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Serie engines para games – Unreal engine

Iniciado por razier, 15/09/2018 às 15:59

Nesse topico irei falar um pouco sobre a Unreal engine, uma das engines mais famosas para criação de jogos da atualidade, e tambem uma das mais poderosas.

[box2 class=titlebg title=Introdução]
A unreal engine começou como uma engine para a criação de um jogo da propria empresa da engine (epic games), esse jogo recebeu o nome de unreal, o game foi lançado no ano de 1998, e teve uma boa recepção na epoca, o jogo possuia varios recursos avançados para epoca. Com o sucesso a empresa uso o mesmo motor o qual recebera o nome de unreal engine para criar o game unreal tornament, onde o foco era as partidas multiplayer. Com o tempo a empresa continuo a investir na sua engine lançando novas versões cada vez mais poderosas e mais cheias de recursos. na versão três do programa, a empresa resolveu fazer algo diferente, eles criaram um sdk (pacote de ferramentas de desenvolvimentos) baseada na engine unreal 3, o qual foi disponibilizado de forma gratuita para download. A engine hoje se encontra na versão quatro, cada vez mais poderosa e com um forte reconhecimento no mercado profissional de jogos.
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Unreal engine 1
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Na sua primeira versão veio a publico no seu primeiro trabalho o jogo de nome unreal, o qual era um game de tiro em primeira pessoa em 3d. A primeira versão da engine possuia: sistema de renderização, detecção de colisão, inteligência artificial, sistema de redes e sistema de arquivo. Usava a Glide API ao invés de OpenGL, sistema de cliente-servidor,  iluminação colorida e uma versão rudimentar da filtragem de texturas, O motor também forneceu um editor de níveis , UnrealEd (anteriormente Unreal World Editor), que tinha suporte para operações de geometria sólida construtiva em tempo real em 1996, permitindo que os mapeadores mudassem o layout do nível "on o voo". Outros recursos implementados durante o desenvolvimento do motor incluíram iluminação direta em tempo real e fornecimento leve, que foram respectivamente integrados em 1995 e 1997. Além de ter suporte para Microsoft Windows , Linux e Mac, com o game Unreal Tournament a empresa abriu também a plataforma para PlayStation 2 e, com a ajuda de Secret Level, para Dreamcast . Em 2000, a Epic atualizou o motor com novas melhorias, incluindo arquitetura e modelos de polígonos superiores, um sistema de animação de esqueleto e suporte de terreno em grande escala, tudo isso ainda na primeira versão da engine. No final de 1999, o New York Times indicou que o número de projetos externos usando a tecnologia da Epic era 16, nomeando nomes como Deus Ex , Nerf Arena Blast e Duke Nukem Forever , Embora os custos iniciais para quem fosse usar a engine eram altos, a Epic deu aos modders a capacidade de criar seus próprios mundos com a incorporação do UnrealEd e uma linguagem de script chamada UnrealScript em seus jogos, provocando uma comunidade de entusiastas em torno de um motor de jogo que foi construído para ser extensível e melhorado ao longo de várias gerações de jogos, Com tal estrategia a empresa começou a construir uma das primeiras engines que rumavam para o atual sistema de construção de games de multiplaforma.

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Unreal engine 2
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A segunda versão da engine foi lançada em 2002, e o primeiro jogo da engine foi America's Army (jogo multiplayer gratuito desenvolvido pelo exercito dos EUA) , teve seu código de renderização totalmente reescrito, adicionou suporte para Dreamcast, PlayStation 2, GameCube e Xbox, a inclusão de uma variedade de recursos: como a ferramenta de edição cinematográfica Matinee, plug-ins de exportação para 3D Studio Max e Maya , e o motor de física Karma, uma ferramenta do Math Engine que alimentou a física de ragdoll no Unreal Tournament 2003 . Além disso, ele apresentava o UnrealEd 2. Outros elementos do motor também foram atualizados. A engine chegou a ganhar um pacote de atualizações de nome O UE2.5, o qual melhorou o desempenho de renderização e acrescentou a física dos veículos, um editor de sistema de partículas para o UnrealEd e suporte para 64 bits no Unreal Tournament 2004 . Uma versão especializada do UE2 chamada UE2X foi usada para o Unreal Championship 2: The Liandri Conflict na plataforma Xbox original, com otimizações específicas para esse console.

