O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O RPG - The Elder Scrolls

Iniciado por B.loder, 15/02/2013 às 12:59

The Elder Scrolls

The Elder Scrolls e o RPG

The Elder Scrolls é uma série já muito conhecida por muitos, mas atingiu o ápice da fama com o quinto representante, Skyrim. Provavelmente o motivo de eu fazer essa matéria ainda é desconhecido por vocês, então explicarei: Não apenas esta série, mas também outras estão cada vez mais aproximando o RPG eletrônico do famoso e clássico RPG de mesa. Jogos como Dragon Age e Fable permitem que você tome certas decisões e altere a história, mas alguns poucos como Skyrim permitem que você crie sua própria história.

O Mundo É Seu

Em jogos como Skyrim e Oblivion temos um mundo que se desenrola conforme você passa por ele, você pode até ser o escolhido, mas você não precisa fazer o que eles querem. Você pode simplesmente ignorar o fato de ser o único capaz de salvar o mundo e se tornar um grande mago ou um assassino habilidoso e trazer seu clã para a glória. E essa é sem dúvida uma das coisas mais divertidas de jogos assim, você é o que quer, você faz o que quer.

Além de em diversos momentos você poder decidir o destino do jogo com escolhas, você também pode ignorar missões e matar pessoas aleatoriamente, se tiver vontade. E é nesse aspecto que encontramos cada vez mais semelhanças entre os RPG's de mesa e os RPG's atuais, a capacidade de explorar o mundo quando tiver vontade. Cabe também mencionar o que uma avaliação de Skyrim falou, para cada jogador há uma experiência completamente nova e diferente.

The Elder Scrolls Online

Algo que facilmente se destaca como diferença entre o RPG eletrônico e de mesa é a capacidade de jogar com amigos enquanto explora o mundo, e é por isso que deposito minhas esperanças no jogo que será lançado em julho de 2013. Skyrim e Oblivion são jogos incrivelmente divertidos, e que com modo online jamais deixariam de ser jogados, se The Elder Scrolls Online seguir o mesmo estilo, teremos o mais próximo de um rpg de mesa possível.

Roteiro

Uma das coisas em que a série se destaca é no estilo de roteiro, que lembra os antigos D&D e a série de livros Senhor dos Anéis. Muitos RPG's deixaram o estilo medieval fantástico para trás, e jamais podemos considerar isso como algo ruim, porém quando vemos um jogo que se mantém tão fiel a tentativa de transformar um jogo eletrônico em um RPG de mesa podemos esperar apenas pelo melhor.

Outro motivo pelo qual a série fez fama é o número de histórias paralelas de qualidade. Basicamente existem vários clãs diferentes aos quais o jogador pode se unir: magos, ladrões, assassinos, guerreiros e muitos outros. Sempre haverá grupos para os quais entrar e cumprir as mais variadas missões paralelas.

Conclusão

Ao jogar podemos aprender muitas coisas que ajudarão quando formos criar nosso próprio RPG, e uma das coisas que aprendi com a aclamada série The Elder Scrolls é que quanto mais você conseguir envolver o jogador, melhor. E também pude ver várias maneiras de se conquistar isso, uma delas é dar ao jogador liberdade, mesmo que essa liberdade se resuma a fazer diversas quests secundárias interessantes, já vai fazer uma grande diferença.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Sou fan da saga, joguei todos os jogos da saga principal, e agora estou no aguardo do ESO, boa matéria, não li tudo mas é boa :P
Para mim o mais próximo do RPG de Mesa são os da série TES, e concordo com tu, o ESO será o mais próximo de todos ^^
E sabia que o maior mapa do mundo dos games é o do TES II Daggerfall? pelo fato dele englobar quase toda Tamirel, e provavelmente será superado pelo ESO, já que o ESO engloba toda Tamirel.

Bem, TES é uma série incrivel. Uma das coisas que chama bastante a atenção é a forma de passar de level, eliminando o "clichê" da experiência.
Mas, Skyrim não é o "melhor" dos TES, nunca zerei o Daggerfall, mas a história dele é tão incrivel e complicada quanto Skyrim. E não podemos esquecer do Morrowind, que mistura fantasia steampunk de uma forma muito interessante, eu nunca pensei que anões seriam gênios que gostam de construir máquinas á vapor.

Acho que o sucesso de Skyrim se dá pelo fato da boa qualidade gráfica, em roteiro, ele perde para as outras séries; se a Bethesda (acho que se escreve assim lol) fizesse um remake de Daggerfall com os graficos de Skyrim ou Oblivion, iria fazer bastante sucesso.

Bem, um fato, é que a Bethesda nunca será esquecida, até porquê, como esquecer a criadora de grandes titulos como TES e Fallout(se não me engano, foi criado por ela).

Há, não podemons esquecer da forma que eles escondem a 4° na série, a Metafisíca de TES é incrivel. No momento, só achei algo que falasse da Metafisica do Morrowind, caso se enteressem a ler aqui
...

The Elder Scrolls é realmente uma série épica, e que vale a pena ser lembrada. Um dos fatores que eu mais aprecio na série é a exploração e os detalhes do mundo. Cada pequeno lugar tem uma história para contar, desde uma fortaleza assombrada pelos fantasmas de seus prisioneiros que morreram numa enchente, até um pequeno buraco numa colina com um corpo de um soldado, um crânio de Troll e um bilhete. Se você dedicar sua jogatina apenas a explorar o mundo do jogo ela será tão completa quanto a de qualquer outro jogo com um plano fixo.

@LeonMM
Na verdade o maior mapa do mundo dos games é do The Elder Scrolls: Arena, que engloba toda Tamriel. Daggerfall fica até pequeno perto do Arena.

@Danka
Morrowind realmente é uma das melhores ambientações da série. Aconselho você jogar a DLC Dragonborn, que dá um gostinho da ambientação de Morrowind de volta, deixando você explorar Solstheim novamente.

Que a benção de Talos recaia sobre todos vocês! Daric, Arquimago do Colégio de Winterhold

20/02/2013 às 04:57 #4 Última edição: 20/02/2013 às 04:59 por LuaKawamari
perdao cara mas isso ai e texto de new age rpg gamer xd

o que você atribuiu à TES é basicamente o padrão do wrpg xd
serio meow
"The Flames will consume your black body...But your soul remains white"

[user]LuaKawamari[/user]
Sim, eu me refiro aos rpg's ATUAIS, e mesmo que não me referisse, os rpg's antigos apesar de serem incrivelmente bons, não tem TODA a liberdade de jogos como Skyrim ou a série TES em geral. E padrão WRPG? Sinto muito, mas só eu não conheço outros rpg's ocidentais que tenham tanta liberdade quanto qualquer TES? Se estou errado, por favor me corrija, mas jogos como Dragon Age, Mass Effect e Fable são MUITO mais limitados que Skyrim.

No geral é isso, e obrigado a todos que comentaram.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Você fala de liberdade no enredo? Porque Planescape: Torment (1999) ESTUPRA a série TES inteirinha, por exemplo.

Não desmereço a liberdade que TES oferece porém não é nada tão inovador assim se você olhar o padrão de WRPG de sempre, que SEMPRE buscaram se assemelharem aos RPGs de mesa dando mais liberdade (e interpretação), coisa que TES faz hoje em dia, mas que não é nenhuma revolução propriamente dita.
"The Flames will consume your black body...But your soul remains white"