O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Algumas tentativas

Iniciado por Gabriel, 03/05/2019 às 12:50

Tem algum tempo que já estou ausente daqui, desde que me ausentei andei, nas horas vagas, estudando e praticando um pouco de música. Meu conhecimento sobre a área é bastante raso, mas como gosto muito dela, andei me arriscando e me esforçando para tirar o máximo de mim nela. Até quando eu ainda estava com meu PC em mãos andei praticando algumas vezes. Consegui acessar alguns dos meus testes, que havia upado no discord e consegui passar para o SC. Então resolvi postar aqui para obter algum feedback.

[cloudset]https://soundcloud.com/dromarch/sets/lsa[/cloudset]

Não tenho muito o que descrever sobre as faixas, elas são realmente alguns testes bem simples e rasos. Os seus nomes já dizem tudo, acho.

Aviso: :pare:
Em baixo está presente a minha opinião, não pretendo ofender ninguém, apenas expressar os meus pensamento em relação às músicas.
Para além disso, não sou um profissional na música, por isso não pretendo ser demasiado levado a sério. :ded:

Muito bem, agora posso começar:

*Jungle*
É uma música bem interessante, gostei da batida tropical.
É uma ótima música de fundo, especialmente para jogos/níveis ambientados em florestas tropicais.

*Mist*
Gostei do piano, dá um ar sinistro e até que um pouco melancólico à música.
Hum... Só achei que algumas notas não pareceram combinar muito.

*Sage*
Tenho que admitir que gostei muito desta música. É um tanto celestial.
Não entendo muito de sentimentos, mas esta transmite boas vibrações.

*Castle*
Achei interessante o ambiente poderoso.
Hum... o instrumento em 0:09 é um trombone? Bem, é um ótimo instrumento que combinou muito bem com a música.

Resumo:
São músicas muito boas.
A que gostei mais foi a "Sage" e a que menos gostei foi a "Mist".
Infelizmente são música muito curtas e isso é um aspeto um pouco negativo (para mim).
Mas, tirando a duração, são músicas muito bem feitas, algumas apresentam repetições mas não me pareceu muito grave. O talento é visível, continue assim! :XD:

Hey, Sky! É sempre bom ver um veterano por estas bandas. :cowboy:

Gostei das suas músicas, você está no caminho certo! Digo isso porque posso perceber o avanço desde a primeira até a última.

Como já é de costume meu, vou começar com os pontos negativos:

- Um deles é a desafinação. Ela está mais presente nas duas primeiras, não sei muito bem quanto as outras (meu fone de ouvido estragou e estou usando um bass boosted que tinha guardado, só que de uma qualidade não muito boa, então não sei se o problema é na música ou no meu fone :derp:).

- Eu poderia comentar sobre a mixagem caso não tivesse o problema acima, terei de deixar passar.

- A música Jungle é animada demais para as florestas padrões dos RPGs (não que isso seja um problema), que geralmente são mais misteriosas. Se tivesse que dizer uma referência eu diria Donkey Kong Country, foi o que me lembrou.

- A Mist não me agradou muito. Desde das notas e da melodia em si. No entanto, não desanime! Compor uma boa música usando apenas um piano não é uma tarefa das mais fáceis (ou você cria um melodia complexa ou uma repetitiva). :=|:

- A Sage, ao contrário da anterior, já me agradou bastante (devo concordar com o RodLego10 sobre isso). A melodia do piano está muito boa, e as vozes de fundo deixaram com um ar mais divino. Se tivesse que mudar, eu apenas alteraria algumas notas das vozes e adicionaria alguns outros instrumentos para prolongar a música. Essa me lembrou Zelda: Minish Cap. :link:

- E por último, a Castle. Vindo de um amante de Zelda (acho que posso te classificar assim :XD:) eu esperava algo mais tenso, como a de "A Link to the Past", mas o que me me fez lembrar foi de alguns RPGs "antigos" do SNES e do GBA (Como FF, Chrono Trigger e Shining Force). Na música em si, eu só faria algumas alterações na bateria, de resto está ótima!

Enfim, continue assim e irá longe! Quem sabe até não saia um projeto teu com uma trilha sonora original. :sera:
Procuro nos versos e nas entrelinhas
Consolo para'as falhas minhas
Para então transmitir com enlevo
O mesmo nesta canção que vos escrevo.

Jungle ficou uma música meio genérica de jungle feliz, mas é bem gostosinha de ouvir.

Em Mist eu gostei bastante das frases com comprimento meio incomum, deu um ar de estranheza e mistério. O piano e a melodia ajudaram a dar um ar meio melancólico. Só acho q em 0:14 a melodia perdeu a forma.

Em Sage, como os outros citaram, o fundo com o choir e as strings deu um sentimento bastante atmosférico à música, q gostei MUITO. Só  (denovo) acho q a melodia algumas vezes ficou meio sem rumo.

e a Castle tem um tom real q cumpre mt a proposta de música de castelo.

