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Lag em Mapeamento Parallax

Iniciado por MrDopeFreshness, 25/10/2018 às 17:56

25/10/2018 às 17:56 Última edição: 25/10/2018 às 19:39 por Corvo
Olá a todos,

Bom, estou com a ter algum lag nos mapas que usam o mapeamento parallax. Estou usando o plugin BindPictureToMap para o mapeamento parallax, os plugins do Galv para criar movimento e animação diagonal do personagem e o Yanfly Region Effects para alterar o SE conforme o piso.

Já tentei comprimir as imagens parallax, porém o problema continuou. O número de eventos em cada mapa é muito reduzido, por isso duvido que o problema neste caso seja os eventos.
Tentei também usar plugins de preload mas sem sucesso.


Qualquer ajuda é bem-vinda, obrigado!  :ok:

1) Se puder, troque o plugin do Yanfly por outro com a mesma função, mas de outro autor. Os códigos dele não são muito bem otimizados, usá-los em mecânicas que já são relativamente pesadas vai te trazer problemas cedo ou tarde.

E bem, lag pode ser gerado por vários fatores. Muitos eventos, mapas grandes. Eu recomendo que você se livre também desse BindPictureToMap. Não há necessidade de usar esse tipo de código - se ele somente fixa as imagens. Você pode incluir um "!" no nome do respectivo arquivo, por exemplo: !Terreno_Mapa000.png. Aliás, essa função é direcionada às imagens de parallax, mas creio que funcione para imagens comuns também. O jeito é testar.

Citação de: Corvo online 25/10/2018 às 18:03
1) Se puder, troque o plugin do Yanfly por outro com a mesma função, mas de outro autor. Os códigos dele não são muito bem otimizados, usá-los em mecânicas que já são relativamente pesadas vai te trazer problemas cedo ou tarde.

E bem, lag pode ser gerado por vários fatores. Muitos eventos, mapas grandes. Eu recomendo que você se livre também desse BindPictureToMap. Não há necessidade de usar esse tipo de código - se ele somente fixa as imagens. Você pode incluir um "!" no nome do respectivo arquivo, por exemplo: !Terreno_Mapa000.png. Aliás, essa função é direcionada às imagens de parallax, mas creio que funcione para imagens comuns também. O jeito é testar.

Olá!  :XD:

Me desculpe mas fiquei um pouco confuso com a ideia de incluir o "!" no nome do ficheiro. Depois incluir esse prefixo como devo proceder?

Se a regra for válida para imagens como é para panoramas, é só isso. Por exemplo, se você inclui esse caractere em determinado panorama ele não irá se movimentar como os outros. Logo, a imagem só precisaria ter o mesmo tamanho do mapa para ser mantida no lugar exato.

25/10/2018 às 18:33 #4 Última edição: 25/10/2018 às 18:36 por MrDopeFreshness
Citação de: Corvo online 25/10/2018 às 18:25
Se a regra for válida para imagens como é para panoramas, é só isso. Por exemplo, se você inclui esse caractere em determinado panorama ele não irá se movimentar como os outros. Logo, a imagem só precisaria ter o mesmo tamanho do mapa para ser mantida no lugar exato.

Não funcionou. Pensei que o problema fosse do BindPictureToMap mas mesmo com ele desativado, o problema continua.

Ahh, e esqueci de mencionar algo que pode ser importante: Estou utilizando o plugin Yanfly Core Engine para mudar a resolução da tela, que no caso configurei para 1024x800.

25/10/2018 às 18:40 #5 Última edição: 25/10/2018 às 18:41 por Corvo
Certo, então de quanto lag estamos falando? O MV também exige mais da máquina que seus predecessores. E qual o tamanho do mapa? Usando meu notebook como base - que é bem lerdo -, mapas acima de 20x20 [tiles] já começam a causar problemas. E há outros plugins sendo executados paralelamente? Eventos comuns? Lag também é relativo, testou em outras máquinas?

Dependendo do nível, não tem muito o que fazer.

RPG Maker MV é Muito Lento
É normal o RPG Maker MV ser tão lento?


Bom, dois plugins do Yanfly, já descobrimos metade do problema. Agora, um deles está sendo usado pra aumentar a resolução, esta aí a outra metade.

25/10/2018 às 18:52 #6 Última edição: 25/10/2018 às 18:53 por MrDopeFreshness
Citação de: Corvo online 25/10/2018 às 18:40
Certo, então de quanto lag estamos falando? O MV também exige mais da máquina que seus predecessores. E qual o tamanho do mapa? Usando meu notebook como base - que é bem lerdo -, mapas acima de 20x20 [tiles] já começam a causar problemas. E há outros plugins sendo executados paralelamente? Eventos comuns? Lag também é relativo, testou em outras máquinas?

