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Serie engines para game - RPG maker

Iniciado por razier, 11/09/2018 às 18:09

11/09/2018 às 18:09 Última edição: 11/09/2018 às 18:26 por razier
Criei esse topico para apresentar a engine rpg maker, a maioria das pessoas que vierem a ler esse topico, ja devem conhecer boa parte do conteudo aqui postado, mas para quem não conhece muito da engine, ou esta em duvida de qual versão de rpg maker deve escolher aqui vão algumas informações sobre a engine rpg maker:

[box2 class=titlebg title=Introdução:]O rpg maker é uma engine para criação de jogos de rpg, estilo games zelda, chrono trigger, breathe fire e final fantasy, lançados para o console super nintendo, essa engine ja vem com uma serie de recursos graficos e sonoros proprios e recursos de mecanica com eventos pre programados, onde o usuario pode construir um jogo de rpg sem conhecimentos previos de programação. A partir da versão xp do programa, foi inserida uma linguagem de script embutida (editavel pelo usuario) baseada em ruby, o qual é chamada Ruby Game Scripting System (RGSS), a sigla RGSS é usada normalmente para identificar as versões do programa em ordem cronologica que usam esse sistema de script, a RGSS para rpg maker xp, a RGSS2 para rpg maker vx e a RGSS3 para rpg maker vx ace.
A partir da versão mv (que ate a edição deste topico é a mais nova versão da engine para pc) o sistema de script foi substituido por um sistema de plugin, e a programação ruby das versões anteriores (xp,vx e vx ace) é substituida pelo javascript, e a versão mv passa a exportar os projetos (jogos) feitos nele para outras plataformas (mobile).
O sistema de criação de jogos rpg começou com o RPG Maker Dante 98, RPG Maker Dante 98 II, RPG Maker Dante, RPG Maker Dante 2 ou rpg maker 2. Mas as versões para pc começaram com a versão RPG Maker 95, RPG Maker 2000, RPG Maker 2003, O Rpg Maker XP, O Rpg Maker vx, O Rpg Maker vx ace e O Rpg Maker MV.
Existem lançamentos de versões da engine para para outra plataforma como o rpg maker 1 e 2 para playstation um, o rpg maker 3 para ps2 e a versão mais recente para console que é o rpg maker fes para nintendo 3ds.[/box2]

Visto essas informações vamos as versões da engine para pc:

Rpg maker 95

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O rpg maker 95 foi o primeiro rpg maker para microsoft windows, possui gráficos bonitos para época porem os seus recursos eram bastante limitados, possui uma resolução de tela mais alta e resolução maior de sprite e tile do que as várias versões seguintes. Com o lançamento do rpg maker 2000 a maioria dos usuarios abandonaram a versão 95 e foram para 2000, mesmo com a redução de usuarios da versão 95 foram feitos alguns investimentos como o lançamento um patch do programa que faz com que ele funcione em windows xp. essa versão aparentemente não é mais comercializada pelo site oficial do rpg maker.

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Rpg Maker 2000

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O rpg maker 2000 ou RM2K (como tambem é conhecido) é considerado por muitos a primeira versão de sucesso do programa, pois possui muitas opções, e era facil de ser utilizado por qualquer iniciante que não sabia nada de programação. Porem ele usa sprites e tiles de menor resolução em comparação com a versão anterior (rpg maker 95). No entanto, ele não tem um limite perceptível de 'sprites'. Ao contrário do RM95, que só pode usar um 'conjunto', o RM2k pode usar um número ilimitado de folhas de sprite com tamanhos específicos para cada tipo. Os tilesets também têm uma não limitação semelhante. No entanto, como os blocos devem ser inseridos em um banco de dados, há um limite nos blocos. Este limite, no entanto, raramente é um problema (normalmente 5000), e mesmo quando existe, existe um patch não oficial que pode elevar a maioria dos limites muito mais alto, sob risco de corrupção potencial do jogo. Ele não suporta saída de texto e pode programar apenas 2 botões, Z e X. Há texto nas caixas de diálogo, por meio de sprites de sobreposição ou mapas com texto. Mas não claramente na tela.
Mesmo com o lançamento de novas versões do programa, ainda existem usuarios dessa versão de rpg maker nos dias atuais.

