O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Jóias da Gamejolt: Mothlight

Iniciado por Alexrockmaker, 17/02/2020 às 11:00

17/02/2020 às 11:00 Última edição: 17/02/2020 às 12:04 por Alexrockmaker
Dando início a uma série de textos de impressões pessoais de jogos de RPG indie, disponíveis na plataforma da Gamejolt (https://gamejolt.com/games/tag-rpg), começaremos com Mothlight, jogo criado pelo usuário Samu.


Mothlight, por Samu

Em sua jogabilidade, Mothlight se mantém no sistema padrão da Engine RPG Maker XP, mesma engine onde foram criados outros jogos interessantes, como To the Moon. Porém seu sistema de evolução não se baseia em experiência e níveis; armas e amarduras melhores aparecem durante a jornada, e ficam responsáveis pela melhoria dos stats ao avançar no game.


O sistema de batalha de turnos é padrão, porém as ações tem animações bem feitas e criativas.

O sistema de cálculo de dano é um tanto incomum dentro do gênero, utilizando valores pequenos e contidos, nunca passando de dois dígitos. Cada habilidade ou ataque tem uma animação própria, que deixa o jogo mais vivo e peculiar, já que vão desde sequências muito bem animadas com golpes de espada, até Pugs (o cachorro) peidando no seu rosto. É um toque interessante para imprimir identidade mesmo sem alterar o sistema nativo da engine.


Mothlight se trata da tentativa do felino Enzo em fugir do submundo, enfrentando forças obscuras que regem o lugar.

No começo do jogo somos apresentados ao nosso protagonista, no momento onde é jogado de um abismo em direção à escuridão. Lá somos apresentados ao conceito de "Feral": pessoas que ao cair no submundo enlouquecem e viram monstros violentos e irracionais. A saga de Enzo para sair do Submundo envolve cultos, deuses antigos e civilizações militares.


A estética do jogo encaixa perfeitamente com a linguagem e a temática.

E a estética do jogo...Bom, eu citei o jogo OFF acima, e de fato os jogos possuem muita coisa em comum, da escolha de cores até o design de personagens.


OFF. A escolha por usar sprites scaneados apartir de desenhos à mão aproxima bastante os dois jogos, deixando claro suas influências


OFF. A escolha de estilo de mapas e design dos sprites exteriores também mostra essa inspiração.


OFF é um jogo excelente, se puder, jogue.

De forma alguma as inspirações em OFF depõe contra a qualidade de Mothlight, o jogo possui uma narrativa própria e única e merece ser jogado.

O jogo tem uma atmosfera estranha, o tempo todo você sente que algo naquele mundo não está certo. Parte disso vem das músicas, que puxam mais para o estilo "Ambience", sendo algumas apenas ruídos brancos, trechos de programas de rádio em francês e melodias de violão relaxantes. Esta Playlist [https://www.youtube.com/watch?v=b6qgNcLjZD8&list=PLf6sBusAX2f3KqF9f18pNLUx_eZ-1sWzT] tem a OST completa de Mothlight.
Em resumo, é um jogo bom, dado o fato que é provavelmente impossível ficar indiferente a cada confronto que a narrativa propõe ao jogador, ao mundo em que aqueles personagens são obrigados a lidar e aos seus conflitos internos.
Já jogou? o que você achou?



Link do Jogo: https://gamejolt.com/games/mothlight/271508

Originalmente postado em https://medium.com/@rockmakerteam/j%C3%B3ias-da-gamejolt-mothlight-6f97eead9d96
Em quase qualquer lugar esse é meu nickname

Interessante este aí, vou tirar um tempo qualquer hora. Usar parâmetros menores que o padrão do RPG Maker é uma forma de colocar rédeas no balanceamento. É mais fácil trabalhar com eles do que com um personagem já começando com seus quintentos pontos. Já é um bom sinal, porque obrigatoriamente deve ter havido algum cuidado, então pode-se esperar alguma coisa do projeto.

Edit: Batendo o olho, isso tem mais cara RPG Maker XP que do 2003. Abri o link para conferir e eis que o jogo tem 1GB. Não há nada para ver aqui, crianças. Voltem ao seus afazeres.

Eu também não sei onde foi esse 1GB de tamanho. O jogo tem um gameplay de no máximo 3 horas...

Como o jogo não tem rotas e é bem linear, é possível conhecer toda a história acompanhando os LetsPlay's dele pelo Youtube!

Vou corrigir a info da engine!
Em quase qualquer lugar esse é meu nickname

O dev desse jogo cometeu um grande erro ao deixar as musicas do jogo em .wav, algumas pesam mais que 50 mb, esse é o motivo do peso exagerado.
Mas tirando isso, apesar dos gráficos parecidos com o OFF, ele tem uma historia bem diferente, e aborda outros temas, porem delicados também.
O uso de números pequenos na minha opinião foi algo ruim, pois a defesa fica muito poderosa, e estados que tiram hp por turno são muito perigosos, principalmente fora de batalha. (Se descuidar com o veneno, é possivel morrer bem rápido)
A trilha sonora para mim é a melhor parte, causa uma boa ambientação, apesar de que as vezes os tilesets não colaboram com isso. Os sprites de batalha são ótimos, com essa aparência de serem feitos com lápis de grafite, por outro lado os sprites em pixel art me pareceram simples de mais, e alguns estranhos.