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Unreal engine 3
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A terceira versão da unreal engine foi Lançada em 2005,e seu primeiro jogo foi Gears of War. Ao contrário do Unreal Engine 2, que ainda suportava pipeline de funções fixas, o Unreal Engine 3 foi projetado para aproveitar o hardware de sombreamento totalmente programável.  Todos os cálculos de iluminação foram feitos por pixel, em vez de por vértice. No lado da renderização, o Unreal Engine 3 fornecia suporte para um renderizador de alta faixa dinâmica de gama correta.
Inicialmente, o Unreal Engine 3 suportava apenas as plataformas Windows, PlayStation 3 e Xbox 360, enquanto o iOS (primeiro demonstrado com o Epic Citadel ) e o Android foram adicionados posteriormente em 2010, com o Infinity Blade sendo o primeiro título do iOS e Dungeon Defenders no primeiro título Android. O suporte ao OS X foi adicionado em 2011. No mesmo ano foi anunciado que o mecanismo suportaria o Adobe Flash Player 11 através das APIs aceleradas por hardware do Stage 3D e que ele estava sendo usado em dois Wii U. jogos, Batman: Arkham City e Aliens: Colonial Marines . O suporte ao Windows 8 e Windows RT foi adicionado em 2012. Em 2013, a Epic associou-se à Mozilla para levar o Unreal Engine 3 ao HTML5 . Utilizando o compilador asm.js sub- idiomas e Emscripten , eles puderam portar o mecanismo para JavaScript e WebGL em quatro dias.
Ao longo do tempo essa versão, teve varias atualizações significativas, incluindo ambientes destrutíveis aprimorados, dinâmica de corpo mole , simulação de grande multidão , funcionalidade iPod Touch , integração Steamworks , uma solução de iluminação global em tempo real, e 3D estereoscópico na Xbox 360 via TriOviz for Games Technology . O suporte ao DirectX 11 foi demonstrado com a demonstração do Samaritan , que foi revelada em 2011 e construída pela Epic Games em parceria com a NVIDIA, um dos outros ganhos da parceria com a  NVidia foi o recurso chamado PhysX (unidade de processamento de física) o qual da mais realismo aos games 3d.

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Unreal Development Kit ou unreal SDK
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A epic games, em novembro de 2009, lançou uma versão gratuita do UE3 ou unreal engine 3 como um SDK (kit de ferramentas de desenvolvimento), chamado Unreal Development Kit (UDK), disponível para o público em geral. O qual aumentou significativamente a popularidade da engine.
Em dezembro de 2010, foi atualizado para incluir suporte para criação de jogos e aplicativos para iOS.

