O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Músicas criadas para meu projeto

Iniciado por Alexrockmaker, 27/04/2019 às 22:21

27/04/2019 às 22:21 Última edição: 28/04/2019 às 00:52 por Zaggojhon
Tudo bom?

Um dos pontos que foram observados nas avaliações de quem testou a demo do meu jogo (https://centrorpg.com/index.php?topic=21442.msg153340#msg153340) foi a falta de recursos sonoros originais, pois eu usei trilhas padrão de versões diferentes de RPG maker. Desde então venho me empenhando em criar uma trilha sonora original, e confesso que no começo foi complicado lidar com o software, mesmo sendo familiarizado com teoria musical por tocar instrumentos. Pois bem, na próxima atualização da Demo [que focou principalmente no polimento do enredo, alguns aspectos gráficos e criação de uma OST, por isso demorou a sair e não avançou a história, propriamente dita] ela já vira com uma trilha sonora, e aqui vou apresentar pra vocês os principais temas!

Batalha Comum




Gyahpava [uma das cidades do Jogo]




Batalha contra o Antagonista



A OST está em processo de criação, eu estou postando no SOundcloud [https://soundcloud.com/user-639624775]

Espero que curtam!
Em quase qualquer lugar esse é meu nickname

Fico feliz que agora seu projeto tem trilha sonora original e que continua em desenvolvimento, ele tem muito potencial.
Sobre as musicas, as únicas criticas que eu tenho que dar são:

A musica de batalha contra antagonista está alta no começo, e é meio parada para onde ela vai ser usada.
"Gyahpuva" é meio repetitiva.

Eu escutei as outras do seu soundcloud, e para mim, a maioria estão boas e que combinam direitinho com seu projeto. A minha favorita é a track "Batalha com Monstro Poderoso", só achei ruim que ela é meio curta, no jogo tem o loop, mas como é um inimigo poderoso, a batalha tende a durar mais, e a track dura menos que a musica de batalha comum. Se me permite, eu vou linkar ela aqui.

A unica track que eu realmente achei ruim é a "Antagonista tema", ela parece ser apenas notas aleatórias de piano, na minha opinião você deveria tentar trabalhar em um tema de antagonista melhor, pois essa pode até quebrar o clima.



Tenha um bom dia! Continue com o projeto, da trabalho mas no final você vai se orgulhar.

Um adendo rápido: não havia visto teu projeto e dando uma olhada por cima do tópico está muito legal. Batendo o olho nas gifs já me deu uma sensação de alegria (espero que ele tenha um pouco de comédia) e o visual tá muito bonito. Parabéns!

Quanto ás músicas, eu gostei delas. Não achei nenhuma extraordinária, que eu lembraria, mas estão boas, acho que combinam com o projeto. Também achei o começo da "Batalha contra Antagonista" bem alto e uma vez que o Lavor postou essas outras duas, a "Antagonista Tema" realmente parece mais um teste do que uma música, talvez até seja mesmo.

Eu aplaudo muito preferir criar seus próprios recursos. Dificilmente conseguimos resultados magníficos, principalmente se estamos começando, mas ter a liberdade de compor o que quiser, que tudo ali é fruto do teu trabalho, que tá sendo feito por você, para você e para seu projeto... não tem preço. Parabéns!  :clap:

Obrigado, Lavor!

Estou tentando trabalhar na trilha, eu ainda tenho dificuldade em fazer temas maiores por não ter o conhecimento e a experiência necessária, sei que alguns loops estão repetitivos, e na realidade te confesso que por conta de situações da minha vida pessoal eu estou fazendo a trilha enquanto aprendo a compor melodias e mexer no software, em um tempo bem limitado. Eu toco instrumentos, mas trilhas pra jogos tem toda uma especifidade que eu ainda preciso entender pra sair resultados melhores

Tenho só uma consideração sobre isso aqui:

Citação de: Lavor online 28/04/2019 às 19:23
A unica track que eu realmente achei ruim é a "Antagonista tema", ela parece ser apenas notas aleatórias de piano, na minha opinião você deveria tentar trabalhar em um tema de antagonista melhor, pois essa pode até quebrar o clima.


