O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

(Scripts)(Avançado)-Dúvida Window_Message

Iniciado por philippejugnet, 27/12/2019 às 16:15

27/12/2019 às 16:15 Última edição: 06/01/2020 às 15:36 por Gabriel N.
Hello, makers!

Parece que o RMXP tenta suavizar as fontes da caixa de mensagens. :humpf: :humpf: . Funciona quando você não está usando uma fonte em pixel art ;/

Se o resultado final fosse esse, seria perfeito!

Como faço para tirar o Anti-Aliasing (EMBAÇADO) da fonte na caixa de mensagens?
(Parece que o rpgmaker começa a desenhar a fonte em 0.5 no eixo X, embaçando horizontalmente =( )
Valeuzão para quem conseguir me ajudar!

EDIT/PS: Já uso um script de mensagens, então um que transforme fonte em bitmap atrapalharia bastante a compatibilidade com outros scripts.

Nunca ouvi falar disso aí, tem certeza de que não são justamente os scripts que está usando? Se tu olhar a documentação do programa, nota-se que as fontes já estão dentro da classe bitmap, com o seguinte comentário:

[...] If the text length exceeds the box's width, the text width will automatically be reduced by up to 60 percent. [...]

Acontece em quais janelas? Só na de mensagens ou nos menus também? Em todo texto ou só em trechos grandes? E tentou reduzir o tamanho manualmente?

Font.default_size = N

Citação de: Corvo online 29/12/2019 às 09:45
Nunca ouvi falar disso aí, tem certeza de que não são justamente os scripts que está usando? Se tu olhar a documentação do programa, nota-se que as fontes já estão dentro da classe bitmap, com o seguinte comentário:

[...] If the text length exceeds the box's width, the text width will automatically be reduced by up to 60 percent. [...]

Acontece em quais janelas? Só na de mensagens ou nos menus também? Em todo texto ou só em trechos grandes? E tentou reduzir o tamanho manualmente?

Font.default_size = N

acontece em todas as janelas, infelizmente. mas acho que já me adaptei =)

A fonte que é desenhada nas janelas já é uma Bitmap, então não entendo como poderia atrapalhar em algo. xD
Então, uma solução para o seu problema seria o Conceito de SFont, criado originalmente para o rubygame, ele é, segundo o que o próprio site conceitua:
"Is a type of bitmapped font, which is loaded from an image file with a meaningful top row of pixels, and the font itself below that. The top row provides information about what parts of of the lower area contains font data, and which parts are empty."
Se não me engano, jogos antigos como os de SNES/GBA entre outros usavam uma técnica parecida a essa, o autor deste algoritmo certamente se embasou neles.
Agora você deve estar pensando como diabos poderia usar isso no RPG Maker XP, eu não sei se você tem alguma noção de programação em ruby e RGSS, mas caso tenha você poderá se aproveitar desta versão do SFont adaptado para RGSS3, o que já irá facilitar bastante o seu trabalho em adaptar para o RGSS já que são sistemas bem próximos.
Maaaaaas, caso você não tenha noção alguma de programação e também não esteja interessado em contratar alguém para dar conta do serviço (estou aceitando commissions hein :lol:), você tem a opção de migrar seu jogo para o RPG Maker VXAce e usar o script que já fora feito pelo Victor.
Caso migre para o VXAce você ainda terá mais uma opção para se livrar do Anti-Aliasing, que é usar o RGD em seu projeto. Ele te abre a possibilidade de deixar as fontes pixeladas, mas você teria que mexer um pouco no código padrão para deixa-las assim em todos os menus do jogo, o que não é difícil.
Oxe