O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Minha imagem não sai do lugar [PARALLAX MAP]

Iniciado por Draw, 08/08/2019 às 19:15

08/08/2019 às 19:15 Última edição: 09/08/2019 às 13:03 por Stella Artois
Olá pessoal! Estou com um problema, eu estou aprendendo a fazer mapa por parallax, fiz ontem o esboço do meu primeiro mapa feito por parallax.

Spoiler
Esse é o mapa. Está meio feio pq é meu primeiro kkk [ a imagem está bugada por conta do script de screenshot, n entendi pq saiu assim]
[close]

Enfim... estou com um problema... quando eu coloco uma imagem no mapa, ela não muda a posição independente da coordenada que eu coloque...

Spoiler
[close]
obs: estou usando os dois scripts [PARALLAX FIX e PICTURE FIX]

Até onde me lembro, a função do parallax fix é justamente esta: fixar a imagem com origem no ponto superior esquerdo do mapa. A única coisa que você precisa fazer é criar um mapa do tamanho exato da imagem de fundo.  :math:

Citação de: Corvo online 08/08/2019 às 21:44
Até onde me lembro, a função do parallax fix é justamente esta: fixar a imagem com origem no ponto superior esquerdo do mapa. A única coisa que você precisa fazer é criar um mapa do tamanho exato da imagem de fundo.  :math:
Desculpe, não entendi muito bem... A Parallax fix não é feito para fazer com que a Parallax não se mova com o personagem? A minha dúvida é o fato da imagem da árvore circulada não sair do lugar qnd mudo suas coordenadas. (não faz parte da imagem da parallax, ela está separada.). Eu queria fazer aquele efeito em que o personagem pode passar por de trás da árvore, sabe? já q com a parallax ele passa por cima das árvores...

O fix existe para fixar a imagem de fundo, seja na posição ou no movimento do jogador. Acho.  :derp:
E bem, você não precisa colocar as árvores como imagens, pode usá-las no mapeamento normalmente. É só mapear considerando os tiles em que o fundo estará fixado. Também leve em conta o tamanho dos mapas, quanto menor for mais fácil é de lidar com problemas desse tipo.

Citação de: Corvo online 08/08/2019 às 22:10
O fix existe para fixar a imagem de fundo, seja na posição ou no movimento do jogador. Acho.  :derp:
E bem, você não precisa colocar as árvores como imagens, pode usá-las no mapeamento normalmente. É só mapear considerando os tiles em que o fundo estará fixado. Também leve em conta o tamanho dos mapas, quanto menor for mais fácil é de lidar com problemas desse tipo.
AHh!! Achei q o Fix fosse pra não fazer a imagem correr junto com a tela qnd o personagem anda... Valeu Corvo. Vou dar uma olhada. Qualquer coisa falo aqui.  :coffee:

Citação de: Draw online 08/08/2019 às 22:14
AHh!! Achei q o Fix fosse pra não fazer a imagem correr junto com a tela qnd o personagem anda... Valeu Corvo. Vou dar uma olhada. Qualquer coisa falo aqui.  :coffee:

eu gosto de decorar algumas coisas nos meus parallax com eventos, é bom que dá pra animar também e dá até pra ficar por cima do heroi, interagir e tudo mais
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Citação de: Draw online 08/08/2019 às 21:48
Desculpe, não entendi muito bem... A Parallax fix não é feito para fazer com que a Parallax não se mova com o personagem?
Exatamente.

Para criar um mapa adotando o Parallax Mapping, você precisa desenhar as camadas que ficarão acima do jogador como árvores e iluminação no Photoshop ou Gimp e salvar a imagem do mesmo tamanho dele. Elas ficarão numa posição fixa independente da movimentação do jogador.
Trancarei o tópico. Qualquer coisa dá um toque. o/