O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Mudar mapa de acordo com a estação do ano

Iniciado por zSnowK, 11/04/2020 às 19:18

Estou com um projeto em que tem um sistema de Dia e noite, mês e ano e estações do ano, gostaria de saber se tem como mudar o mapa automaticamente assim que a estação chegar ? algum sistema de plugins ? evento ? não to querendo refazer um mapa inteiro  :rick9: por favor se alguem souber me responda . :T.T:
agradeço desde ja
ps: to usando o MV.

Citação de: zSnowK online 11/04/2020 às 19:18
Estou com um projeto em que tem um sistema de Dia e noite, mês e ano e estações do ano, gostaria de saber se tem como mudar o mapa automaticamente assim que a estação chegar ? algum sistema de plugins ? evento ? não to querendo refazer um mapa inteiro  :rick9: por favor se alguem souber me responda . :T.T:
agradeço desde ja
ps: to usando o MV.

É bem simples, mas depende muito do que você considera uma mudança de estação. Mundanças grandes demais talvez necessitem de um mapa novo, mas em geral não. Pra dia e noite , por exemplo, você pode fazer um switch que quando fica de noite ele é ativado e muda o tom da tela pra um mais escuro.

Pra estações o mesmo esquema, só que dessa vez você pode também colocar alguns eventos que mudam a aparência de acordo com qual switch da estação está ativado.

Citação de: MV online 11/04/2020 às 19:30

É bem simples, mas depende muito do que você considera uma mudança de estação. Mundanças grandes demais talvez necessitem de um mapa novo, mas em geral não. Pra dia e noite , por exemplo, você pode fazer um switch que quando fica de noite ele é ativado e muda o tom da tela pra um mais escuro.

Pra estações o mesmo esquema, só que dessa vez você pode também colocar alguns eventos que mudam a aparência de acordo com qual switch da estação está ativado.
no caso eu queria mudar o chão ( grama ) para neve e telhado normal para ( com neve ) e algumas arvores, pode ser feito atraves de switch, tem como colocar na aba de tag de terreno ?

Olha, a minha melhor opinião para fazer isso que você esta querendo é fazer usando parallax (imagem de fundo), primeiro você cria o mapa inicial tira um print do mapa e salva, depois faz o mapa na outra estação e tira o print, e repete o processo para cada estação, depois usa um plugin ou recurso para exibir o mapa, seguidamente você coloca eventos vazios para definir os tiles que o jogador não pode atravessar, por ultimo cria um evento comum ou dependendo local para gerenciar a troca de imagens de cenarios de acordo com a sua escolha. Acredito que essa seja a melhor forma para fazer isso, quanto a clima (chuva e etc), dia e noite o rpg maker possui um sistema por eventos para gerenciar esse tipo de sistema por eventos.

Citação de: Ellye online 11/04/2020 às 03:43
O jeito mais fácil de fazer isso é um pouco "manual", mas:

Faça quatro cópias dos seus arquivos de tileset, mudando elas de acordo com as estações.
Na parte da imagem do tileset onde tem a grama verdinha na primavera e no verão, coloque a grama laranja no outono e a neve no inverno, por exemplo.

Depois, basta usar um evento para trocar o tileset de acordo com a estação.

13/04/2020 às 03:58 #5 Última edição: 13/04/2020 às 03:59 por zSnowK
Citação de: Ellye online 12/04/2020 às 00:04

tipo refazer os mapas ? eu refiz e salvei como imagem esta salvo, ou vc ta la falando fazer isso em : banco de dados > tilesets  ?
me desculpa eu realmente não to entendendo  :T.T: e to querendo mt aprender a fazer isso

-> Crie quatro tilesets, um para cada estação do ano;
-> Mude o tileset para corresponder à respectiva estação.
Oxe

Citação de: Jorge_Maker online 13/04/2020 às 04:07
-> Crie quatro tilesets, um para cada estação do ano;
-> Mude o tileset para corresponder à respectiva estação.

Criei, ai pra mudar preciso fazer evento com cada "quadrado" do mapa ? com a ação > mudar tileset <
se tiver algum video explicando pode mandar pra ver se aprendo

Um evento só para o mapa inteiro.

Ao chamar o evento "Mudar Tileset", ele muda o tileset inteiro usado no mapa, não só o tile de um local especifico.