O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Super Mario World e sua Trilha Sinfônica

Iniciado por Zaggojhon, 08/03/2019 às 21:55

08/03/2019 às 21:55 Última edição: 09/03/2019 às 15:28 por Zaggojhon
SUPER MARIO WORLD
e sua Trilha Sinfônica

[box2 class=floatright edit_event box2][/box2]Koji Kondo, uma das personalidades do meio gamer mais importantes de todos os tempos merece ser estudado (e muito).

Hoje trago um pensamento pertinente a qualquer aspirante a compositor gamer da nova geração: Como criar uma trilha coesa?
Vamos definir "trilha coesa" como uma trilha conjunta, reconhecível, relevante. E nada melhor do que começar com o mestre, o pai das VGM's.

A trilha de Super Mario Brothers é facilmente reconhecida aos ouvidos de qualquer um que se preze gamer (não só o tema de overworld, mas todo o conjunto da obra). Parte se deve à instrumentação 8 bits (1 canal de Sample, dois canais de ondas quadradas e um percussivo SFX), mas deve-se levar em conta que a forma como as músicas são compostas, seu método de composição, é único e facilmente reconhecido, não importa o instrumento.
Desde os primeiros games da série Mario Bros Koji mostra sua versatilidade e ecletismo musical, buscando formas não literalmente populares e construindo-as no ambiente em que até mesmo crianças a apreciariam.

Em Super Mario Bros 1
► O tema de Overworld é um jazz (como mostrado no rearranjo original do Koji Kondo e Asako Niwa em 1993 na promoção de Mario World)
► O tema aquático do 1 é uma valsa romântica.

Em Super Mario Bros 3
► O Tema de Underground apresenta um arranjo mais levado ao Rock que ao Jazz.
► O tema aquático passa a ser uma balada lenta.
► Ainda temos Rock alá Beatles (Map 1), referência a Emerson Lake & Palmer (Map 2), Bossa Nova brasilera com direito à progressão clássica do Erasmo Carlos (Map 3 ), Anos 80 (Map 4), Jazz Noir (Map 7), Mambo (Star Theme)
► Temos ainda, o mais pertinente ao tópico, a referência à Música Erudita: Airship Theme é uma leitura da peça Mars de Gustav Holst

Chegamos então a Super Mario World e sua carga enorme de música sinfônica.

-> A primeira coisa a se notar é a repetição e reformulação do tema:

Aparece em:
- Athletic Theme
- Underground Theme
- Underwater Theme
- Haunted House
- Sub-Castle
- Castle Clear
Os principais temas do jogo, e os que mais se repetem.

Além disso, as últimas 3 faixas no final do jogo trabalham em cima de um tema.

-> A instrumentação também é muito importante:

Durante todo o jogo pode-se notar detalhes e texturas características de uma orquestra sinfônica.
- Sessão de Flautas, Clarinetes e Oboés (Ex: Ending)
- Sessão de cordas em diversas dinâmicas, sendo o Pizzicato a mais frequente.
- Sessão de Metais (Castle Clear)

-> Estilo de composição

Algumas faixas são referência a estilos de composição eruditos:
- Sub-Castle Symphony apresenta uma estrutura semelhante às Sinfonias de Beethoven (Tanto que no 4º castelo você batalha Ludwig Von Koopa, uma homenagem a Ludwig Van Beethoven)
- Haunted House tem elementos de Bernard Hermann (Violinos fazendo a textura) e Richard Wagner na melodia.
- Underwater tem inspiração nas valsas românticas de Tchaikovsky e Strauss Jr
- Boss Battle e sua incrível melodia alá Schoenberg.

Koji Kondo expandiu para o erudito o máximo que pôde com SMW. O resultado ficou tão bom que a trilha é até hoje intocável e elevada a nível de padrão.

Para entender melhor o que foi dito nesse post, recomendo dar uma olhada nessas interpretações orquestrais da trilha sonora:
- Symphonic Gamers Orchestra
(Menu, Overworld, Boss Battle)

- Orchestre de Jeux Vidéo
(Menu, Overworld, Castle Clear, Haunted House, Ending Theme)

- Swedish Radio Symphony Orchestra (1:31 até 3:27)
(Underwater, Menu)

- Tokyo City Philharmonic Orchestra
(Overworld)

Espero que gostem do material!
Abraços o/
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Caramba, o tópico ficou muito bom e informativo! Gosto bastante das obras do Koji, é incrível o jeito com que ele consegue reproduzir o tema do Super Mario World em qualquer estilo musical, Sub-Castle Symphony chega até arrepiar :3

Wow, ótimo tópico! A trilha de SMW (e de outros da série) é realmente incrível, viciante e inesquecível. Sou muito fã do Koji Kondo, principalmente pela trilha de "Ocarina of Time", que sempre me inspira quando vou (tentar) compor algo.
Procuro nos versos e nas entrelinhas
Consolo para'as falhas minhas
Para então transmitir com enlevo
O mesmo nesta canção que vos escrevo.

