O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como crio uma nova opção no título de RPG Maker VX Ace, para dar a uma novel?

Iniciado por RodLego10, 26/10/2018 às 08:29

Eu estava querendo criar um opção no título de RPG Maker VX Ace, em que basicamente, iria abrir tipo um texto.  :waitwhat:
Era tipo um romance dentro do jogo, em que daria para "começar um novo jogo" ou seja jogar, e daria para "ler romance" e abriria umas páginas escritas ou alguma imagem, provavelmente com música também (para entrar no clima kk).  :ded:
Eu sei que parece algo estranho e bizarro, mas também poderia ser um outro jogo, tipo daria para jogar um jogo ou jogar outro, como encaminhar o jogador a um outro mapa, ou algo assim, se clicar em outra opção.  :wow:
(eu realmente tenho dificuldade em explicar)

Eu já adicionei a opção no script, mas só foi o nome mesmo, não sei como adicionar a parte mais difícil.  :o:):  :T.T:
Por favor alguém me ajude.

Resumindo bastante, queria fazer basicamente uma novel no jogo, através de uma nova opção no menu.

Por favor me ajude! :*-*:

:silencio:

Defina novel. Se você já incluiu a opção no script imagino que já programa um pouco, certo? Pela sua descrição, você precisa que uma cena como esta tenha uma opção na tela de título. Se sim, é fácil. Onde você adicionou o nome - fala da opção(?) -, basta mudar a referência para a cena do script. Porém, como a tela de título não carrega os dados salvos, precisaria editá-la ou permitir que os tópicos dela sejam desbloqueados já no início.

Eu realmente sou bem iniciante nos scripts, só coloquei o nome da opção que literalmente é "novel" e tentei criar um script para essa opção, mas... eu não sei fazer isso...   :ded:

Bem, oque eu quero fazer é algo tipo Danganronpa, você tem opção de ler uma novel no menu do jogo (no caso voce consegue isso depois de fazer todo o jogo, mas eu não quero isso, quero logo de cara [até porque é mais fácil, eu acho])!  :fifufi:

E como eu edito a tela de título mesmo...?

Me desculpe por ser tão dificil...!

Recomendo uma tela de título por eventos, assim você poderá modificar ao seu gosto sem ter um bom conhecimento da linguagem da engine.
Dê uma olhada no funcionamento deste.

Ok, é basicamente o que o script faz. Antes de tudo peço que baixe a demo do mesmo, dê uma olhada nas configurações e entenda como usar a cena para incluir seu texto e suas imagens. Feito isso, adicione o seguinte código:

#==============================================================================
# ** Scene_Title
#------------------------------------------------------------------------------
#  This class performs the title screen processing.

class Scene_Title < Scene_Base
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Create Command Window
  def create_command_window
    @command_window = Window_TitleCommand.new
    @command_window.set_handler(:new_game, method(:command_new_game))
    @command_window.set_handler(:continue, method(:command_continue))
    @command_window.set_handler(:novel, method(:command_novel))
    @command_window.set_handler(:shutdown, method(:command_shutdown))
  end
  # * [Novel] Command
  def command_novel
    close_command_window
    SceneManager.call(Encyclopedia)
  end
end
# ** Window_TitleCommand
#------------------------------------------------------------------------------
#  This window is for selecting New Game/Continue on the title screen.

class Window_TitleCommand < Window_Command
  # * Create Command List
  def make_command_list
    add_command(Vocab::new_game, :new_game)
    add_command(Vocab::continue, :continue, continue_enabled)
    add_command("Novel", :novel)
    add_command(Vocab::shutdown, :shutdown)
  end
end

Nele, fizemos o seguinte. Primeiro criamos o método command_novel para chamar a tela de textos. Depois, referenciamos essa opção com a linha @command_window.set_handler(:novel, method(:command_novel)), agora o script sabe qual método chamar quando a opção for selecionada. Essas edições ocorreram na Scene_Title, a tela de título.

A janela de opções é configurada separadamente no Window_TitleCommand. Ali só incluímos a linha add_command("Novel", :novel) para que a opção seja desenhada na tela. Resultado:

Spoiler
[close]

A sugestão do ~Vici também é muito boa. Sistemas por eventos são excelentes para começar a entender o funcionamento do programa.