O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como faço para colocar múltiplas cutscenes no mesmo mapa?

Iniciado por Murilo11321, 09/01/2019 às 01:55

oi tenho uma duvida e gostaria de ajuda.
queria saber como posso fazer um sistema onde eu passo por um mapa, e depois quando volto nele ativar uma cena automatica.

exemplo:
estou andando por uma casa, passo pelo hall e vou até a cozinha, ai quando saio da cozinha ativa uma cena no hall

bem se alguém puder me ajudar, desde já grato

Primeiramente, você poderia ter indicado qual engine esta utilizando.

Citação de: Murilo11321 online 09/01/2019 às 01:55
oi tenho uma duvida e gostaria de ajuda.
queria saber como posso fazer um sistema onde eu passo por um mapa, e depois quando volto nele ativar uma cena automatica.

exemplo:
estou andando por uma casa, passo pelo hall e vou até a cozinha, ai quando saio da cozinha ativa uma cena no hall

bem se alguém puder me ajudar, desde já grato

Você teria que usar uma Switch para ativar o evento comum que esta com a sua cutscene. Neste evento comum deixe a condição de inicio esteja inicio paralelo e uma switch condicional (pode ser qualquer uma).
Vou pegar o seu exemplo:
Primeiramente personagem passa pelo hall e depois vai para a cozinha até aqui esta tudo bem.
No evento que irá teletransportar o personagem de volta para o hall, você coloca um controle de Switch para ativar a switch que habilita a execução do evento comum que esta a cutscene. Se você não quiser que a cuscene se repita basta criar uma nova pagina no evento de teletransporte da cozinha para o hall sem o codigo de ativação da switch.

Acabamos por aqui espero ter ajudado!

KEL
Viberlux (dev pause)

Olá murilo.
De fato, saber a engine que você está usando nos ajuda a te ajudar, mas seu sistema pode ser feito da mesma forma em todas elas. Como  o Lunno explicou acima, você só precisa de switches:

09/01/2019 às 11:14 #3 Última edição: 09/01/2019 às 15:33 por Zaggojhon
Ah desculpa eu real esqueci mesmo de adicionar a engine, mas eu to usando o vx ace

enfim, acho que entendi vou tentar, muito obrigado.

duvida rapida
quando tu fala de switch condicional, seria o mesmo que switch local?
porque eu consegui resolver meu problema assim ó

fiz certo?

09/01/2019 às 11:53 #4 Última edição: 09/01/2019 às 12:02 por Lunno Maaka
Citação de: Murilo11321 online 09/01/2019 às 11:14
[...]
duvida rapida
quando tu fala de switch condicional, seria o mesmo que switch local?
porque eu consegui resolver meu problema assim ó

fiz certo?

Sim esta certo. Eu te recomendo a colocar o controle de switch para desligar a 'Cena 2' na ultima do evento comum que é ativado com essa switch para evitar erros da cutscene não ser executada corretamente no lugar de usar outro evento.
KEL
Viberlux (dev pause)

Citação de: Lunno Maaka online 09/01/2019 às 11:53
Sim esta certo. Eu te recomendo a colocar o controle de switch para desligar a 'Cena 2' na ultima do evento comum que é ativado com essa switch para evitar erros da cutscene não ser executada corretamente no lugar de usar outro evento.

como assim, desculpa eu nao entendi

no caso colocar pra desligar na ultima pagina?

Sim, no evento em que você desliga a cena 2 seria melhor se desligasse na segunda página.
Entenda que o evento ocorre inteiro quando ativado. A switch da "Cena 2" vai ligar e já desligar rapidamente, mesmo que a mensagem não seja executada corretamente.
Pra evitar esse erro, ative uma switch local e desative a Cena 2 na nova página.
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

10/01/2019 às 03:07 #7 Última edição: 10/01/2019 às 07:38 por Lunno Maaka
Desculpe por eu ter demorando tanto para te responder. Eu estava com problemas de internet. :ded:

Citação de: Murilo11321 online 09/01/2019 às 12:47
[...]

no caso colocar pra desligar na ultima pagina?

Você poderia colocar coloca dessa forma:

Assim o proprio evento vai se desativar sozinho sem a nescessidade de criar outra pagina.
Eu usei um evento comum pois ele não depende do mapa em que jogador esta por isso te aconselho a usar também. De qualquer forma, um evento no mapa também funcionaria mas ele pararia se você colocasse o teletransporte antes das linhas que executa a sua cutscene.

ou você poderia usar o exemplo que o Zaggojhon te explicou:
Citação de: Zaggojhon online 09/01/2019 às 15:37
Sim, no evento em que você desliga a cena 2 seria melhor se desligasse na segunda página.
Entenda que o evento ocorre inteiro quando ativado. A switch da "Cena 2" vai ligar e já desligar rapidamente, mesmo que a mensagem não seja executada corretamente.
Pra evitar esse erro, ative uma switch local e desative a Cena 2 na nova página.

Ambas as formas funcionam perfeitamente.
KEL
Viberlux (dev pause)

Muito obrigado por todas as dicas, me serviram demais, e eu finalmente tirei todas as minhas duvidas.
voces são demais, muito obrigado mesmo!