O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

(Dúvida) Músicas estilo SNES e Softwares recomendados

Iniciado por HirotoGS, 09/02/2019 às 14:40

09/02/2019 às 14:40 Última edição: 09/02/2019 às 22:03 por HirotoGS
 Olá, não sei dúvidas em relação a sonoplastia cabem aqui, mas aí vai: existe algum software específico para fazer músicas no estilo SNES, como Chrono Trigger, FF4 e 6?
Procurando na internet, achei um plugin que chamava C700, específico de SNES. Mas não sabia o que fazer com um plugin solto.  :silencio: Depois de alguma busca, descobri que o Ableton suportava o plugin. Baixei e coloquei, mas a mágica não aconteceu  :fliptable: . Consegui fazer alguns midis e colocar algum instrumento aqui e ali, mas o método mais prático que consegui foi usando um teclado podrão da Casio que tenho em casa, que produz sons parecidos com PS1 e juntando no Adobe Audacity (Anxious Heart do FF7 fica idêntico).
  Usando ele, fiz um teste com a música Tornado of Souls, do Megadeth, mas o resultado não ficou tão... excelente.
Portanto, gostaria de algumas dicas, se é possível eu gravar os sons desse teclado e usar algum compressor ou coisa parecida para deixar o som parecido com o SNES. Obrigado.

Tornadinho das Alminhas

Spoiler



O tópico é bom, conta um pouco da história e a parte física, com as limitações da época. O problema era que aquilo era feito para um console específico com softwares específicos. Hoje em dia, com maior amplitude de ferramentas, não haveria algo que poderíamos usar ou teremos de escrever durante 4 semanas aqueles códigos mostrado no vídeo, similarmente à David Wise?

Hey o/
Não precisa escrever códigos não. Hoje em dia você só precisa saber trabalhar com soundfonts.
Só que você não especificou uma coisa: pretende fazer música no exato formato de snes/nes pra ser lido apenas no software original, ou quer fazer uma música no estilo delas, com instrumentação parecida, mas em formato de áudio?
Se for o segundo caso (que eu acredito que seja), você consegue fazer através das soundfonts que eu citei em absolutamente qualquer DAW.

Se estiver procurando algo como no primeiro caso, há programas pagos que criam esse tipo de arquivo. No caso do Snes, por exemplo, tem o SpcTool e outros famosos. Mas aí vai ser complicado samplear e você deve estudar os códigos do arquivo (efeitos, comandos, etc). Um trabalho totalmente desnecessário se não quiser fazer um jogo num cartucho físico.

Espero ter dado uma luz pra tu
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

 Deu sim, fui atrás de conteúdo e acabei achando dois softwares: o Reaper e o Sforzando. Baixando as Soundfounts de um site que contém as de jogos do SNES, consegui colocar elas pra tocar em MIDI.
Brincando com Pizzicato e Eco, consegui isto:





Obs: Pretendo transcrever e traduzir o local onde vi o tutorial pro pessoal aqui da comunidade mais tarde, dando os respectivos créditos.
Obrigado a ambos.