O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Projeto de Retomada ao RM (ainda sem nome)

Iniciado por msaban, 19/04/2020 às 06:17

19/04/2020 às 06:17 Última edição: 19/04/2020 às 06:31 por msaban
Conforme detalhei melhor no meu tópico de apresentação, fiquei quinze anos afastado do mundo RPG Maker. Para essa retomada, estou iniciando um projeto sem muitas pretensões além de voltar a me familiarizar com o Maker, conhecer novas técnicas, etc.

A minha ideia é usar esse projeto para me familiarizar e, em caso de sucesso, uma vez já melhor adaptado, lançar um remake mais elaborado no que tange ao design, músicas, etc.

.:História:.

Spoiler

Ambientação: Num futuro alternativo e distante, a humanidade vivia o seu auge tecnológico: robôs de alta tecnologia, carros super potentes, redes de internet de alta velocidade e armamento bélico cada vez mais avançado.
As inúmeras possibilidades permitidas pelo avanço desenfreado da tecnologia acabou gerando uma verdadeira corrida científica entre as grandes potências, e, quando uma delas estava prestes a anunciar uma grande descoberta, um misterioso evento acabou por alterar o destino de toda a humanidade.

Por conta de todos os mistérios que envolvem o ocorrido, tal evento ficou conhecido como A fúria, uma referência como à fúria dos deuses, ou da natureza, ou o que quer que seja, que teria punido a humanidade por reverenciar a tecnologia e a ciência como verdadeiros deuses.

Fato é que os danos causados foram catastróficos: grande parte da humanidade foi dizimada, a geografia do planeta, fauna, flora e clima sofreram alterações e até mesmo os próprios humanos foram altamente impactados com mudanças em sua estrutura genética.

História Central: O centro da história acontece no ano X (preciso fechar a história pra definir o ano por uma questão de cronologia) da nova era. Nosso protagonista (ainda sem nome) vive numa Nação (também ainda sem nome, rs) altamente militarizada, onde até mesmo cargo de Chefe de Estado e de Governo (acumulados pela figura de um só cargo) é destinado ao topo da hierarquia do Exército.

Diante dos inúmeros conflitos com outras nações, o Governo promove e incentiva por todo o País a fomentação à formação de combate, patrocinando diversos campeonatos buscando recrutar os melhores lutadores. Por conta disso, grande parte do exército, nas divisões de combate, é formada por ex-lutadores profissionais.

Nosso protagonista é um renomado lutador da Área onde vive (o País é formado por Distritos, que são formados por Áreas) e tem como objetivo conseguir ingressar no exército, tanto para poder prover uma vida melhor à sua irmã, com quem vive e é sua única família, como também para poder se aproximar dos segredos que envolvem a fúria. Seu pai era um Militar de alta patente que acabou morrendo na época da catástrofe.

Obviamente essa busca acarretará em grandes descobertas, com nosso herói se envolvendo em algo muito maior do que ele poderia imaginar.
[close]

.:Universo:.

Spoiler
A história se passa num cenário pós-apocalíptico cyberpunk. O universo abordará uma mistura de tecnologia avançada (como carros, telefones, televisores, energia nuclear etc. - resquício da antiga civilização) e ambientes totalmente devastados e precários devido, ainda, aos impactos da fúria.

Como mencionado, a estrutura genética humana foi alterada, então teremos diversos personagens com mutações físicas. Além disso, a cor do mar estará diferente, haverá ausência quase que absoluta de vegetação e a existência de grandes desertos fora das cidades centrais.

Diferentes Áreas, Distritos e Países terão cenários diferentes e tem sua evolução em ritmos distintos. Enquanto já há grandes nações/impérios que resgataram todo o arcabouço tecnológico, outras ainda sofrem bastante.
[close]

.:Pontos Importantes:.

Spoiler

1. Sistema de Batalha e Inimigos: Ainda não defini se manterei o sistema de batalha como aquele de RPG Clássico ou se vou "investir" de algo diferenciado. Entretanto, o que já defini é que vou fugir do esquema de inimigos "espalhados" pelo mapa, o que vai dificultar na questão de evolução de nível e XP, o que nos leva ao ponto dois.

Outros pontos a definir: As lutas serão focadas em artes marciais ou utilização de armas, ou ambos? Haverá utilização de poderes sobrenaturais? Até que ponto?
Outra ideia é a de utilização de Mechas, uma pegada meio Code Geass. Neste caso eu substituiria a preparação dos "lutadores" por "pilotos de mechas". Seria uma saída que facilitaria muita coisa para o decorrer da história, pelo que venho pensando...

