O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Maker de Primeira Viagem - 11 Passos para você começar seu jogo!

Iniciado por H.M, 03/03/2013 às 21:11

[box class=catbg]Introdução

Criar um jogo bom é difícil. E é mais difícil ainda para os novatos. São tantas coisas novas que você não sabe como começar? Venha ler esses passos para achar seu caminho Maker!
[/box]

- Primeiro, se acalme! Nada bom é feito com pressa! Tire o maker da sua frente e organize o pensamento... Acalmou-se? Ótimo!

- Agora vem a parte principal, aprender a usar o maker. A maior parte dos fóruns de RPG Maker possuem vários tutoriais e se caso você não achar, pode sempre criar um tópico para saciar sua dúvida. Aprenda tudo! Saiba o que cada coisa significa antes de tudo, pois caso você queira algo bom, não tem como ir lá e aprender na marra. Você aprende antes de fazer uma prova.
Caso você queira ir criando vários "Jogos-Testes" para aprender o que cada coisa faz, o que certo comando faz ou só queira praticar, não há problema! O objetivo desse passo é aprender!

- Não, ainda não é hora de criar o projeto. Agora é hora de pensar na base do seu projeto, a história. Pense no que você quiser, a imaginação é sua! Pode pegar inspiração em jogos como Final Fantasy e Chrono Trigger, que possuem ótimas histórias, ou como algumas pessoas chamam, Lore. Se você já tem algo no pensamento, deixe florescer, imagine cenários, personagens, falas, inicios, finais, caminhos... Mas tome cuidado com algumas coisas, conhecidas como, Clichê. Clichê é algo que se repete com tanta frequência que já se tornou previsível dentro daquele contexto. Um exemplo disso é o herói órfão com a vila destruída, que sai em busca de vingança.

- Essa parte é fácil, mas importante! É hora de escolher qual o Maker que você vai utilizar no seu jogo. Todos os Maker são diferentes em algumas partes e em outras, muito parecidos. Pesquise sobre eles e decida essa importante escolha! Como é um pouco difícil achar características sobre eles aqui vai um resumo:

RPG Maker 2000/2003: São os mais simples, mas não menos importantes! Eles fazem jogos em estilo muito parecidos com os jogos mais clássicos e não utilizam Linguagem Ruby(Scripts).

Rpg Maker VX/Ace: O Ace é uma versão melhorada do VX, com mais diversidade em resources e sistemas. A única coisa que o VX tem que supera o Ace é a quantidade de scripts que pode fazer páginas e páginas.

Rpg Maker XP: O XP é antigo e por causa disso tem muita diversidade com centenas de packs de scripts e resources, com a maior possibilidade de transformação.

- Agora é hora de procurar os recursos do jogo, Resources! Você provavelmente aprendeu sobre eles no Passo 2 e se não, volte e o refaça! Bom, com sua história feita e o maker escolhido é hora de procurar tudo que você precisar para seus personagens e cenários. Existem vários sites com Resources e os fóruns são cheios deles! Tente encontrar tudo que você precisa, para não precisar procurar de novo. E também existem os RTP, que são os recursos que já vem com o Rpg Maker. É muito difícil criar um jogo com RTP, por falta de variedade, por isso, se for usar, aprenda a usar direito antes!

- Essa parte também é muito fácil e importante... A escolha do nome pode influenciar muito na hora de alguém ler seu tópico ou baixar seu jogo. Existem nomes muito clichês, como "Quatro Elementos", mas o importante mesmo é ter criatividade, e colocar algo que tenha a ver com o seu jogo. Existe uma discussão sobre nomes em inglês, sendo um jogo em português, por isso eu acho que, se seu jogo for em português, coloque o nome em português.

- É muito comum você sentir dificuldade no seu primeiro jogo, ou nos jogos a seguir, por isso, alguns membros formam Equipes para ajudar no seu projeto, com coisas como História, Roteiro, Database... Formando equipes, fica muito mais fácil dividir o trabalho e pode inclusive formar amizades entre membros!

