O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

RMS - Ring Menu System v 1.25

Iniciado por Mestre R., 09/04/2019 às 23:23

09/04/2019 às 23:23 Última edição: 13/04/2019 às 21:15 por Mestre R.
RMS - Ring Menu System v 1.25

(Atualizado 13/04/2019)

[box2 class=titlebg title=Apresentação:]Trago à vocês meu sistema de menu em forma de "circulo" feito totalmente por eventos. À princípio eu o deixaria como algo exclusivo do meu projeto porém como nunca termino nenhum projeto que começo eu resolvi criar uma demo do sistema e compartilhar com vocês.[/box2]

[box2 class=titlebg title=Informações:]Dificuldade: Intermediária

Engine: RPG Maker MV

Descrição: O sistema altera a aparência do menu principal mudando aquele nosso conhecido menu padrão do RPG Maker por um mais supimpa e descolado ; ) mas ainda assim preservando todas as funções do menu padrão.

Todas as instruções para o uso do sistema estão contidas no próprio sistema.

Autor: Mestre R.[/box2]

[box2 class=titlebg title=Atualizações:]
Versão 1.25

• Adicionados 2 fundos de menu imitando as 2 Windowskins que vem junto com a demo.

Versão 1.21:
  • Agora as palavras dos titulos das opções estão contornadas em preto para facilitar a leitura em ambientes claros.
  • Adicionado um Menu de efeitos liberado á partir de um Switch onde será possivel escolher efeitos para o Menu principal.
  • Através do menu de efeitos você pode escolher entre 3 tonalidades de escurecimento de tela para o Menu principal.
  • Você pode selecionar entre 3 opções de fundos circulares escurecidos para o Menu principal através do menu de efeitos.
  • Você pode redefinir o menu principal para o original selecionando a opção [Rtornar Padrão] no menu de efeitos.
  • BÔNUS: Baixando a Demo você ainda leva de brinde 2 Windowskins feitas por mim!
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Imagens Versão 1.25:]
Spoiler
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Download Demo Versão 1.25]Download versão recente
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Pra Finalizar:]Uso livre, sinta-se à vontade para alterar o sistema da forma que desejar.
Peço apenas que Dê os devidos créditos ao autor do sistema em seu projeto.
Espero que o sistema lhe seja de grande utilidade, Abraços!
[/box2]

[/list]
:hmm:

Vou falar uma coisa sério, acreditava que seria raro dizer que nunca tinha visto nenhum sistema alternativo feito por Eventos que eu não achasse um defeito.

Além de organizado também facilitou pro usuário colocando os comandos pra ir direto as SCENES, apesar dos ícones ficarem centralizados eu achei o efeito de animação deles saindo e voltando para o jogador excelente.

Obs.: Entendi que a centralização é justamente pra não ter problemas do personagem fica muito ao canto da tela.

Se o Crixus aprovou, acho que ninguém é doido de ir contra, ahuehaue. A julgar pela imagem, o posicionamento dos ícones ficou excelente, e imagino que em igual qualidade está o sistema. Uma dica mais visual é escurecer a tela, a fim de deixar os ícones e seus respectivos textos mais legíveis e destacados do mapa.

Citação de: Crixus online 09/04/2019 às 23:32
Vou falar uma coisa sério, acreditava que seria raro dizer que nunca tinha visto nenhum sistema alternativo feito por Eventos que eu não achasse um defeito.

Além de organizado também facilitou pro usuário colocando os comandos pra ir direto as SCENES, apesar dos ícones ficarem centralizados eu achei o efeito de animação deles saindo e voltando para o jogador excelente.

Obs.: Entendi que a centralização é justamente pra não ter problemas do personagem fica muito ao canto da tela.

Obrigado amigo, fico feliz que tenha gostado. Eu tentei deixa-lo o mais simples possível para que todos pudessem entender e alterar à gosto.
E quanto à centralização, foi exatamente o que você disse XD... se eu fosse fazer o menu aparecer na posição do personagem teríamos problemas quando ele se encontrasse próximo às bordas do mapa.

