O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Id de região e variáveis

Iniciado por hategum rpg, 23/12/2018 às 10:44

23/12/2018 às 10:44 Última edição: 23/12/2018 às 18:16 por Corvo
Como faz para usar uma região em uma variável? Tipo eu faço uma variável com a informações id região, e dou um x e um y, ai que número vai dar? Tenho que marcar com números diferentes? Como posso usar quando o terreno for outro numero? Tem um tutorial sobre isso?

Utilizando o comando por eventos Informação de Posição e escolhendo a opção ID da Região, tu designa uma variável para armazenar o ID de região do tile que tu especificar, seja por meio de coordenadas X e Y, seja diretamente. Por exemplo, se no mapa o tile X 10 Y 12 está marcado com a região 15, escolhendo uma variável para armazenar o ID dessa região, ela guardará o valor 15.
Eu não lembro de ter visto tutorial, e até me voluntariaria para escrever um, mas o uso para isso são infinitos, há muitos sistemas que podem tirar proveito disso.

Blz, entendi aqui.
Aguardando um tutorial, tipo batalha naval, campo minado ... :noel:

Citação de: hategum rpg online 23/12/2018 às 11:11
[...] Aguardando um tutorial, tipo batalha naval, campo minado ... :noel:
Então, há muitos usos, porém acho que esses não são alguns deles. Para batalha naval ou campo minado tu teria que ter os tiles vazios em um primeiro momento e após gerar o mapa tu ter, potencialmente, dois valores em cada tile: que está vazio ou que contém um barco/mina. As regiões representam somente um valor, e uma vez que tu atribui ela a um tile, não consegue mudar in game. Ou seja, sendo a região 1 como mina e a região 0 como vazio, um tile com ID de região 0 sempre será 0, assim na segunda jogada o jogador já saberá onde tem mina e onde não tem. Aí eu acho que seria o uso de eventos mesmo, levando em conta que estamos desconsiderando o uso de códigos.

Citação de: hategum rpg online 23/12/2018 às 11:11
Blz, entendi aqui. [...]
Pode trancar?  :lock:

Entendi, porém ao mover o evento ele sairia da coordenada que estava anteriormente, então eu marcando o mapa com id de região tenho pontos fixos, ai posso fazer com que a posição do evento no mapa tenha um ponto inicial, mas esses são pro meu projeto, vi aqui que a contagem começa no zero...eu testei de maneira direta e funciona, com o valor posso atribuir uma função a ele, e já é uma coisa boa. Pode trancar sim mas e com as variáveis x e y, são de jogador ou imagens?

Citação de: hategum rpg online 23/12/2018 às 11:51
[...] Pode trancar sim mas e com as variáveis x e y, são de jogador ou imagens?
Se restou dúvida, não posso trancar. Não entendi a pergunta. Como assim de jogador ou imagens?

 :blink: é que tem várias funções aqui no obter informação, marcador de terreno, id do evento, id da peça camada 1~4  que não sei o que faz...
Sobre as variáveis de x e y  são coordenadas, digamos x e y  pode ser um numero que esta na coordenada do jogador , a variável id de região vai me dar qual número?

É, para adquirir a informação da posição de um tile tu pode usar, ao invés de designação direta, duas variáveis que seriam o X e o Y do tile a ser estudado para colheita da informação. Para colher a informação do tile em que o jogador está tu teria que definir uma variável para guardar o X do jogador, outra para guardar o Y e então usá-las no comando Informação de posição.

Quanto às informações que podem ser obtidas:
Tag de terreno: Tu define uma tag com valores de 0 a 7 para cada tile na aba Tilesets do Banco de dados. Esta opção informará qual valor foi definido para o tile naquela posição. Por padrão, o valor da tag de terreno é 0.
ID do evento: ID do evento que estiver na posição informada. Se não houver nenhum evento, informará o valor 0.
ID do tile (camada 1 a 4): Cada tile tem um valor usado pelo programa para ler o mapa e desenhá-lo na execução do jogo. O primeiro tile do tileset A1 tem o ID igual a 0, o segundo, 1, e assim por diante. As camadas referem-se a:
- Camada 1: Terreno (primeira metade do tileset A2, tilesets A3, A4 e A5) e água (tileset A1);
- Camada 2: Decoração (segunda metade do tileset A2);
- Camada 3: tiles dos tilesets B, C, d ou E colocados na camada de baixo;
- Camada 4: tiles dos tilesets B, C, d ou E colocados na camada de cima.
ID da região: ID da região que estiver na posição informada. Se não houver nenhuma região, informará o valor 0.

 :hm: só não entendi essa parte de camada de cima e camada de baixo, como assim segunda metade do a2?

Porque os A2 têm a primeira metade que são terrenos e a segunda metade, à direita, que geralmente são tiles de grama, mesas, tapetes, cercas... eles são colocados em camadas acima do terreno. Pode reparar que colocando qualquer uma daquela grama ou certa, o tile de terreno não muda.


Verdade  :lol: nossa tantos tiles que coloquei na posição errada... Passou despercebido, :facepalm:
Enfim vlw acho que dá pra fazer um sistema aqui :lock: