O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Vale a pena fazer parallax map por tiles?

Iniciado por Crewyvern, 16/11/2019 às 17:16

Não sei se esse é o tópico certo pra perguntar isso, mas estou com essa dúvida, eu estava testando outros meios de fazer parallax map e pensei se daria certo por tiles, de certa forma dependendo do mapa é melhor, então fiz uns testes e deu nisso aqui, não liguem pro cenário...

Por um lado se o mapa for uma floresta, rio ou algo relacionado a biomas eu achei melhor assim porque da pra colocar a opção de arbusto, dano por terreno e tals, mas não sei se isso pode bugar ou algo do tipo.
Então, vale a pena fazer parallax maps por tiles?
Depressão sem obsessão, pulsos livres da dor, tristeza confusa, felicidade sem sentido, ânimo e desânimo, raiva momentânea e a solidão sempre presente...até que a morte os separe, amém.

16/11/2019 às 19:52 #1 Última edição: 16/11/2019 às 21:28 por Syureri
Você certamente não vai achar nenhum level designer em um estúdio de jogos usando essa técnica (parallax map como chamamos no RM) por uma razão importantíssima: memória.
Quanto maior o parallax map, maior o uso de texturas. A GPU possui um limite no tamanho de texturas e o senso comum é usar o mínimo possível delas. Se possível, prefira usar texturas menores que 2048x2048.

A ideia de usar tiles é para que você possa usar uma única textura para desenvolver inúmeros mapas, melhorando a performance do jogo, reduzindo o tamanho em disco e o tempo durante o carregamento de assets. Mesmo jogos que possuem cenários completamente desenhados tendem a separar cada elemento em pouquíssimas texturas que podem ser reutilizadas em vários outros mapas: exemplo.

De início você pode ver parallax map (Parallax Map é uma técnica usada em texturas, não tem haver com o uso que damos no RPG Maker) como uma boa alternativa para se criar cenários bonitos, mas lembre-se que você está fazendo um jogo. Consequentemente haverá inúmeros mapas que poderiam reutilizar alguns tiles (isso vindo de alguém que já tentou criar um projeto inteiro usando parallax map).

Citação de: Syureri online 16/11/2019 às 19:52
Você certamente não vai achar nenhum level designer em um estúdio de jogos usando essa técnica (parallax map como chamamos no RM) por uma razão importantíssima: memória.
Quanto maior o parallax map, maior o uso de texturas. A GPU possui um limite no tamanho de texturas e o senso comum é usar o mínimo possível delas. Se possível, prefira usar texturas menores que 2048x2048.

A ideia de usar tiles é para que você possa usar uma única textura para desenvolver inúmeros mapas, melhorando a performance do jogo, reduzindo o tamanho em disco e o tempo durante o carregamento de assets. Mesmo jogos que possuem cenários completamente desenhados tendem a separar cada elemento em pouquíssimas texturas que podem ser reutilizadas em vários outros mapas: exemplo.

De início você pode ver parallax map (Parallax Map é uma técnica usada em texturas, não tem haver com o uso que damos no RPG Maker) como uma boa alternativa para se criar cenários bonitos, mas lembre-se que você está fazendo um jogo. Consequentemente haverá inúmeros mapas que poderiam reutilizar alguns tiles (isso vindo de alguém que já tentou criar um projeto inteiro usando parallax map).