2. Sistema de Evolução dos Personagens: Pretendo utilizar um sistema de treinamento, talvez uma academia mesmo. Preciso elaborar isso melhor.

3. Sistema de Lomoção: Quero criar um sistema de aluguel/compra de carro. Haverão áreas e distritos que só poderão ser acessado com automóveis, e nosso protagonista deverá conseguir o dinheiro necessário para tal. (Talvez um sistema de carros mais caros, conforme evolução financeira do personagem? Mas quais seriam as vantagens na prática? Ainda não sei, rs)

4. Design Gráfico: Como não manjo nada de gráficos, músicas, etc, e como esse é um projeto de retomada, não vou me preocupar muito com isso. Utilizarei o RTP e o criador de personagens do RM e alguns recursos disponíveis de graça pela internet.
[close]

Amigos do fórum, é isto!
Por favor, deem críticas e sugestões, principalmente nas partes que ainda não decidi, rs.
Já comecei a fazer uns mapas, personagens etc, mas nada muito definitivo, bem esboço mesmo, até porque ainda preciso criar os personagens centrais e outras coisas principais, como definir nomes,. Assumo que tenho uma puta falta de criatividade pra isso. Hahahahaha

19/04/2020 às 06:28 #1 Última edição: 19/04/2020 às 06:31 por msaban
Moderador, fui editar o tópico e fiz outro post sem querer. Favor apagar.

Obrigado.

Ah boa! Dei uma lida aqui e achei bem legal  :XD:

Não vou falar que é  algo novo, porque esse estilo de história já foi explorado por outros jogos, porém ainda sim acho um estilo de jogo bem legal. O mais complicado vai ser criar a ambientação dele, em relação aos gráficos, acho que vai ter que escolher bem os gráficos e tudo mais para o seu jogo, mas feito isso não vejo porque não dar certo. Você mencionou usar o RTP, bom acredito que esteja usando o MV então, o MV tem tiles Sci-fi, isso vai auxiliar bem, mas eu recomendaria procurar uns edits deles e adições que deve ter pela internet para melhorar a ambientação do seu game. Bom é isso, boa sorte no seu jogo e poste as atualizações conforme for avançando  :XD:

19/04/2020 às 17:58 #3 Última edição: 19/04/2020 às 18:01 por msaban
Citação de: Raizen online 19/04/2020 às 12:08
Ah boa! Dei uma lida aqui e achei bem legal  :XD:

Não vou falar que é  algo novo, porque esse estilo de história já foi explorado por outros jogos, porém ainda sim acho um estilo de jogo bem legal. O mais complicado vai ser criar a ambientação dele, em relação aos gráficos, acho que vai ter que escolher bem os gráficos e tudo mais para o seu jogo, mas feito isso não vejo porque não dar certo. Você mencionou usar o RTP, bom acredito que esteja usando o MV então, o MV tem tiles Sci-fi, isso vai auxiliar bem, mas eu recomendaria procurar uns edits deles e adições que deve ter pela internet para melhorar a ambientação do seu game. Bom é isso, boa sorte no seu jogo e poste as atualizações conforme for avançando  :XD:

Comecei a brincar com um mapa do que seria a Cidade central na área em que o protagonista vive e já esbarrei com essas dificuldades:

Ainda que o mapa esteja incompleto, não sei se é falta de habilidade na ambientação ou se realmente é limitação da tileset, mas parece que tão faltando mais elementos pra climatizar, sabe?

Edit: Ah é! Se você tiver indicação de links de alguns desses edtis que você mencionou, ajudaria muito!

Li a sua ideia, e acho bacana a proposta cyberpunk.

Não sei o que pretende seguir mas vou deixar umas reflexões.

Ainda não parece claro algumas coisas básicas nesse tipo de história, como a energia utilizada nesse mundo(magia, elétrica, cristais, jazida de algo), a política nele(desigualdade social, preconceito, religião, tipo de governo e sua aprovação, terrorismo e rebeldes) e o tipo de tecnologia envolvida(meios de transporte, comunicação).

Citei essas coisas pois elas podem influenciar o mapeamento, coisas como fatores geográficos que citou também, por exemplo uma diferença de classes sociais poderia causar uma distinção de pessoas em uma cidade segregando os mais pobres, com áreas subterrâneas por exemplo.

Ou mesmo a questão do tipo de tecnologia bélica que há, se há aviões e mechas, talvez precise considerar um ataque aéreo, fazer fossos em volta da cidade ou se a cidade estar dentro de um campo de força não precise estar cercada por muros.

Boa Sorte com o projeto.