O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Atribuir opacidade das janelas ao valor de Variável.

Iniciado por Fallen, 01/03/2013 às 00:54

01/03/2013 às 00:54 Última edição: 02/03/2013 às 01:38 por Fallen
Olá cá estou eu novamente, meu último pedido hehe. Montando meu sistema de configuração. Eu gostaria de saber se existe a possibilidade de atribuir a opacidade das janelas, da classe Window_Base de acordo com o valor de uma variável, até por um script call se for possível, mas basicamente o que eu gostaria de saber se é possívei criar essa mecânica.
Por exemplo Variável 11 = 123 então (window_base) self.opacity = 123 ou self.opacity = variavel11

Tipo isso xD? Sim tempo recorde de resposta shuAHSu, quando cliquei apareceu a sua pergunta :P, veja se serve para você.
#==============================================================================
# ** Window_Base
#------------------------------------------------------------------------------
#  Esta é a superclasse para todas as janelas no jogo.
#==============================================================================

class Window_Base < Window
alias lune_r_update update
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Atualização da tela
  #--------------------------------------------------------------------------
  def update(*args)
    lune_r_update(*args)
    self.opacity = $game_variables[5] # coloque o numero da variavel
  end
end

01/03/2013 às 01:13 #2 Última edição: 01/03/2013 às 02:41 por Fallen
Agradeço novamente Raizen pela prontidão rápida ahuehe, mas deu um erro aqui '-'
Indo do ponto que a variável começa com o valor 0, então eu tenho que setá-la para 255, para ficar
na opacidade padrão do RM, mas aí quando eu fiz isso, apareceu uma janelinha em cima no mapa o.O
E também depois de diminuir a opacidade, quando acesso o menu parece que o menu tomou um susto estava em 255 e foi para o valor da variável AHUEH

Na Screen:

[Edit]

Com base no seu Script Raizen, eu adicionei a linha self.opacity = $game_variables
  • na classe Window base, logo que a Janela é declarada. Com isso tudo funcionou da maneira que eu queria, o único problema é no update da janela. Adicionei uma opção no Menu de configuração a opacidade, só não dá para se mexer na variável decrescer ou aumentar a barra e o valor e notar a mudança simultaneamente. Por exemplo enquanto estou diminuindo o valor a opacidade da janela vai diminuindo, já usando o seu script isso foi possível, o único problema mesmo foi a janela que apareceu ali '-'

[Edit 2]

No caso resolvi o problema da janela que ficava ali, se tratava da Window_NameMap que ficou com a opacidade de acordo com a opacidade das janelas, e acabou por ficar a ser exibida sempre ali e.e
    Usando a sua adição, mais a introdução da parte Self.Opacity no Window_Base está funcionando como eu queria, mas tem um pequeno defeito ainda. Quando eu saio do Menu Principal, aparece uma pequena janela no lado esquerdo da tela e essa janela se fecha rapidamente, como um susto hehe.

Ah eu nem havia pensado nisso, a razão disso dai é justamente porque eu mexi no Window_Base, infelizmente.. você terá que escolher as Windows que mexerá a opacidade, porque tem muita janela que fica escondida no game x.x. Bom a ideia era mudar de todas as janelas a opacidade?

01/03/2013 às 13:24 #4 Última edição: 01/03/2013 às 15:24 por Fallen
Bom Raizen, pelo menos o Menu, as janelas da batalha e a Mensagem eu queria que fosse possível configurar a opacidade. Até que está funcional com as doideras que eu mexi aqui, o único problema é que quando eu saio do menu aparece uma janela e se fecha rapidamente, provavelmente uma das janelas escondidas x.x.

Edit

Perfeito Raizen! Com base no seu comentário, eu tive que reescrever os script mas agora atribuindo as classes em que a opacidade iria mudar. É até um pouco trabalhoso, mas evita de eu mexer diretamente na Window_Base causando aquele errinho da janela, está perfeito agora. Agradeço pela ajuda!