O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Rpg Maker Mv - Iluminação

Iniciado por Eliaquim, 26/07/2019 às 23:59

26/07/2019 às 23:59 Última edição: 29/07/2019 às 11:23 por Corvo
Fala galera!
Quanto tempo :D

Então, estou tentando colocar uma iluminação no meu mapa. Eu usava o plugin do Terrax, mas com a intenção de diminuir os plugins do projeto, estou tentando fazer por imagens.
O plugin que uso para adicionar várias camadas de imagens no Rm Mv é o Galv Layers.

Entretanto, a dificuldade é de fazer a iluminação mesmo, o plugin eu sei usar e ta de boa.

Eu segui esse tutorial https://centrorpg.com/index.php?topic=13778.0, e obtive esse resultado:
Spoiler
[close]

Eu fiquei satisfeito. Posso mudar a cor da luz e etc.

Entretanto, a dificuldade está em colocar isso no Rm Mv, pois teriam de ser 3 camadas dentro do jogo.
Eu tenho essas camadas:
1 Chão
2 Estrela(tilesets de estrela)
3 Iluminação

Seguindo esse tutorial, eu uso dois modos na camada de iluminação. Mesclar grãos e Sobrepor. Esses dois, o Rm Mv não tem(Galv layers só tem Normal, Adicionar e Screen).
Dessa forma, se eu simplesmente exportar a imagem e jogar no maker como uma camada só, o player e os eventos passam por cima dos tiles estrelas e por cima da luz.

Se eu tento dividir e exportar essas camadas(Foto acima) para ficarem de acordo com o que preciso no Rm Mv, assim que as coloco lá e as separo em 3 layers pelo mapa, a iluminação não fica a mesma, porque o resultado se deve ao Mesclar Grãos e Sobrepor.

A partir do momento que exporto as camadas Sombra, Luz 1 E Luz 2 como uma única camada(ou separadamente tb) para colocar no maker, o efeito mesclar grãos e sobrepor some(pois era baseado na camada chão que está no gimp).

Uma das soluções que encontrei foi obter esse mesmo resultado de iluminação no gimp, sem precisar alterar o modo da imagem(Sobrepor, Mesclar grãos, etc. / Com exceção do Adicionar, que o Galv layers tem). Dessa forma, poderia exportar cada imagem e adicionar no maker normalmente. Entretanto, como fazer isso?

Nao entendi bem, vc está querendo usar 3 camadas de paralaxe sem usar um plugin de paralaxe?

Deve ter outros plugins de sobreposição, mas eu faria da seguinte forma (pode ser muito mais chato dessa forma)
-Crio o paralaxe base
-Crio um evento animado com o grafico de luz por cima, já com efeitos de blend aplicados, porém com transparencia pra simular que estivesse mesmo surtindo efeito de blend sobre o campo. Já que vc quer que herois e eventos sejam sobrepostos, poe o evento de luz com prioridade maxima.

Se quiser exemplo, mande um pedacinho do parallaxe em png sem luzes applicadas que eu monto aqui uma demo.

Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

27/07/2019 às 11:36 #2 Última edição: 27/07/2019 às 11:38 por NightWalker
Não adianta você seguir os efeitos de sobreposição de camada do Gimp ou Photoshop visto que você está limitado aos do RM. Servem somente para você ter uma noção de como vai ficar, tente usar os que correspondem aos do RM para facilitar. O modo de sobreposição de camada que você seleciona não influencia em absolutamente nada após a imagem ser exportada.

A forma de fazer a iluminação são muitas mas para exportar  é sempre a mesma, uma imagem com áreas claras e escuras. Ai no RM você coloca os efeitos de camada do RM.

E se vale a dica, use os plugins, mesmo correndo o risco dos problemas de compatibilidade eles são mais leves do que carregar imagens grandes. Principalmente para mobile.

Valeu galera obrigadao!
Consegui fazer o mesmo efeito usando o blend de multiplicar no maker!