Curiosidade: O site oficial do rpg maker aparentemente não comercializa mais essa versão, mas é possivel comprar o rpg maker 2000 na steam)

Para verificar imagens, os requisitos minimos do sistema e mais informações acesse os links a baixo:

https://store.steampowered.com/app/383730/RPG_Maker_2000/

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Rpg maker 2003

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O RPG Maker 2003 , também conhecido como RM2k3 e, às vezes, RM2k / 3. O RPG Maker 2003 é, em vários aspectos, superior ao seu predecessor, pois conta com muitos recursos melhorados e alguns inéditos, como: melhoras no sistema de variáveis, dois timers simultâneos, duas novas opções de "Comandos de Evento", mais botões disponíveis para poderem ser programados, novos chipsets, etc.  Possui um sistema de batalha de visão lateral em terceira pessoa no lugar do sistema anterior que era em primeira pessoa. Apesar de muito mais bonito e profissional graficamente, e tornar a batalha mais dinâmica por ser em tempo real (não baseada em turnos), esta engine foi considerada na epoca em que foi lançado um pouco mais complexa de ser usada, principalmente por iniciantes sem grandes habilidade com o Maker; o que fez com que menos iniciantes o utilizassem, fazendo que muitos usuarios permanecem no rpg maker 2000.

Curiosidade: Foi o primeiro rpg maker para computador em qual a batalha é em terceira pessoa.

Para verificar imagens, os requisitos minimos do sistema e mais informações acesse os links a baixo:

https://www.rpgmakerweb.com/products/programs/rpg-maker-2003

https://store.steampowered.com/app/362870/RPG_Maker_2003/

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Rpg Maker xp

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O rpg maker xp foi o primeiro rpg maker a implementar o RGSS, que é uma linguagem de programação baseada em Ruby e editada para uso nos games. Pode-se fazer diversos modos de batalha, jogos de plataforma, alterações climaticas no mapa, diversos tipos de Menu e HUD's, e até mesmo jogos Online usando um conjunto de scripts chamados Netplay. porem possui menos opções de eventos em relação às anteriores ja que muitos recursos simplificados normais presentes no RM2k (3) foram removidos, A maioria desses recursos, no entanto, foi programada com Ruby e distribuída on-line. O RMXP é executado na resolução de 1024x768 (embora os jogos feitos nele rodem a 640x480), enquanto oferece quatro vezes a área jogável de seus predecessores. Além disso, permite maior controle do usuário sobre o tamanho do sprite (não há regulação específica do tamanho da imagem para as folhas de sprite) e outros aspectos do design do jogo. Este arranjo mais aberto, juntamente com a inclusão do RGSS (Ruby Game Scripting System), torna o RPG Maker XP mais versátil do que versões mais antigas da série, ao custo de uma curva de aprendizado mais acentuada. O XP usou um sistema de batalha não-sprite de visão frontal que permitia o uso de fundos de batalha (Battlebacks). Ambos os personagens e inimigos tinham sprites de batalha estáticos, e a interface é bem simples. Essa versão também suporta mais qualidade e tipos de imagem e sons.

Curiosidade: É considerado por muitos uma das versões com melhores recursos graficos, pois conta com sprites e tiles maiores que na maioria das versões de rpg makers lançados ate o momento. Após o lançamento do Windows Vista, muitos usuários tiveram problemas de compatibilidade ate ser descoberta a solução.

Obs: No site oficial existe uma versão trial (limitada) gratuita para teste.