- Hora de criar o jogo?? Sim, é hora do projeto ser iniciado! "Oba! Vou colocar três mapas aqui e...." Espere! Antes de tudo, precisamos fazer a database. É hora de colocar tudo que estava no papel no jogo.

- "E agora? Posso iniciar?" Sim, agora é hora de iniciar o projeto! Comece testando todos os seus Resources, para saber se todos estão bons para serem utilizados no projeto. Não adianta nada ter um projeto lindo, mas todo quebrado por dentro.

10° - Agora, você cria seu projeto. Faça tudo que você quiser, o jogo é seu! Se esforce, faça algo que você pode olhar e se orgulhar! Faça algo que centenas vão querer jogar e elogiar! Faça algo digno de todo o seu trabalho. Está ruim? Refaça! Nunca pare! Nunca desista!

11° - Esse passo é só se você já criou boa parte do projeto e está pronto para mostrá-lo ao mundo. É hora de criar o tópico... Procure fábricas de design para fazerem uma Logo e alguns buttons, procure contar bastante coisa sobre seu jogo, mas não faça algo muito longo e chato como um texto de 30 linhas. Caso tenha dúvidas sobre tópicos e como apresentar eles fale com a staff, pois eles são veteranos e sabem bastante coisa. Leia também as regras de postagem, que são muito importantes!
Venha conferir!

Opa aprovei a matéria, desculpe pela demora  :=|: , mas acho que entendeu como funciona não :), sempre que quiser escrever outra matéria fique a vontade, a demora vem do vai-e-vem para acertarmos os erros e tudo mais.

Sobre a matéria, acho que tem uns pontos um pouco superficiais, como falar com a staff e talz, acho que qualquer um que seja experiente pode ajudar a pessoa na hora de mostrar o jogo ao mundo ^^, mas parabéns ai, quanto mais escrever, melhorará em vários aspectos :)

Citação de: Raizen online 03/03/2013 às 21:49
Opa aprovei a matéria, desculpe pela demora  :=|: , mas acho que entendeu como funciona não :), sempre que quiser escrever outra matéria fique a vontade, a demora vem do vai-e-vem para acertarmos os erros e tudo mais.

Sobre a matéria, acho que tem uns pontos um pouco superficiais, como falar com a staff e talz, acho que qualquer um que seja experiente pode ajudar a pessoa na hora de mostrar o jogo ao mundo ^^, mas parabéns ai, quanto mais escrever, melhorará em vários aspectos :)
Tudo bem, valeu a pena esperar!  :*-*:
Eu realmente espero que isso ajude algum novato, ou até um veterano, por que essas já foram dúvidas que eu senti, desesperado para ter uma mão para indicar o caminho.
Venha conferir!

Realmente são dicas interessantes.

Especialmente porque, sim, nós temos ajudas em fóruns, mas tem vezes que não sabemos nem de que ajuda precisamos. O inicio é sempre bem confuso. E seu tópico trás uma clareza de onde ir para os novatos.
Conheçam meu blog: Get a Life

"Talvez o certo para você é o errado para mim . Claro, cada um é cada um,
ninguém é igual a ninguém. Não vai ser por isso que vamos nos desentender.
Duas pessoas discutirem e não chegarem a uma conclusão igual,
é a melhor prova de que cada ser humano tem o seu valor e identidade própria."
Raul Seixas

São ótimas dicas para ajudar os novatos a não se sentirem perdidos quando criarem seu primeiro projeto.

Só um detalhe, o certo não seria "Maker de Primeira Viagem"?

Acho que eu parei no tempo e fiquei no passo 10 kkkkkkkkkkkkkkkkk.

