O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O RPG - Batalha

Iniciado por B.loder, 10/02/2013 às 17:58

Batalha





Clássicos



O RPG é um dos gêneros que mais se apega ao seu passado, muitos consideram os jogos antigos tão importantes quanto clássicos da literatura, e por gerações os sistemas de batalha que estes apresentaram se padronizaram. Jogos como Final Fantasy e Dragon Quest foram os primeiros a introduzir o sistema de turnos, e por consequência as batalhas que necessitavam de estratégia.

Dos clássicos nasceram três bases simples,o RPG de ação, o tático e aquele cuja batalha depende dos turnos. Cada um com suas características e públicos, mas algo que realmente me deixa intrigado é que mesmo hoje, tais bases se mantêm. Após ver como muitos gêneros se desapegaram completamente de suas raízes, me sinto bem jogando alguns RPG's atuais que mesmo após tantos anos conseguem manter certa fidelidade aos antecessores.



Ação



Os RPG's atuais mais populares são aqueles que usam o sistema de batalha baseado na ação, e o motivo é simples, este sistema exige menos trabalho do jogador e simplesmente consegue deixar uma batalha emocionante mais facilmente. Por isso até mesmo entre as comunidades destinadas ao RPG Maker vemos muitos membros preferindo jogos com batalhas ativas.

Outro fato interessante é que muitos dos jogos que não se enquadram no RPG acabam por assumir alguns aspectos deste, principalmente a capacidade de melhorar seu personagem para que ele possa continuar sua jornada. Como exemplo disso temos God Of War, e basicamente qualquer jogo do gênero Hackn' Slash.

Voltando o assunto para os jogos que são de fato RPG e usam o sistema de ação, podemos citar alguns como Mass Effect, Dragon Age e Tales of Vesperia (ou outros jogos das séries) que conseguem fazer um sistema de batalha que utiliza ação, estratégia e necessita do controle de inventário, uma das características principais do RPG.



Tático



Pessoalmente, acho triste que não vejamos muitos jogos utilizando o sistema de batalha tático atualmente, um dos poucos que encontrei foi o aclamado Fire Emblem e alguns de Nintendo DS como  Luminous Arc e FFTA II: Grimoire of the Rift, que consegue se manter fiel aos padrões do sistema tático e ainda assim inovar.

Olhando alguns anos no passado, quando o Playstation 2 dominava o mercado, podíamos encontrar vários jogos assim, porém é um sistema que acabou sendo esquecido no tempo por muitos. Alguns exemplos são Makai Kingdom, Soul Nomad e Disgaea. Alguns outros que marcaram fama foram Tatics Ogre e FF Tatics.

Existe também um subgênero que acredito ter sido derivado do tático, que é o MOBA. Esse sistema pode ser representado pelos dois maiores jogos desse estilo, League Of Legends e Dota. Acredito que se trate de uma sub variação porque ele corresponde de várias maneiras as regras do sistema tático, com exceção daquela sobre o movimento dos heróis.



Turnos



Este é um sistema que surpreendentemente ainda se mantém firme, jogos variados utilizam seus preceitos para pensar em sistemas novos e divertidos. Mesmo alguns lançados faz muito pouco tempo ainda usam essa forma de batalha, vejam Final Fantasy, por exemplo.

Jogos como Persona continuam sempre inovando e transformando o sistema de batalha por turnos, garantindo que este não fique estagnado como infelizmente ocorreu com o tático.

Aplicando o ideal dessa batalha ao RPG Maker pude encontrar uma falha considerável, a falta de estratégia. Já ouvi muita gente falando que esse sistema é chato por se basear em mandar o personagem atacar infinitamente. Para quem jogou Persona isso está longe de ser a verdade, o mesmo é válido para jogadores dos últimos FF's lançados, é um sistema que tem muito para oferecer, mas infelizmente é jogado de qualquer forma no RPG maker.



Conclusão



Como já foi dito antes, estamos tratando de um gênero que se apega muito às raízes, e que mesmo fazendo isso consegue sempre surpreender e inovar. Acredito que pelos muitos anos que se seguirão, o RPG irá sempre ter fãs, pois se trata de um gênero único e capaz de sempre envolver o jogador.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Assim batalha considerada action - ação temos um monte por ai, mas eu vejo vários MMOs que o pessoal diz ser action que nada mais é que uma batalha no mapa, em que eu clico no bicho, tomo dano, acerto ele, ele me acerta. O de turnos é algo menos maleável por isso tem que ter bastante trabalho da produtora para inovar, e por isso acaba tendo menos jogos, mas é um dos meus favoritos mesmo assim, bom você abordou as 3 principais loder, eu achei legal e razoavelmente simples a matéria, boa sorte com as outras matérias futuras, todas estão bem legais :).

Valeu pelo comentário Raizen, dessa vez eu estava tentando fazer uma matéria que fosse mais informativa. E realmente, fazer algo sobre o sistema de turnos é bem mais difícil e requer mais trabalho, não para fazer o sistema em si, mas para fazê-lo funcionar bem de acordo com o jogo.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Batalha tática FTW! \o/
Faltou o exemplo de um dos meus RPGs favoritos, o Sora no Kiseki ^3^ Não é tático puro, mas é uma mistura bem legal de turnos com tático :D Turnos e táticos sempre serão meus favoritos. Requer mais pensamento (em teoria).
O ABS... Hm... Não sei que é porque já está manjado demais, mas não vou muito com a cara dele. Acho que o maior problema do ABS é que não é possível colocar m "trabalho em equipe", ou seja, jogar com vários personagens ao mesmo tempo. Para mim, um detalhe super importante é a variabilidade dos personagens. O problema é que no ABS, na maioria das vezes, você só joga com um personagem - e quando é mais de um, é apenas um por vez.
Enfim, adorei a matéria ^^
Já perceberam que em vez de as pessoas usarem esse espaço para uma assinatura de fato, elas colocam alguma coisa aleatória (imagem, frase filosófica, divulgação, tipo o que estou fazendo agora), e colocam no corpo das mensagens o que deveria ser a assinatura?

Aí eu tentei falar dos três básicos, aí você pode tirar sistemas que misturam eles, como o que você mencionou que mistura o tático e o de turnos. E também concordo quanto ao quesito usar mais personagens, eu pessoalmente prefiro bem mais jogar um rpg com quatro personagens que um de ação com apenas um, mas claro, tudo depende de como será feito. Se o jogo souber fazer uma estratégia legal, não vejo problemas, mas caso não consiga, o sistema de ação é melhor.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Parabéns B.loder. Ótima matéria. ;]

 Bem, embora eu sinta que falte mais jogos bons de táticas, só me lembro de Advance Wars e Shin Megami Tensei Devil Survivor. Que são ótimos jogos de tática, por sinal.


~Last Job~