Para verificar imagens, os requisitos minimos do sistema e mais informações acesse os links a baixo:

https://www.rpgmakerweb.com/products/programs/rpg-maker-xp

https://store.steampowered.com/app/235900/RPG_Maker_XP/

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Rpg Maker VX

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RPG Maker VX , também conhecido como RMVX, Essa versão tem uma interface mais simples e mais comandos pré-programados se comparada às anteriores, permitindo que os usuários iniciantes criem seus jogos com maior facilidade. A taxa de quadros foi aumentada para 60 quadros por segundo, proporcionando uma animação muito mais suave em comparação aos 40fps frequentemente agitados do RMXP. A linguagem de programação Ruby ainda está implementada, e a programação padrão do jogo foi revisada para permitir mais liberdade para os scripts em novos recursos. Um novo editor e um novo RTP estão incluídos, desta vez em um estilo "blocky" muito mais simples. O sistema de batalha é comparável ao da série Dragon Quest ou seu predecessor RM2k, com uma visão frontal do campo de batalha e descrições detalhadas do texto de cada ação realizada. Uma desvantagem notável da versão anterior, no entanto, é a falta de suporte para múltiplos tilesets durante o mapeamento, deixando o jogador com apenas um número finito de peças únicas para representar todos os ambientes do jogo. Várias soluções alternativas feitas por jogadores existem, mas isso continua sendo um ponto sensível entre muitos usuários do RMVX.

Obs: No site oficial existe uma versão trial (limitada) gratuita para teste.

Para verificar imagens, os requisitos minimos do sistema e mais informações acesse os links a baixo:

https://www.rpgmakerweb.com/products/programs/rpg-maker-vx

https://store.steampowered.com/app/521880/RPG_Maker_VX/

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Rpg Maker VX Ace

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O RPG Maker VX Ace é essencialmente uma versão reformulada do RPG Maker VX, e remove o problema com vários tilesets. Fundos de batalha foram reintroduzidos e são separados em metades superior e inferior. Feitiços, habilidades e itens podem agora ter suas próprias fórmulas de dano e recuperação, embora um método de cálculo rápido reminiscente dos antigos RPG Makers esteja disponível. O VX RTP foi redesenhado para o VX Ace, e uma nova trilha sonora com faixas techno-pop de maior qualidade foi incluída. Alem de varias novidades,  como gerador de personagens, antes inexistente, além de trazer de volta algumas funcionalidades do RPG Maker XP.

Curiosidade: Foi a primeira primeira versão a ter um gerador de personagens (char e face) dentro da interface do programa, e tambem foi a ultima versão a utilizar o sistema de script.

Obs: No site oficial existe uma versão trial (limitada) gratuita para teste.

Para verificar imagens, os requisitos minimos do sistema e mais informações acesse os links a baixo:

https://www.rpgmakerweb.com/products/programs/rpg-maker-vx-ace

https://store.steampowered.com/app/220700/RPG_Maker_VX_Ace/

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Rpg Maker MV

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essa nova versão da engine, permite exportação de jogos para Android, IOS, MAC, Windows, Linux e Web, um grande avanço tendo em vista que a maioria dos programas de criação de jogos atuais contam com esse recurso, que nunca foi implementado oficialmente na série. A nova versão também abandona o Ruby e permite criação de jogos em Javascript, com isso a versão usa plugins no lugar de scripts. A nova versão mantem o gerador de personagem dentro da engine com mais recursos. Suporte de entrada do mouse e touchscreen. Suporta o dobro de itens que a versão vx ace (o limite agora é de 2000 itens). A opção do usuario escolher o sistema de batalha, este podendo ser lateral (terceira pessoa) ou frontal (primeira pessoa). A resolução de tela anterior do RPG Maker era de 544x416 pixels. A resolução de tela do RPG Maker MV agora é de 816x624 pixels. O tamanho de todos os recursos gráficos (incluindo animações) é agora 1,5 vezes as versões anteriores do RPG Maker. Por exemplo, os caracteres costumavam ser 32x32 e agora são 48x48. Uma das funções perdidas do RPG Maker 2003, a função Event Search está de volta na versão MV, Quanto maior for o seu jogo, mais Variáveis, Switches e Eventos serão usados. Rapidamente se torna mais difícil gerenciar e encontrar parâmetros específicos. Usando a ferramenta Pesquisa de Eventos, você economizará tempo e verá rapidamente todas as instâncias de uma determinada variável ou switch.
O RPG Maker MV também retorna aos tilesets em camadas, um recurso que foi removido no RPG Maker VX e no VX Ace . Ele tem previsão para ser lançado para os consoles: Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One no Japão em de novembro de 2018 e em todo o mundo em 2019.