Entendi, realmente não pensei nessa parte, agora que dei uma olhada, só uma parte da imagem chega a pesar 1mb, msm otimizando creio que ficaria bem pesado, acho que o fato de eu ter achado bem mais fácil não pensei o quanto pesaria em um projeto. Pior que eu pretendia criar várias abas de tiles pra usar os parallax, sem dúvidas um projeto meu chegaria na base de 1gb ou muito mais, no começo achava que era uma forma bem melhor, mas ai veio a dúvida e não tinha visto ninguém falar sobre isso aqui ou em outros sites, fóruns.
Mesmo se otimizar ficaria ruim não é? fora que o projeto ficaria pesado tanto em tamanho quanto em desempenho, e acho que minha ideia de fazer parallax map grandes não vai da muito certo, 70x70 é bem exagerado, porém no Mv usando plugin ou script de fixar uma imagem deu umas quedas de fps, mesmo o mapa estando limpo continuava tendo umas pequenas quedas, achei estranho isso, daqui pra frente vou procurar saber mais sobre parallax map, ainda falta muita coisa
Depressão sem obsessão, pulsos livres da dor, tristeza confusa, felicidade sem sentido, ânimo e desânimo, raiva momentânea e a solidão sempre presente...até que a morte os separe, amém.

Realmente o parallax map é mais pesado. Mas não é tanto assim!
Eu sugiro que você não passe dos 50x50 no Mv, ainda mais se for para Android(Cels de 2Gb de ram podem dar tela preta).

Entretanto, existem algumas maneiras de você usar o parallax de modo "safe".
Primeiro é usar o TinyPng nas suas imagens. Ele vai comprimi-las sem perda de qualidade. Isso vai te ajudar bastante.
O segundo, é manter um bom controle de cache no MV. E você pode fazer isso facilmente usando o plugin do Chaucer_SceneStabilizer.js, colocando o cache para 40 ou 50 MB(para mobile) você pode se sair bem.

Meu jogo, é todo feito em parallax, todos os mapas são imagens, não são tilesets. Ele tá pra Android e Pc. Em Android, acho que ele deu uns 30 Mb.

Da pra usar sim, é só não abusar nos mapas ^^

Obs: Usei o GalvLayers para os parallax, perfoemance muito boa :)

Citação de: Eliaquim online 17/11/2019 às 05:49
Realmente o parallax map é mais pesado. Mas não é tanto assim!
Eu sugiro que você não passe dos 50x50 no Mv, ainda mais se for para Android(Cels de 2Gb de ram podem dar tela preta).

Entretanto, existem algumas maneiras de você usar o parallax de modo "safe".
Primeiro é usar o TinyPng nas suas imagens. Ele vai comprimi-las sem perda de qualidade. Isso vai te ajudar bastante.
O segundo, é manter um bom controle de cache no MV. E você pode fazer isso facilmente usando o plugin do Chaucer_SceneStabilizer.js, colocando o cache para 40 ou 50 MB(para mobile) você pode se sair bem.

Meu jogo, é todo feito em parallax, todos os mapas são imagens, não são tilesets. Ele tá pra Android e Pc. Em Android, acho que ele deu uns 30 Mb.

Da pra usar sim, é só não abusar nos mapas ^^

Obs: Usei o GalvLayers para os parallax, perfoemance muito boa :)

Entendo, mas no meu caso meus projetos vão ser apenas pro pc, mobile é muito complicado e meio limitado digamos assim, já fiz alguns testes e não curti muito o resultado.
Já tinha ouvido falar nesse site, porém não testei ainda, vou dar uma olhada, mas esse plugin nunca tinha ouvido falar, vou baixar agora mesmo e da uma testada e ver como fica o desempenho.
O do Galv é muito bom mesmo, ficou super de boa na época que fiz meus testes :XD:

Citação de: Helcurt online 17/11/2019 às 10:52
Entendo, mas no meu caso meus projetos vão ser apenas pro pc, mobile é muito complicado e meio limitado digamos assim, já fiz alguns testes e não curti muito o resultado.
Já tinha ouvido falar nesse site, porém não testei ainda, vou dar uma olhada, mas esse plugin nunca tinha ouvido falar, vou baixar agora mesmo e da uma testada e ver como fica o desempenho.
O do Galv é muito bom mesmo, ficou super de boa na época que fiz meus testes :XD:
Pow beleza! Se for fazer só pra pc então, vc ainda tem menos o que ae preocupar. Maior preocupação disso é para android.
Se tomar os mesmos cuidados que te falei pra pc, vai ficar super de boa.