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Unreal Engine 4
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A epic games em 2005, revelou que a quarta versão da engine estava em desenvolvimento desde 2003, porem a primeira exibição da engine ao publico so aconteceu em 2012, e seu lançamento oficial aconteceu em 2014 (dois anos depois da primeira exibição da engine), a quarta versão da unreal engine apresenta iluminação global utilizando voxel cone tracing, eliminando a iluminação pré-renderizada. Entretanto, essa característica foi substituída por um algoritmo similar, mas que consome menos recursos do computador. O UE4 também inclui novas características para desenvolvedores, a fim de reduzir o tempo de iteração, além de permitir a atualização do código C++ enquanto o motor está em funcionamento. O novo sistema de scripting visual, o "Blueprint" (sucessor do "Kismet", utilizado no UE3), permite um desenvolvimento mais rápido da lógica dos jogos usando C++. O resultado é a redução do tempo de iteração e uma menor distância entre artistas técnicos, designers e programadores. A engine foi inicialmente liberada para o publico por meio de um modelo de assinaturas, no mesmo ano em setembro, a Epic Games lançou o Mercado do Unreal Engine, permitindo aos assinantes do UE4 comprarem e venderem conteúdos criados pela comunidade de todas as formas e tamanhos. Além de todos os conteúdos anteriormente gratuitos, o novo mercado foi lançado com uma variedade de pacotes, incluindo ambientes em escala natural, acessórios, personagens, sons, materiais, malhas animadas, códigos C++ e diversos outros tipos de pacotes, como demonstrações gratuitas e tutoriais. E no mesmo mês a Epic games lançou o Unreal Engine 4 para escolas e universidades gratuitamente, incluindo cópias pessoais para estudantes matriculados em desenvolvimento de jogos digitais, ciências da computação, arte, arquitetura, simulação e programas de visualização.
Foi somente em março de 2015, que a Epic anunciou que lançaria o Unreal Engine 4, juntamente com todas as atualizações futuras, gratuitamente para todos os usuários.Em troca, a Epic estabeleceu uma programação de royalties seletiva, pedindo 5% da receita para produtos que ganham mais de US $ 3.000 por trimestre, além de estabelecer um Unreal Marketplace para usuários venderem conteúdo com a Epic. Na tentativa de atrair desenvolvedores do Unreal Engine, a Oculus VR anunciou em outubro de 2016 que pagará as taxas de royalties para todos os títulos Oculus Rift publicados em sua loja até os primeiros US $ 5 milhões de receita bruta por jogo.
Para se preparar para o lançamento do modo "Battle Royale" de free-to-play em Fortnite em setembro de 2017, a Epic teve que fazer várias modificações no Unreal Engine que o ajudaram a lidar com um grande número (até 100) conexões com o mesmo servidor enquanto ainda mantém alta largura de banda, e para melhorar a renderização de um grande mundo aberto no jogo. A Epic incorporará essas mudanças em futuras atualizações do Unreal Engine. Atualmente (ate o momento da edição desse topico) As plataformas que a unreal engine 4 pode criar games são: Microsoft Windows , macOS , Linux , SteamOS , HTML5 , iOS , Android , Interruptor Nintendo , PlayStation 4 , Xbox One , Magic Leap One e realidade virtual (SteamVR / HTC Vive , Oculus Rift , PlayStation VR , Google Daydream , OSVR e Samsung Gear VR ).

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Considerações finais sobre a engine:
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A unreal engine é uma das mais poderosas engines da atualidade, ela é atualmente gratuita com uma vasta gama de recursos, possui uma grande capacidade grafica, hoje a engine ja conta com suporte para criação de projetos tanto 2d como 3d, a engine possui um grande portifolio de games (incluindo jogos famosos) produzidos na engine.
A unreal engine possui em seu site oficial uma loja de recursos dos mais diversos para compra (so encontrei recursos pagos), essa engine tambem tem uma boa comunidade, alem de um vasto material de estudo sobre a engine, Esses fatores fazem ela ser uma das engines mais usadas tanto por empresas profissionais como por usuarios avançados.

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Referencias e sites para consulta:
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A engine desse topico foi uma sugestão dada pelo usuario Arnaldo, aqui do forum CRM (centro rpg maker), caso alguem queira dar uma sugestão de uma engine para eu escrever um topico, é so apresentar sua sugestão, e quanto a unreal engine, quem ja usou a engine e quiser falar sobre a sua experiencia com a engine, comenta ai no topico, o mesmo vale para duvidas, curiosidades e opiniões.

Grande Unreal, bons tempos quando eu tinha um PC que conseguia rodar.  :rick9:
Deu até uma certa nostalgia. Se não me engano, o UDK - não sei qual versão - vinha com um joguinho de exemplo ao estilo de Counter Strike, mas com robôs e veículos voadores. Depois que perdi os arquivos, nunca mais consegui encontrar o tal, metade na minha adolescência foi jogando aquilo nas madrugadas.