Se eu não entrasse aqui, não adivinharia o que é SMW nunca uehuahe

Bacana o conteúdo, Zaggo. Infelizmente eu tenho uma visão bem macroscópica e não consigo enxergar tantas referências nas trilhas a não ser se já tiver um viés para me falar o que procurar, claramente por minha ignorância quando o assunto é som. Mas é irrefutável que Kondo conseguiu algo que em qualquer idioma, em qualquer ritmo e eu arriscaria qualquer instrumento, qualquer um conseguiria saber do que se trata. Digo isso mais especificamente para a música tema, que eu já vi do forró ao metal.

09/03/2019 às 21:19 #4 Última edição: 10/03/2019 às 09:56 por Zaggojhon
Citação de: leatt online 08/03/2019 às 22:35
Caramba, o tópico ficou muito bom e informativo! Gosto bastante das obras do Koji, é incrível o jeito com que ele consegue reproduzir o tema do Super Mario World em qualquer estilo musical, Sub-Castle Symphony chega até arrepiar :3
Sim, arrepia mesmo, é a melhor na minha opinião :)
Obrigado por comentar

Citação de: drakysm online 09/03/2019 às 01:07
Wow, ótimo tópico! A trilha de SMW (e de outros da série) é realmente incrível, viciante e inesquecível. Sou muito fã do Koji Kondo, principalmente pela trilha de "Ocarina of Time", que sempre me inspira quando vou (tentar) compor algo.
Ocarina of time é excelente, uma das melhores trilhas dele (e o jogo em si é incrível haha)
Koji kondo é uma inspiração mesmo pra nós o/

Citação de: King Gerar online 09/03/2019 às 11:54
Se eu não entrasse aqui, não adivinharia o que é SMW nunca uehuahe

Bacana o conteúdo, Zaggo. Infelizmente eu tenho uma visão bem macroscópica e não consigo enxergar tantas referências nas trilhas a não ser se já tiver um viés para me falar o que procurar, claramente por minha ignorância quando o assunto é som. Mas é irrefutável que Kondo conseguiu algo que em qualquer idioma, em qualquer ritmo e eu arriscaria qualquer instrumento, qualquer um conseguiria saber do que se trata. Digo isso mais especificamente para a música tema, que eu já vi do forró ao metal.
Obrigado pelo comentário, Gerar. Realmente, seja qual for o arranjo, a música é facilmente reconhecível. A escrita horizontal do Koji faz com que só a marcação de ritmo certo faça com que a música seja lembrada.
Ah, e arrumei o nome o/

Obrigado galera :)

Tá que eu falei que não ia mais entrar aqui, mas e dai? Eu vejo um artigo maravilhoso, no meu site preferido, sobre meu jogo preferido, sobre um dos meus assuntos preferidos e não vou nem comentar?

Zaggo, tu arrasou. A matéria ficou muito boa e os pontos levantados foram melhores ainda. Alguém já deve saber que SMW é um queridinho meu, mas vou te confessar, por muito tempo eu subestimei a trilha sonora desse jogo. Não propositalmente, mas como eu mexia exaustivamente com hacks de SMW, ouvia as suas músicas igualmente de maneira exaustiva. Demorei um bom tempo pra perceber todo potencial que elas escondiam, mas uma hora eu percebi. É incrível como, mesmo já tendo ouvido cada uma dessas faixas até não querer mais, elas não me soam como enjoativas ou cansativas.

Sou um grande admirador do trabalho do Koji Kondo e é muito legal poder ler sobre ele de maneira explanada aqui. Pude até ter aquele estalo de que toda aquela genialidade da trilha do SMG (Super Mario Galaxy) já se encontrava presente nas composições 8 e 16-bits dele. Isso é bem legal. He-He!

Enfim, parabéns pelo texto, ficou realmente bom (tanto que me fez logar aqui só para comentar, heim). Será que com o tempo não rola mais alguns outros nessa pegada?

Oloco, revivi uma lenda aqui ao vivo hahehha
Que bom te ver por aqui, mano o/

Sim, essa trilha também passou batido por mim por muito tempo. Mas assim que eu me toquei da grandiosidade das músicas da série inteira eu comecei a estudar sobre e a pesquisar muito sobre as referências. Daí me veio a ideia desses tópicos.
Na verdade, eu queria fazer uma linha do tempo completa da série até o Odyssey, mas como o tempo não ajuda e outros x fatores atrapalharam, tive que escolher a mais influente dessa era.
Mas pretendo continuar com tópicos assim sobre David Wise, Evelin Fisher, Hiroki Kikuta, Yuzo Koshiro e a galera do RPG, começando por Nobuo Uematsu.
Esses primeiros eu até já escrevi, pensando em bolar um periódico novo :)

o/