Sendo testes eles estão muito bons. Continua assim q vc tem futuro mano, abraço

WOW
Secret of Mana Feelings aí hein. Usar essa marimba em temas de floresta é muito nostálgico. Lembra também jogos de plataforma, como o Prehistoric Man.

Mas antes vou comentar umas respostas anteriores desse tópico. =]

Spoiler
Citação de: drakysm online 04/05/2019 às 22:15
- Um deles é a desafinação. Ela está mais presente nas duas primeiras, não sei muito bem quanto as outras (meu fone de ouvido estragou e estou usando um bass boosted que tinha guardado, só que de uma qualidade não muito boa, então não sei se o problema é na música ou no meu fone :derp:).

Não há desafinação em nenhuma música, cheque seu fone Drakysm  :-_-:
Mas eu entendi o que ele quis dizer. Na primeira música, você faz uma progressão de acordes incomum. Na realidade, você não chega a fazer o acorde em nenhum momento. Mas a Sequência de notas que você usa cria uma Gravidade Tonal, algo como um campo gravitacional em que as notas são "puxadas" pra essa tonalidade.
Os falsos acordes que são percebidos na música são: Si Suspenso e Lá Menor

Um Acorde suspenso pode ser seguido de acordes tanto maiores quanto menores, porque o acorde suspenso não é maior nem menor. Portanto, a gravidade tonal é para SI.

Mas aí entra outra questão.
Não se pode colocar qualquer acorde seguido do primeiro (Na verdade, se você quiser pode, mas nem todos ficam perfeitos)
Você escolheu usar um LÁ Menor após o SI.
O acorde é o intervalo de 7ª menor do Si. Vamos ver então, qual escala Modal sua música se encaixa:

Como se pode ver na imagem acima, os modos que possuem a 7m (sétima menor) são:
DÓRICO
FRÍGIO
MIXOLÍDIO
EÓLIO
LÓCRIO

Você escolheu usar o acorde de LÁ menor, que consiste das notas , e MI.
A nota , como vimos, é a 7m.
A nota é a 2m de SI
A Nota Mi é a 4J de SI.

As únicas escalas modais que possuem os intervalos 2m, 4J e 7m são: Frígio e Lócrio, duas escalas altamente escuras e menores.

Agora, perceba que se você usasse os intervalos: 2M, 4J e 7m, sua música poderia estar dentro das escalas: Dórico, Mixolídio e Eólio, três escalas que se encaixariam mais no ambiente proposto, por serem menos escuras e com um pouco mais de cor.

Na minha experiência, pra esse tipo de música seria melhor a escala Eólia. Assim você poderia fazer com que o SI ficasse menor e o ficasse maior, criando uma progressão mais clara pra essa tela.
[close]

Então, não. Não tá desafinado haeuhauhs

Mist eu achei perfeita a progressão. Sensacional.
Ela descreve um clima nebuloso em que o piano diz muito com poucas notas. Por exemplo, você faz um SI com Sétima e Sexta menor sem tocar a tônica, o que deixa o ouvinte confuso com o tom da música. (É maior? É menor?) Comparando com a anterior, ela quase não tem centro de gravidade tonal. Você poderia desenvolver ela mais sem mexer nesses acordes. Ficaria ainda melhor.

SAGE - Ah que delícia essa música. Você usou nela o modo dórico de uma forma inteligente. Deu um salto de oitava e fez a melodia descer pelos intervalos. Sério, a melodia que você faz até os 9 segundos pode ser o tema do jogo, ou desse álbum.
Eu até transcrevi essa melodia aqui:

Castle - Eu vi que você colocou um trecho dessa melodia no metal que faz o solo dessa música. Mas o solo ficou rápido demais para essa música, tanto quanto para o instrumento. Tente fazer uma linha mais lenta nessa música. E talvez ainda trabalhar o ritmo da percussão um pouco melhor pra pender a tensão nela.

Falei demais já heauheuha
o/
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

09/05/2019 às 21:45 #5 Última edição: 09/05/2019 às 21:50 por Skyloftian
Rapazes, estava esperando meu carregador chegar para responder (e de quebra postar algo novo), mas pelo jeito isso ainda vai demorar tempo, então bora lá:

RodLego10

Obrigado pelo comentário e avaliação faixa por faixa, ajuda muito poder contar com esse tipo de feedback. O instrumento da Castle é um trombone sim.

drakysm

Legal saber que notou diferença entre cada faixa, deve ter uns dois meses entre cada uma. Não é como se eu estivesse praticando todos os dias naquela época, mas enfim.

Você citou lembranças que as músicas te trouxeram, isso também é interessante de se saber. Você chegou bem perto das minhas inspirações em quase todas. Cada uma dessas quatro faixas foram construídas inspiradas com base.no sentimento que eu tinha na memoria transmitido por outras faixas.