Saudades desse carinha.  :sad:

Enfim, gostei do tópico, razier. Você anda trazendo boas informações sobre essas engines. o/

Unreal é sem dúvidas uma das melhores engines para entusiastas ou estúdios profissionais. O fato da engine usar C++ pode soar intimidador para um usuário desprovido de habilidades na linguagem, mas você pode criar um jogo simples sem precisar tocar em uma linha de código com a engine.

Embora seja totalmente focada no 3D, ela ainda oferece um suporte bacana para jogos 2D. Ainda lembro do Paper2D na época, não sei como anda atualmente, mas considerando que 2D é simplesmente 3D em um único plano, não deve ter muita diferença.

A licença da engine é ótima também. Tem vários jogos excelentes feitos nela, como alguns da série Batman, Cyberdimension Neptunia e o próprio Fortnite.

Mesmo que você não possua as habilidades necessárias, eu fortemente sugiro explorar a engine. Afinal, você não aprenderá nada a menos que tente.




Sobre sugestões de outras engines, tem a CryEngine, Unity, Urho3d e Xenko Game Engine também.

Citação de: Corvo online 15/09/2018 às 16:31
Grande Unreal, bons tempos quando eu tinha um PC que conseguia rodar.  :rick9:
Deu até uma certa nostalgia. Se não me engano, o UDK - não sei qual versão - vinha com um joguinho de exemplo ao estilo de Counter Strike, mas com robôs e veículos voadores. Depois que perdi os arquivos, nunca mais consegui encontrar o tal, metade na minha adolescência foi jogando aquilo nas madrugadas.


Saudades desse carinha.  :sad:

Enfim, gostei do tópico, razier. Você anda trazendo boas informações sobre essas engines. o/

Corvo fico muito feliz que esteja gostando dos topicos da serie engines para games, ainda espero trazer mais topicos sobre engines, demorei um pouco para responder a mensagem, porque fui tentar descobrir o game que vinha com a UDK, acredito que pelo que vi na imagem e das proprias informações da engine, o game seja o unreal tournament 3, mas infelizmente ate o momento não achei nenhuma informação oficial que comprove com 100% essa afirmação  :rick9:.

Citação de: Sotelie online 15/09/2018 às 18:07
Unreal é sem dúvidas uma das melhores engines para entusiastas ou estúdios profissionais. O fato da engine usar C++ pode soar intimidador para um usuário desprovido de habilidades na linguagem, mas você pode criar um jogo simples sem precisar tocar em uma linha de código com a engine.

Embora seja totalmente focada no 3D, ela ainda oferece um suporte bacana para jogos 2D. Ainda lembro do Paper2D na época, não sei como anda atualmente, mas considerando que 2D é simplesmente 3D em um único plano, não deve ter muita diferença.

A licença da engine é ótima também. Tem vários jogos excelentes feitos nela, como alguns da série Batman, Cyberdimension Neptunia e o próprio Fortnite.

Mesmo que você não possua as habilidades necessárias, eu fortemente sugiro explorar a engine. Afinal, você não aprenderá nada a menos que tente.




Sobre sugestões de outras engines, tem a CryEngine, Unity, Urho3d e Xenko Game Engine também.

Sotelie gostei bastante do seu comentario sobre a engine, principalmente quanto ao grau de dificuldade de uso da engine que por ser mais conhecida por projetos profissionais acaba intimidando muitas pessoas, há muitos projetos interessantes sendo feitos pelos seus usuarios como os fans games de dragon ball e Crash Bandicoot feitos na unreal engine. A respeito dos games produzidos na engine na parte de referencias e sites para consulta coloquei um link com a lista de jogos profissionais feitos nas varias versões da engine. Quanto as sugestões todas são otimas, eu so não conhecia a Urho3d, fiz uma breve pesquisa e a achei interessante, e a colocarei na proxima atualização do topico da serie engines para game - lista de engines.