O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Criando Ciclos

Iniciado por Corvo, 15/11/2018 às 12:27


Criando Ciclos


O Que é um Ciclo?
Um ciclo, na programação, é um trecho de código a ser executado repetidamente. Imagine a seguinte situação: no quintal de sua casa há uma macieira. Muitas das frutas já amadureceram e caíram, sua tarefa é recolher todas as maçãs do chão. Pode-se representar essa atividade com um ciclo:

Atividade: Recolher uma maçã.

    Após recolher a maçã, ainda existem frutas no chão?
        Se sim, repetir a atividade.
        Se não, a tarefa foi concluída.


Perceba como o problema foi resolvido individualmente, para facilitar. Não pense em recolher todas as maçãs. Recolha uma e veja o que acontece. É preciso repetir a ação ou o trabalho terminou?


Ciclos no RPG Maker:
Todas as versões da engine possuem um comando chamado Loop ou Iniciar Ciclo. Sua função é a mesma exemplificada acima. Veja:


No início do ciclo, realizamos uma ação. Coletamos uma maçã, logo o número de maçãs a serem coletadas reduz. Então verificamos ainda há frutas no chão. Se sim, o ciclo se repete. Se não, terminamos o trabalho usando o comando Break Loop. Agora fica claro que, para criarmos um loop, precisamos considerar duas coisas:

A ação a ser executada.
Uma condição de saída. Isto é, algo que indique quando o ciclo termina. Se um ciclo for iniciado sem essa condição, ele será executado infinitamente. Em outras palavras, seu sistema não funciona e o jogo trava.



Qual a Utilidade dos Ciclos?
Em RPGs praticamente tudo utiliza algum tipo de ciclo. Nas batalhas, alternam-se os turnos até que todos os inimigos ou jogadores estejam mortos. Para recuperar a saúde de um personagem, ela é aumentada até que seu valor atual seja igual ao seu valor máximo. Mesmo na movimentação, se um personagem se move automaticamente em determinada direção ele irá se mover enquanto nenhum obstáculo impedi-lo.



É um comando bastante útil, mas que deixamos de lado por ignorância ou mesmo por falta de curiosidade. Eu mesmo aprendi a usar loops nos códigos antes de usar esse comando por eventos. Ou seja, ao menos cinco anos usando a ferramenta sem me dar conta da utilidade. O mesmo aconteceu com o comando Selecionar Item. Eles acabam sendo bastante úteis quando você se acostuma com eles. o/