O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Preciso de ajuda com meus BattleBacks!!

Iniciado por Germinal, 06/07/2018 às 17:56

Eu estou com um problema aqui no meu projeto. Na minha opinião grande parte dos meus mapas não combina com os battlebacks padrão da ferramenta (RPG Maker MV), principalmente pq meu jogo tem um clima bem oriental/japonês e eu acho que grande parte das imagens de battleback são muito europa medieval e o estilo do desenho em si já foge do estilo dos tilesets. Inicialmente eu tomei a decisão básica e bem preguiçosa de simplesmente remover os battlebacks e deixar a luta no cenário mesmo, duma forma geral criei cenários um pouco mais abertos tentando deixar espaço pra luta ficar visualmente bem encaixada no mapa, mas obviamente isso não acontece com frequência. Esse tb é um dos pontos mais criticados do meu jogo, o q significa que deve ser melhorado. Dai agora resolvi tentar achar uma solução mais interessante para os battlebacks, de preferência fugindo do basicão do RPG Maker. Fiz alguns protótipos que vou mostrar para vocês e explicar um pouco da minha decisão e da evolução em algumas imagens.

Hoje está assim, a luta simplesmente acontece:
Spoiler
[close]

Meu primeiro teste foi de tentar encontrar posições pelo mapa que a área de luta ficasse bem definida e dei um zoom para mudar um pouco a visão do mapa:
Spoiler
[close]

Eu acho que é uma evolução boa em relação a que está hoje, da luta simplesmente acontecer, mas acho bem sem personalidade. Procurando pela net encontrei pessoas que fizeram coisas interessantes mudando a perspectiva da imagem de um mapa criado no RPG Maker especificamente para ser o chão da luta, os primeiros testes ficaram assim:
Spoiler
[close]

Achei interessante, então resolvi posicionar melhor o chão. Coloquei tb barras em cima e embaixo e um filtro pra escurecer o mapa:
Spoiler
[close]

Resolvi dar uma incrementada colocando um fundo e árvores. Sei que outros jogos já usaram coisas similares mas não lembro de cabeça quais, quem souber me diga pq quero ver as referências. Ficou assim:
Spoiler
[close]

Testando umas formas diferentes de exibir a luta recoloquei as barras em cima e embaixo e tb o filtrozinho pra escurecer o mapa. As barras podem parecer opressivas a principio, mas na parte de cima quase sempre tem as mensagens aparecendo; seja de ajuda, alvo ou ataque. Além disso o jogo da zoom durante os ataques então ela passa relativamente desapercebida:
Spoiler
Barra sem filtro

Filtro sem barra

Barra e filtro

Ataque pra mostrar como a barra diminui e quase some
[close]

Tentei tirar esse estilo de uma área menor dentro do mapa e criar uma tela inteira de campo de batalha algo bem similar ao que se tem por padrão na engine. Criei tb um outro fundo pra ver como ficava:
Spoiler

[close]

Acho que esse segundo fundo que fiz pode se tornar mais interessante que o primeiro se aperfeiçoado, por isso fui tentando voltar para a área de batalha com o mapa ao fundo:
Spoiler

[close]

Nem todas as imagens foram mostradas aqui tem umas outras a mais nesse link.

A parada é que ainda estou confuso e travado nisso. Queria umas opiniões sobre como o trabalho ta evoluindo e novas ideias ou jogos que fazem battleback de uma forma interessante.

Deixo tb umas fontes que me deram inspiração/referências:
Spoiler

Poxa, achei esse estilo excelente. Você não precisa ocupar a tela toda nem preencher o vazio das imagens do terreno nessa perspectiva, o que te dá menos espaço pra se preocupar. Muito bom mesmo, só não gostei do fundo (nuvens, etc). Essa imagem plana fica muito deslocada, mas você pode utilizá-la como incremente. Muros, árvores (sem céu), cercas, qualquer coisa. O modelo também deixou as janelas de fora, vale mexer não só na windowskin, mas na interface também.

Repetindo, achei muito bom. Não conhecia essa técnica, obrigado por compartilhar por aqui. o/

Tb curti esse estilo, acho que na mão de alguém que realmente entende de edição de imagens da pra fazer algo muito bom. Só não entendi muito bem o q vc falou sobre o fundo, falas pra remover ele inteiro e deixar assim:
Spoiler
[close]

Esse mapa é mais aberto, tem outros em caverna, montanha, dentro de casas que acho que um fundo seria mais interessante. Vou tentar fazer um pra mostrar

Exatamente. Se der pra escurecer o mapa atrás melhora ainda mais. Se não os detalhes do mapa acabam conflitando com os detalhes das imagens da batalha.

Escureci um pouco mais o filtro e tentei fazer uma mina, construindo o fundo com os tilesets. Da um resultado muito melhor do que com uma imagem.

Spoiler
[close]

Eu gostei mais do modo só com o chão, achei mais original e bem diferente do padrão.
Citação de: Germinal online 06/07/2018 às 17:56

Achei interessante, então resolvi posicionar melhor o chão. Coloquei tb barras em cima e embaixo e um filtro pra escurecer o mapa:
Spoiler
[close]

como também escurecendo mais o fundo dando destaque na batalha.