Obs: No site oficial existe uma versão trial (limitada) gratuita para teste.

Para verificar imagens, os requisitos minimos do sistema e mais informações acesse os links a baixo:

https://www.rpgmakerweb.com/products/programs/rpg-maker-mv

https://store.steampowered.com/app/363890/RPG_Maker_MV/

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O rpg maker em outros consoles modernos:


Para playstation um e dois:

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Foram lançados duas versão do programa para playstation um e duas versões para playstation, a primeira foi em 2d de nome rpg maker, Ele permite que jogadores com baixa experiência em criação de jogos criem seus próprios RPGs 2D, que podem ser compartilhados com outros proprietários de RPG Maker através de um cartão de memória. Dentro do cd dessa engine foi introduzido um segundo programa (no mesmo disco que o RPG Maker) de nome anime maker A fim de permitir que os jogadores criem seus próprios gráficos e animações para o RPG Maker, , que os criadores poderiam usar para criar gráficos e importá-los em seus RPGs.

A segunda versão do programa de nome RPG Tsukūru 4, o qual foi apenas lançado no Japão.

Para playstation dois, foi lançado a versão de nome rpg maker 2, foi o primeira versão de rpg maker a usar graficos 3d, embora os graficos dessa versão sejam bem criticados por um certo numero de usuarios de playstation 2, essa versão possui o sistema de eventos comum a engine, embora nessa versão a criação de eventos seja mais complicada e a organização dos comandos de eventos nos menus estão mais desorganizados. Quanto ao audio, o sistema de som possui uma pequena coleção de arquivos de qualidade midi, alem de um sistema de criação de musical que permite os jogadores criarem suas proprias musicas (embora para seja necessaria muita prática e habilidade musical para a produção de musica no programa). Possui um sistema de clima editavel, e suporte usb para teclado.
A ultima versão para console foi o rpg maker 3, com graficos 3d tambem, essa versão apresenta um sistema de trigger avançado, layouts diferentes para áreas e uma variedade de outros recursos que exigem muito tempo para aprender. Os comandos 'Event' retornam, com várias atualizações, como eventos 'condicionais'. Houve tambem uma melhoria grafica do 3d nessa versão.

Para maiores informações:

https://en.wikipedia.org/wiki/RPG_Maker_(video_game)

https://en.wikipedia.org/wiki/RPG_Maker_2

https://en.wikipedia.org/wiki/RPG_Maker_3


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Para o console nintendo 3ds:

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Foi lançada uma versão para o Nintendo 3DS de nome rpg maker fes. Embora permaneça portátil em uma tela pequena, os usuários podem criar jogos on-the-go. a engine nesse console permite a criação de jogos, salvar on-line, baixar os jogos feitos dela que estão na net e executar jogos baixados, logo o console criar e executa games produzidos nele.

Para maiores informações:

https://www.nintendo.com/games/detail/rpg-maker-fes-3ds

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Rpg maker para Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One:

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Foi anunciado a versão da engine rpg maker mv para os consoles nintendo switch, playstation 4 e xbox one, tendo previsão para ser lançado no Japão em de novembro de 2018 e em todo o mundo em 2019.

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Analise do rpg maker como engine

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Apos todas essas informações podemos entender porque o rpg maker é considera uma das melhores engines para criação de jogos de rpg (principalmente os de turno) para pc.

Pros: Possui uma das interfaces mais simples entre as engines, é uma engine que não necessita de conhecimentos de programação, existe uma grande variedade de material grafico e pacotes de recursos disponivel para compra na internet, dificuldade baixa/moderada para edição de grafico e de audio para recursos utilizaveis nas versões da engine (fator que contribuiu para a grande produção de recursos encontrados na internet). As versões mais atuais contam com sistema de script (rpg maker xp, vx e vx ace) ou de plugin (rpg maker mv) dando maior possibilidades de produção dentro da engine. É uma das engines com maior comunidade de usuarios ativos e participantes os quais compartilham recursos e ajuda entre os usuarios, principalmente em foruns. O Brasil é um dos paises que possui um grande numero de usuarios de rpg maker e algumas das melhores comunidades sobre a engine no mundo. A versão mv conta com suporte para exportar o jogo para varias plataformas alem da do pc, a partir da versão xp, a engine passou a contar com um sistema on-line de nome netplay criado pelos usuarios por meio de scripts.