Dependendo do nível, não tem muito o que fazer.

RPG Maker MV é Muito Lento
É normal o RPG Maker MV ser tão lento?


Bom, dois plugins do Yanfly, já descobrimos metade do problema. Agora, um deles está sendo usado pra aumentar a resolução, esta aí a outra metade.

Então o problema parece estar nos plugins do yanfly...
Será que se eu substituir os plugins do Yanfly por outros com a mesma função irá resolver o problema?
Bem, o meu processador é um i5, penso que deveria suportar com o tamanho do mapa que é 25x18 e outro que é 30x18.
Abaixo estão todos os plugins que tenho no projeto (os que estão desligados serão provavelmente para uso futuro).
https://imgur.com/eL124aw

Mesmo que não resolva esse problema especificamente, removê-los irá evitar problemas futuros. Se o Core só estiver mexendo na resolução, use o Community Basic que vem junto com a engine, o de sons pros passos é fácil encontrar.

E aparentemente você está usando um sistema de iluminação além do parallax, certo? Eles também são bem pesadinhos.

Citação de: Corvo online 25/10/2018 às 18:59
Mesmo que não resolva esse problema especificamente, removê-los irá evitar problemas futuros. Se o Core só estiver mexendo na resolução, use o Community Basic que vem junto com a engine, o de sons pros passos é fácil encontrar.

E aparentemente você está usando um sistema de iluminação além do parallax, certo? Eles também são bem pesadinhos.

Não implementei ainda o sistema de iluminação, talvez futuramente.
Desativei os dois plugins do yanfly e o problema continua.  :sad:

Aí volto com a pergunta: de quanto lag estamos falando? Pro MV, um pouco é normal, infelizmente.

Citação de: Corvo online 25/10/2018 às 19:17
Aí volto com a pergunta: de quanto lag estamos falando? Pro MV, um pouco é normal, infelizmente.

Sempre que o personagem dá um passo o jogo congela, basicamente.

Fala fera! Olha o que eu costumo fazer é deixar os plugins do yanfly sempre no topo...
Caso não resolva, verifica se seus eventos paralelos tem algum "wait" chamado neles. Se colocar um wait de 6 seg. por exemplo, já reduz bastante o trabalho da engine, visto que vai verificar esse evento 10 vezes por segundo, ao invés de 60 vezes.

Quanto ao parallax, já tive bastante problema de lag. Mas o que mais me ajudou nessa área foi o Galv Layers. Nunca tive problemas de lag com esse plugin para parallax. Já vi muitas reclamações em sites gringos desse bindpictures, com relação a lag.

Quanto a imagem que você está usando para o mapa, tente comprimi-la nesse site https://www.giftofspeed.com/png-compressor/
O tamanho dela vai ficar muito menor e quase não é possível notar perca de qualidade. Experimente, fazer parallax com imagens comprimidas, mesmo sem uso de plugin já ajuda muito. Teve Problemas que já resolvi só de comprimir as imagens(se quiser, comprima também os tilesets. Na verdade te aconselho a comprimir toda imagem que você tiver aí no projeto.).
Espero poder ter te ajudado!


Citação de: Eliaquim online 25/10/2018 às 19:25
Fala fera! Olha o que eu costumo fazer é deixar os plugins do yanfly sempre no topo...
Caso não resolva, verifica se seus eventos paralelos tem algum "wait" chamado neles. Se colocar um wait de 6 seg. por exemplo, já reduz bastante o trabalho da engine, visto que vai verificar esse evento 10 vezes por segundo, ao invés de 60 vezes.

Quanto ao parallax, já tive bastante problema de lag. Mas o que mais me ajudou nessa área foi o Galv Layers. Nunca tive problemas de lag com esse plugin para parallax. Já vi muitas reclamações em sites gringos desse bindpictures, com relação a lag.

Quanto a imagem que você está usando para o mapa, tente comprimi-la nesse site https://www.giftofspeed.com/png-compressor/
O tamanho dela vai ficar muito menor e quase não é possível notar perca de qualidade. Experimente, fazer parallax com imagens comprimidas, mesmo sem uso de plugin já ajuda muito. Teve Problemas que já resolvi só de comprimir as imagens(se quiser, comprima também os tilesets. Na verdade te aconselho a comprimir toda imagem que você tiver aí no projeto.).
Espero poder ter te ajudado!

Meu amigo, você me ajudou muito hein! Colocando o "Wait" maior solucionou o problema, o jogo esta rodando normal.  :XD: :wow:

Muito obrigado a você e ao Corvo pelo tempo e ajuda que me forneceram!