O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Remover as barras do Menu do Jogo [RPG Maker VX Ace]

Iniciado por OrangeFox, 17/10/2018 às 17:58

17/10/2018 às 17:58 Última edição: 18/10/2018 às 16:16 por Corvo
Olá, venho aqui encarecidamente na tentativa de resolver um problema no qual tenho tido dificuldades para solucionar. Não entendo muito bem de script e tenho visitado vários sites, até mesmo sites em inglês, mas nada, falam apenas sobre o RPG Maker MV. Pois então, chega de papo. Não estou conseguindo remover a barra de atributos do personagem, o HP e MP, especialmente o HP. Quero somente deixar os números. Existe alguma maneira de fazer isso? Bom, desde já, obrigado.

ᚨᛚᚠᚨ

Poste um link informando qual script você usou para alterar o menu, pois essa modificação precisa ser feita direto no código. Se tiver apenas alterado o padrão, poste o código que você modificou. De toda forma o método padrão responsável por criar as barras está na Window_MenuStatus.

Citação de: Corvo online 17/10/2018 às 18:28
Poste um link informando qual script você usou para alterar o menu, pois essa modificação precisa ser feita direto no código. Se tiver apenas alterado o padrão, poste o código que você modificou. De toda forma o método padrão responsável por criar as barras está na Window_MenuStatus.
Eu usei o Yanfly Ace Menu Engine, graças ao script, eu consegui trocar a posição das janelas do menu. E mais uma coisa, não consegui achar nenhuma solução pelo Window_MenuStatus. Caso você conseguia explicar mais detalhadamente, agradeço e obrigado por comentar.
ᚨᛚᚠᚨ

Ah, o Yanfly. Sempre arrumando treta.  :=|:

Bom, fucei ali e achei melhor fazer essa edição na Window_Base. Há dois métodos responsáveis por criar essa janela de status: draw_actor_mp e draw_actor_hp. Respectivamente, elas criam os atributos dos personagens incluindo a barrinha e os números. Dentro desses métodos existem dois comandos responsáveis por criar as barras: draw_gauge. Tudo o que você precisa fazer é identificar esses comandos e incluir um # no início deles para inutilizar a linha.

Porém, se você simplesmente fizer isso as barrinhas vão sumir tanto do menu quanto da batalha. Para evitar esse problema, criamos duas cópias - uma de cada - que irão criar as janelas mostrando - ou não - as barras. Depois, no método draw_actor_simple_status - responsável por jogar isso tudo no menu - alteramos a chamada para nossas cópias modificadas.

Não sei se a explicação ficou clara, mas em todo caso é só incluir o código a seguir no seu jogo abaixo do script que modifica o menu. Estude o mesmo e compare com o Window_Base original, só pra garantir. Ah, acho que não terá incompatibilidade alguma, mas tratando-se do Yanfly nunca se sabe.

#==============================================================================
# ** Window_Base
#------------------------------------------------------------------------------
#  This is a super class of all windows within the game.
#==============================================================================

class Window_Base < Window
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Draw HP
  def draw_actor_hp_without_bar(actor, x, y, width = 124)
    #draw_gauge(x, y, width, actor.hp_rate, hp_gauge_color1, hp_gauge_color2)
    change_color(system_color)
    draw_text(x, y, 30, line_height, Vocab::hp_a)
    draw_current_and_max_values(x, y, width, actor.hp, actor.mhp,
      hp_color(actor), normal_color)
  end
  # * Draw MP
  def draw_actor_mp_without_bar(actor, x, y, width = 124)
    #draw_gauge(x, y, width, actor.mp_rate, mp_gauge_color1, mp_gauge_color2)
    change_color(system_color)
    draw_text(x, y, 30, line_height, Vocab::mp_a)
    draw_current_and_max_values(x, y, width, actor.mp, actor.mmp,
      mp_color(actor), normal_color)
  end
  # * Draw Simple Status
  def draw_actor_simple_status(actor, x, y)
    draw_actor_name(actor, x, y)
    draw_actor_level(actor, x, y + line_height * 1)
    draw_actor_icons(actor, x, y + line_height * 2)
    draw_actor_class(actor, x + 120, y)
    draw_actor_hp_without_bar(actor, x + 120, y + line_height * 1)
    draw_actor_mp_without_bar(actor, x + 120, y + line_height * 2)
  end
end

Incluir o # é melhor que apagar a linha, pois se der problema é só remover esse caractere.

Corvo... Cara... Tu resolveu um problema que tava me atormentado cara... Cara........ Muito obrigado! Corvo ganhou +1G!
ᚨᛚᚠᚨ