O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Rpg Maker e Octopath Traveler Estilo de Arte

Iniciado por WindsonSantos2, 31/08/2018 às 14:10

31/08/2018 às 14:10 Última edição: 31/08/2018 às 14:12 por Corvo
Primeiramente queria pedir desculpas, pois não sei se essa é o espaço correto para esse tipo de pergunta, mas como na descrição fala que aqui podemos pedir avaliação de trabalho vou postar aqui.

Bom eu estou criando um jogo JRPG no estilo antigo, com batalhas de turnos, exploração e aqueles aspectos clássicos dos JRPGs.
Mas o que eu queria realmente saber é se caso eu utilize a mesma pespectiva que existe no novo jogo da Nintendo + Square Enix o Octopath Traveler, no meu projeto haveria a possibilidade de algum problema envolvendo Copyright?

Já fiz essa pergunta em vários grupos de desenvolvedores indies no Facebook e eles me responderam que copiar o estilo de arte não haveria problema algum, pois a lei de Copyright garante que estilos de artes não possam possuir copyright, mas ainda fico com uma pulga atrás da orelha, devo me arriscar ou não? O que vocês sabem a respeito disso? Vou deixar aqui uma demonstração do que to falando.

*O trabalho final não é este é apenas uma demonstração, para vocês entenderem do que estou falando.

A área de avaliações é uma subárea de Mapeamento. Já movi.  :blink:

Não, eles não podem te processar por copiar uma perspectiva nem pelo estilo visual de uma obra. Esses não são pontos sequer citados em um registro. Porém eu não recomendo que faça isso a não ser que crie um jogo apenas por hobby. Nesse caso específico o estilo é muito forte, qualquer um irá descobrir de onde saiu ao bater o olho no seu projeto.

Se você quer criar um jogo profissionalmente o estilo visual próprio conta muito. Se não for este o caso, nada te impede de criar sim seu projeto nesse estilo. O RTP, principalmente o do MV, se encaixa muito bem nessa iluminação. Vi um exemplo perfeito disso há uns dias, mas infelizmente não salvei a imagem. Assim que encontrar atualizo aqui.  :facepalm:

Quando você diz "Porém eu não recomendo que faça isso a não ser que crie um jogo apenas por hobby. Nesse caso específico o estilo é muito forte, qualquer um irá descobrir de onde saiu ao bater o olho no seu projeto."
Você se refere ao estilo da perspectiva ou uso do RTP?
Se for ao estilo eu também pensei nisso, Mas em uns grupos de Facebook americanos uns e outros falaram que vários jogos já usaram esse estilo.
Mas como um trabalho profissional, que  é o que pretendo fazer, a perspectiva comum dos JRPGs, do Zelda RPG Maker?

Considerando perspectiva como posição da câmera:

No caso falei do visual do Octopath Traveler. A perspectiva juntamente com a iluminação criam uma identidade fácil de reconhecer porque fogem do padrão. Mas se você quer um trabalho 100% profissional se livrar do RTP também é uma excelente ideia. Usá-lo em um estilo que se encaixe pode ser uma forma de buscar algum diferenciamento já que a maioria do pessoal usa ele seco mesmo, mas se puder criar seus próprios gráficos, melhor ainda. Quanto a perspectiva em si, é uma coisa que confunde muita gente. O RPG Maker não tem perspectiva, os chipsets/tilesets que você usa tem. Isto é, você tem muito mais liberdade do que parece.

Usar um visual semelhante ao de Zelda ou de outros RPGs não é problema nenhum porque é uma visão clássica. O ponto entra quando você adota um visual que não é tão comum, porque isso faz com ele seja mais fácil de identificar. Por exemplo, se aparece um jogo com o visual semelhante ao do Limbo, na hora você sabe em quê ele foi inspirado. Isso pode ser um problema ou não. Agora, se você ver um jogo com a perspectiva da câmera igual a dos antigos Final Fantasy, isso não afeta em nada. Praticamente todos os RPGs do NES e SNES usavam a mesma perspectiva, destacando-se apenas na qualidade e estilo dos gráficos.

Entendo o que você quis dizer, fico bem confuso com isso, pois se você for ver jogos de RM muitos são o mais do mesmo, ou seja, utilizam das mesmas formas, visões top-down, levando em conta apenas a perspectiva, se for falar de database, gráficos nada originais, mecânicas e etc séria uma bíblia escrita nessa postagem.

Vou estudar um pouco mais e ver uma boa maneira de fazer interpretações melhores nos gráficos do meu jogo.
Esqueci de falar, independente da como será a construção de mapas (Octopath Traveler ou Final Fantasy, whatever) não irei utilizar o RTP ou gráficos ripados, não por desmérito ou algo do tipo, os gráficos são bonitos, acho incrível que faz tilesets e distribui eles em fóruns, mas sejamos sinceros, quantos jogos já não existem com esses mesmo tilesets? Acredito que se formos falar de profissionalismo isso acontece um efeito que eu vi um cara comentar em um game na Steam, o comentário dele vinha como resposta de um outro comentário era sobre preconceito com jogos de RM, ele disse: "Os jogos de RM aqui na Steam sofrem por conta de todos serem iguais, você nunca tem nada novo, mesmo que seu jogo tenha mecânicas incríveis muitas pessoas iram levar em consideração a arte do projeto em primeiro estágio, se você ver alguns RPGs aqui não parecem que foram feitos no RM por conta de serem gráficos novos e bem trabalhos, podem até serem ruins mas as pessoas não falam besteira."
Depois de procurar em muitos jogos da Steam feitos no RM eu vi que todos que comentaram de forma negativa chamaram de SÓ MAIS UM JOGO DE RM.
Isso é estranho e até maldoso, mas entendo que é devido ao uso exagerado do RTP e gráficos pegos no google images.

Mas enfim irei estudar e bolar uma nova maneira para os gráficos.

01/09/2018 às 17:02 #5 Última edição: 01/09/2018 às 17:03 por Sotelie
Não tem problema nenhum usar o estilo de arte de outro jogo, isso não é algo que pode sequer ser licenciado. Dante's Inferno usa o mesmo estilo de God of War em inúmeras situações (mais notável sendo o combate), e implementa seu próprio estilo em cima disso. Pode mandar ver sem medo o/

A questão de estética visual de uma obra é um assunto mais abrangente, e merece um tópico na área de debates pra isso. Mas pra resumir, é a identidade visual do teu jogo. Algo que alguém quando bate o olho fala: "ah, esse visual né daquele jogo lá?".

Veja Ace Attorney, Megaman, Persona por exemplo. É fácil lembrar dos jogos só pelo UI (user interface) e UX (user experience) deles.