O Tema do antagonista é uma música de fundo, nas aparições do mesmo, ela tem notas dissonantes e estranhas assim de propósito [usado intervalos de terça e um tempo que não fecha exatamente onde deveria], você que jogou sabe que os contextos onde ele surge são meio sombrios e macabros, e uma trilha dissonante e repetitiva eu acho que é adequada, até porque não vai estar tão destacada assim nas cenas. Contextualizada soa melhor, eu juro! haha

Obrigado pelo feedback também, King Gerar!

Na realidade tanto sua observação quanto a do Lavor quanto à "batalha contra o antagonista" é pertinente, eu não dei exatamente o clima que eu queria pra música, queria que fosse algo desconsertante e caótico etc, vou levar seus feedbacks em consideração e tentar criar algo mais adequado, visto que essa música vai tocar em momento importantes do game com certa frequência.

De fato é o primeiro projeto que eu "levo a sério" e já estou a 2 anos entre reformular tudo e efetivamente trabalhar no projeto. Tenho algumas limitações, que se você procurar a análise do Corvo no projeto da semana ele pontuou muito bem algumas delas. Considere dar uma olhada no jogo e dar um feedback no post original, estou trabalhando nas atualizações agora e seria legal ouvir mais dicas de como melhorar esse game pra nossa comunidade!

Um abraço!
Em quase qualquer lugar esse é meu nickname

Ainda falta trabalhar muito em cima dos seus arranjos pra chegar num resultado bom, mas está indo pelo caminho certo.
O problema da música do antagonista não é a dissonância, mas o paralelismo dos intervalos. Isso se dá porque você ainda está no sistema tonal. Pra chegar no efeito desejado você deve partir pra outros campos, como o atonalismo.
A progressão da Batalha com Monstro poderoso ficou bem desconexa, quando vem de um arppegio cromático e cai em uma estrutura rítmica de intervalos de quintas e quartas. Isso não dá movimento pra música.
Gostei da música da cidade, mas sinto que todas as suas músicas ainda estão incompletas. Se desenvolvesse melhor os temas e as progressões teria um resultado interessante.
Mas até agora isso parece mais um teste mesmo para aprender a usar a Daw.
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Eu compreendo, Zaggojhon

Realmente eu estou em uma fase de experimentação no software, o FL Studio [que inclusive foi o Lavor que me indicou]. Meu conhecimento de teoria musical é somente dentro dos intervalos das escalas modais gregas, é bem rudimentar mesmo, do tipo "nossa eu quero algo misterioso eu faço algo em lócria ou Frígia" ou coisa do tipo. No máximo eu faço cromatismo ou uso tercinas, recursos bem manjados.

Eu preciso estudar mais e ter mais referências de criação, eu estou acompanhando aquele canal "8bits music theory", que me ajudou muito a montar minhas primeiras músicas. No entanto está numa fase bem rudimentar mesmo  :T.T:

Esse canal que eu citei tem um video sobre atonalismo, usando com objeto de estudo a OST de Chrono Trigger, vou rever, e procurar material sobre, muito obrigado pelas dicas!

No entanto eu acredito que o jogo vai ser com essa ost mais enfadonha mesmo, talvez eu melhore algumas que estão muito ruins, como a batalha com o o antagonista, mas de resto dentro do possível será uma grande conquista a música não estragar a experiência, mesmo que não seja memorável  :sad:
Em quase qualquer lugar esse é meu nickname

Eu acho q vc precisa melhorar na questão de arranjo. Senti todas as músicas um pouco vazias, meio secas.
Batalha contra um antagonista em particular senti mt a falta de um baixo, e a música da cidade achei meio repetitiva.

Bem... para ser sincero eu gostei imenso da "Batalha Comum", é a minha favorita entre as três.
A "Gyahpuva" é um tanto repetitiva... até mesmo para uma música de fundo.
E quanto à "Batalha contra Antagonista" confesso que tinha algumas expectativas... mas achei um pouco vazia. A partir do 0:16 perde-se rapidamente o clima que a música estava a gerar: adrenalina, sentimento esse que volta somente no 0:30. :ded:
B-bem é a minha sincera opinião... não estou a dizer que estão más afinal de contas erros são progressos! :ok: