago, o que é ser divertido? Tudo depende de como o jogo é ou pelo menos quer ser, e qual público ele quer atingir.
Agora que você falou que é sobre a sequência do seu jogo, olhando seu jogo e a ideia que você deu pra ele, consigo imaginar melhor coisas pra você focar (tendo em vista que você busca um jogo similar).
Acho que em primeiro lugar vem a história, não é a coisa mais importante pra mim, mas como você fala em ser semelhante a jogos antigos, ele precisa ter uma historia legal e ser bem contada.
Depois eu diria que vem o mapeamento, não no sentido de usar artes bonitas e originais, mas os mapas tem q ser bem trabalhados e bem caracterizados.
Quanto as batalhas eu diria que tem que ser interessantes, mas não necessariamente revolucionarias. Podem até ser básicas, usar o sistema do rpg maker sem muitas adições, sem mecânicas malucas. Só que ainda assim precisam ser bem definidas e balanceadas.

Quanto ao tamanho do arquivo, o ideal é começar com um projeto limpo sem absolutamente nenhuma música ou som, com a database vazia. E adicionar somente o que for usar quando for usar. E caso algo seja retirado do jogo retirar tb todos os assets relacionados. Geralmente faz uma diferença gigantesca no tamanho final do projeto.

Se espelhe nos jogos que você gosta de jogar, repare nos detalhes, nos porquês de cada coisa estarem ali, etc. :ok:
~ cleanwatersoft.itch.io/ ~
Baixe todos os jogos que eu fiz até hoje gratuitamente

Raramente eu jogo somente por diversão. Na maioria das vezes eu jogo para experimentar uma história nova ou conhecer novos lugares. E assim um jogo só me conquista se ele me manter interessado nele até o fim, me apresentando coisas novas, me surpreendendo com novos sistemas, itens, missões. Então acho que para manter o jogador no jogo até o fim, ele deve, periodicamente, oferecer ao jogador novidades, do contrário vai se tornar aquele jogo interessante no começo mas monótono do meio em diante, que tu só tá jogando, empurrado, pra zerar logo.