O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Melhor maneira de criar áreas de luz em um ambiente escurecido

Iniciado por Zael, 19/02/2020 às 22:23

19/02/2020 às 22:23 Última edição: 24/02/2020 às 05:24 por Gabriel N.
Olá! Minha primeira vez tentando criar algo mais complexo no RPG Maker (VX Ace). Estou usando o script de luz do Victor Engine ( https://victorenginescripts.wordpress.com/rpg-maker-vx-ace/light-effects/ ) E queria saber se existe alguma maneira mais prática de criar grandes áreas iluminadas sem ser pelo evento de luz desse script. Eu escureci todo o mapa usando ele, mas para o que quero fazer os eventos de luz dele não parecem a melhor solução. O mapa em questão é uma floresta, e eu quero deixar áreas no centro mais iluminadas como se fossem clareiras, mas por ser uma área muito grande o sistema de criar luz desse script não me parece viável. Tentei o evento Mostrar Imagem com a imagem em modo de adição, mas me parece que a imagem sempre segue a câmera e eu preciso dela em um lugar especifico. Qual seria a melhor solução pra chegar nesse efeito desejado?

Sem imagens não sei exatamente o que você quer fazer. A iluminação desse script é feito por imagens também se não me engano. Você pode testar o script de iluminação do Khas também.
Consegui meu equilíbrio cortejando a insanidade.

Para que a imagem deixe de seguir a câmera utilize esse script. Para usá-lo basta colocá-lo no seu projeto e adicionar o prefixo (FIX) nas imagens que deseja possuir uma posição fixa no mapa.

Sobre outros sistemas de iluminação, eu não recomendo o do Khas por questões de compatibilidade. Este do Victor que já está usando, para o prepósito de servir como iluminação de pontos de luz especificos, certamente é um dos melhores disponíveis para o VXAce.

Muito obrigado! Parece que é realmente isso que eu estava querendo, mas sou bem iniciante no RPG Maker e estou tendo dificuldades em posicionar a imagem e adicionar várias imagens com esse efeito ao longo do mapa. Quando foi tentar criar uma segunda ela pareceu substituir a primeira.

Para ter uma noção melhor de onde posicionar as imagens recomendo que utilize algum editor de imagens, como Photoshop, para encontrar as coordenadas desejadas.

Você precisa definir um ID único para cada imagem, caso contrário a que for adicionada por último irá substituir a primeira.

Ah sim, consegui fazer funcionar agora muito obrigado!