Citação de: King Gerar online 09/04/2019 às 23:39
Se o Crixus aprovou, acho que ninguém é doido de ir contra, ahuehaue. A julgar pela imagem, o posicionamento dos ícones ficou excelente, e imagino que em igual qualidade está o sistema. Uma dica mais visual é escurecer a tela, a fim de deixar os ícones e seus respectivos textos mais legíveis e destacados do mapa.

agora q você disse eu lembrei XD eu tinha pensado nisso quando estava quase terminando mas acabei me esquecendo completamente XD

Sistema atualizado, novas funções adicionadas.

11/04/2019 às 19:34 #6 Última edição: 11/04/2019 às 19:35 por Jorge_Maker
Testei aqui, apesar da péssima performance que o MV tem no meu PC, e ficou bem legal o menu. Tá se tornando cada vez mais raro a galera disponibilizar seus sistemas aqui na comunidade, então é sempre bom quando alguém posta um, ainda mais com essa qualidade.
Mas se tu pensa em fazer uma nova versão, visando simplificar a portabilidade do sistema para outros projetos, seria uma boa criar um modulo para ele contendo as IDs das switchs usadas, dessa forma, facilitaria e muito o trabalho dos possíveis usuários do sistema, por exemplo:

Usei o VXAce no exemplo, no MV seria em javascript, mas não tenho a mínima noção dessa liguagem. hue
Aqui eu armazenei a string "banana" na variável de ID 1. Apesar do exemplo bobo, isso pode ser usado em várias situações.

Outra dica é, só use variáveis globais se for realmente necessário. Se tu tem uma variável que não precisa ser acessada fora do escopo daquele evento, use variáveis locais. Se não me engano o  MV já tem essa função nativa, o que é muito bom para eventers que almejam fazer sistemas mais complexos mantendo a elegância. ahue' Além disso, você também pode, ao invés de usar duas variáveis armazenando, cada uma, as coordenadas X e Y do jogador, apenas usar o $gamePlayer.x e $gamePlayer.y em um comando de script, que retornam as respectivas coordenadas do jogador.

Parabains novamente pelo sistema, espero que tu continue nesse pique. o/
Oxe

obrigado pelas dicas amigo, é sempre bom a galera ir comentando pois assim vou ampliando minha visão e vou conseguindo enxergar coisas que na hora do desenvolvimento eu não prestei atenção kkk. eu vou pegando as dicas do pessoal e ao longo do tempo eu vou polindo o sistema, como por exemplo a dica do nosso amigo King Gear que comentou sobre escurecer a tela, no mesmo dia eu dei uma atualizadinha no sistema e ainda adicionei mais umas coisinhas. Enfim, eu to com algumas ideias para o sistema, penso em não alterar somente o menu principal mas tambem as Scenes acessadas por ele, tipo fazer a scene_item, scene_equip, scene_save etc... todas por eventos... sei q vai ser muuuito trabalhoso mas devagar e com paciencia da pra fazer, mais uma vez obrigado pelo feedback e pode ter certeza que li e considerei todas as suas dicas !!!, abraços !!!

Sistema Atualizado para a versão 1.25

Que Sistema lindo!
Ficou incrível mesmo!!

Mto legal o sistema. Bonito e usual...
Vc chegou a testar ele sendo usado em algum projeto para android?
Estou querendo fazer um jogo para meu filho jogar no celular.

Citação de: yzarck online 03/06/2019 às 15:38
Mto legal o sistema. Bonito e usual...
Vc chegou a testar ele sendo usado em algum projeto para android?
Estou querendo fazer um jogo para meu filho jogar no celular.

Opa amigo, obrigado pelo comentário.
Olha... eu creio que funcionaria no Android sim porém eu não cheguei a testar. Na verdade acho que teria que fazer algumas modificações antes mas ele do jeito que está creio que funcionaria sim !