Obrigado pelo feedback, estamos no caminho. o/

seniorblastoise

Rapaz, preciso melhorar muito esse negócio com as melodias, as vezes começo de um jeito e não sei mais pra onde ir. Ha-Ha! Agora, com um pouco mais de tempo, mesmo sem acesso ao computador, estou praticando bastante e, o principal, estudando a teoria. Tenho um longo caminho ainda a percorrer, mas saber que acertei minimamente a mão nesses teste já me motiva bastante a continuar tentando. Muito obrigado pelo comentário.

Zaggão

Cara, quanta riqueza de informação em uma única mensagem. Muito obrigado pelo comentário e feedback. Vou ler e reler esse teu post umas centenas de vezes pra captar toda informação possível. He-He!

Eu vou ser sincero, não esperava que essas faixas fossem agradar tanto quanto agradaram. Não que sejam perfeitas, claro, longe disso, mas só de minimamente terem alguma base e se mostrado agradáveis me dá um gás enorme. Eu sempre me culpei por não ter aproveitado as chances que tive no passado de me aprofundar nessa área (que como já disse um par de vezes, gosto muito) e me peguei no presente talvez pensando não ter mais chance alguma de aprender/ser capaz de produzir algo nela. Então é até mesmo um alívio saber que, se eu continuar estudando e praticando, talvez um dia eu chegue lá.

Amei as referências que você trouxe sobre a Jungle, inicialmente minha ideia era realmente fazer algo bem no clima de Secret of Mana, mas eu me perdi um pouco no caminho e o tema acabou ficando mais genérico e alegre (acho que me deixei influênciar por essa aqui, que estava jogando na época). Suas observações serão valiosas. Eu havia desistido dessas faixas pois não sabia se valia a pena levá-las adiante, mas tu me deu bastante motivação agora. Com certeza irei trabalhar em cima delas quando o abençoado carregador chegar.

Eu me peguei duvidoso com relação a Mist, porque eu realmente gostei da progressão inconstante (eu ainda preciso aprender os termos corretos), mas como o pessoal disse que estava estranho ou desafinado eu fiquei com um pé atrás. Acredito que se eu trabalhar mais nela, desenvolvendo com as observações que você deu, eu consiga melhorar a situação.

Agora sobre Sage, você acertou em cheio. Havia pretendido fazer desta melodia o tema do jogo (não é bem um jogo, mas eu desenvolvi uma ideia de projeto para que fizesse as músicas com base nela). Eu gostei bastante do resultado, ao menos do começo, eu ainda tenho uma tendência de me perder no meio do caminho e não conseguir desenvolver a faixa (não é atoa que todas possuem menos de um minuto). Ai, dá até um calor no coração ver a melodia transcrita.  :*-*:

Por fim, concordo plenamente com o que disse sobre Castle. Creio que aconteceu a mesma coisa com as quatro faixas, eu estava sem direção e sem caminho, mas tu me deu muita luz agora. Será muito divertido trabalhar nessas faixas seguindo as observações e dicas dadas.

Muito obrigado pela atenção e empenho em avaliar e oferecer soluções para cada uma das faixas. Irei absorver tudo que eu conseguir daqui para aplicar em cada uma delas.

Pra finalizar, como disse lá no começo, ia esperar meu carregador chegar, mas como vai levar tempo, vou postar aqui a última faixa que eu havia começado, mas não terminado.

Devo constar que já consegui ver muitas coisas que posso melhorar nela, quando eu puder voltar irei dar continuidade a esta, assim como as demais que já havia postado aqui antes.

É isso, muito obrigado a todos que deram do seu tempo para comentar aqui. Sou muito grato.

* Relevem erros no texto, escrever pelo celular é muito chato.  :=p:

Citação de: Zaggojhon online 09/05/2019 às 20:15Não há desafinação em nenhuma música, cheque seu fone Drakysm  :-_-:

Realmente acho que devo checá-lo :sera:. Mas parte disso é minha culpa, meu conhecimento de teoria musical é zero e só conheço a prática. :hurt:

Eu notei algo estranho e julguei sem ter certeza, deveria ter ficando quieto ao invés de falar o que não sei, me desculpe por isso. :facepalm:

Quanto a sua nova faixa... Eu gostei bastante!

Me lembrou algumas canções da ocarina de Zelda junto com algumas outras músicas do NES (não sei por que, mas ela também me lembrou de algumas músicas orientais).

A bateria me agradou muito também, é simples mas cumpre bem seu papel na música.

Meu único ponto a negativar seria a estrutura, mas como tu mesmo disseste, ela está em construção ainda, então esse ponto pode ser ignorado.

Bela melodia, estou um tanto quanto ansioso para ver o resultado final. :XD:
Procuro nos versos e nas entrelinhas
Consolo para'as falhas minhas
Para então transmitir com enlevo
O mesmo nesta canção que vos escrevo.