Contras: Essa engine é focada na criação de rpgs single-player (um jogador) 2d, assim não é recomendado para criação de jogos on-line, não produz games em 3d, e embora existam scripts e plugins que alterem a engine, ela não recomendada para criação de outros games em 2d, como jogos de plataforma, embora existam os netplay's, a maioria desses não conseguiram chegar a ser uma estrutura de um MMO de verdade, logo, ainda não era possível criar jogos desse propósito sem estar vulnerável a vários problemas de conexão e hacking, consequentemente, nenhum projeto feito em cima deles realmente deu certo.
O nome netplay passou a ser visto como uma "falha online", e a grande maioria dos usuários começou a imaginar que realmente era impossível criar um projeto de futuro no RPG Maker, o que fazia todo o sentido, já que inicialmente o programa apenas havia sido criado para jogos offline.

Ser for escolher usar uma das versões de rpg maker, recomendo acessar os sites abaixo, onde encontraram varias informações como fotos das versões do programa, requisitos para funcionamento do programa no computador, alem de no site oficial existem a possibilidade de se fazer download gratuito de algumas versões limitadas da engine. Os sites para maiores informações são:

https://www.rpgmakerweb.com

https://store.steampowered.com/search/?term=RPG%20Make&category1=994


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Dicionario de siglas e termos usados no rpg maker:

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Nas comunidades de RPG Maker, são normalmente usadas siglas e termos quanto a engine. É interessante que se saiba o significado dessas palavras, para um bom entendimento em fóruns:

- CBS - Custom Battle System (sistema de batalha customizado). Significa um sistema de batalha sem ligações com o sistema original do RPG Maker. O CBS pode ser dividido em:

- - ABS - Action Battle System (sistema de batalha em ação) significa que este sistema de batalha não é baseado em turnos ou outro jeito "tradicional" de sistema de batalha. Os ABS's são semelhantes aos jogos The Legend of Zelda e Secret of Mana. É um modo de batalha ao vivo, ou seja, quando você pensa, o inimigo também pensa; Quando você reage, o inimigo também reage

- - ATB - Active Time Battle (sistema de batalha por tempo) significa que o sistema de batalha possui uma barra que precisa estar cheia para que o jogador possa atacar. Isto é, semelhante ao sistema de batalha do jogo Chrono Trigger

- - SBS - Side-view Battle System (sistema de batalha em visão lateral) significa que o sistema de batalha possui uma visão lateral. Isto é, semelhante ao sistema de batalha dos jogos da série Final Fantasy. Também é conhecido como "Sistema de Batalha em Terceira Pessoa"

- CMS - Custom Menu System (sistema de menu customizado) significa um sistema de menu sem ligações com o original do RPG Maker

- RTP - Acrônimo para Run Time Package, ou seja, são os pacotes com gráficos e efeitos sonoros pré-definidos que poderão ser aplicados nos jogos. Caso um jogo utilize este recurso, o jogador irá precisar do RTP instalado.

- RGSS - Ruby Game Script System - Linguagem de programação de scripts baseada na famosa Ruby. O RGSS é utilizado no RPG Maker XP

- RM2K - Abreviação de RPG Maker 2000

- RM2K3 - Abreviação de RPG Maker 2003

- RMXP - Abreviação de RPG Maker XP

- RMVX - Abreviação de RPG Maker VX

- RMVXA - Abreviação de RPG Maker VX Ace

- RMMV - Abreviação de RPG Maker MV

- AGM - Abreviação de Action Game Maker

- Netplay - Conjunto de scripts e servidor, que permite a criação de um jogo online


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Sites que foram fontes de informações desse topico:

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Apos tudo isso, espero ter apresentado essa engine, de forma sanar duvidas de quem quer usar, ou de quem ja usa a engine.