São ótimas dicas, o meu problema são com recursos, mesmo sendo Pixel Art(básico), eu consigo me virar.
Tipo eu imagino a cena bela, linda, personagens bons, história, tudo.
Consigo jutar tudo, agora na hora de mapear eu paro com o jogo.
Tipo eu penso "Nossa que bost@ de mapa é esse, nem parece com o que eu imaginei", e fico nessa de querer fazer sempre como imagino e acabo fazendo nada.

Acho que isso pode ser comum, eu fico pensando "Na minha cabeça eu imaginei uma arvore grande e bonita ali" e de repente me deparo com o RTP. Não que seja ruim, mas ele me limita, e eu acabo nunca fazendo nada.

Bom quanto as dicas, são ótimas como já disse, mas não sei por quê os primeiros jogos, sempre são solo, não são?(eu acho que toh doido)
Vai ver que é por falta de experiência.

Muito interessante sua matéria H.M.
Interessante como eu nunca pensei em "Caso você queira ir criando vários Jogos-Testes", eu sempre aprendi na mara  :grr:
Não sei se posso dizer se sou uma pessoa novato ou não, já to uns 3 anos no RM e tenho muitas dificuldades.
Boa matéria cara :XD:

Primeiramente gostaria de agradecer, é um tópico muito bom que pode servir de ajuda pra muitos dos "veteranos" também, algumas coisas ai são essenciais e, sério eu não as faço. Muito obrigado por trazer o conteúdo pra comunidade.

Bom, agora minha avaliação, eu concordo com quase tudo que está ai velhinho e por isso eu gostaria de falar dos quases...

O Clichê não é realmente apresentado ali, acho que faltou algumas coisas, pois clichê por clichê tentar não parecer clichê já é um clichê :derp:
assim, acho que as vezes a forma que como ele é usado que prejudica, mas é bem possível criar uma história com um tema convencional que se demonstre inovadora, acho que a dica mais importante seria ler, ler muito, pesquisar histórias de jogos, ler bastante os projetos das comunidades, buscar aprender a desenvolver a história por que essa de "é clichê" eu acho muito fácil falar quero ver sentar na frente do Pc e se prestar pra produzir um roteiro que se encaixe em um projeto que ele mesmo vá fazer.

Outra coisa também, foi sobre o nome do jogo, assim como o clichê, acho que é muito superficial entende? não se prender a um nome é muito importante porque as vezes exageramos e acabamos deixando o nome confuso impossível de se explicar (sei bem como é). Eu acho que procurar ser direto no nome em relação ao tema da história é muito importante, e tem uma de nome que é muito usada e eu acho que bem boa de se aproveitar se for o caso.

Ex: Angelos asas do anoitecer (se o nome estiver errado me desculpem)
Que tipo, coloca o nome do personagem e mais um bagulhinho... Agora eu lembrei, eu mesmo fiz isso :facepalm:

E a 11, apesar de eu ter entendido o proposito e tal de ensinar e puns sobre o fórum, eu achei que não ficou legal por não ter muito haver com o assunto principal, ta, até se encaixa com as conversas mas não ficou legal. Não da forma que foi expressada se é que tu me entendes.

Eu copiei até pois ia colocar uma citação mas enfim...
Citar11° - Esse passo é só se você já criou boa parte do projeto e está pronto para mostrá-lo ao mundo. É hora de criar o tópico... Procure fábricas de design para fazerem uma Logo e alguns buttons, procure contar bastante coisa sobre seu jogo, mas não faça algo muito longo e chato como um texto de 30 linhas. Caso tenha dúvidas sobre tópicos e como apresentar eles fale com a staff, pois eles são veteranos e sabem bastante coisa. Leia também as regras de postagem, que são muito importantes!

É isso cara, como eu disse está muito boa, vai ajudar muita gente :ok: "que lê é claro pois a primeira preguiça que desperta antes de iniciar um projeto é a de ler, o povin que num lê, parece que os olhos só veem bundas e coisas fúteis, vou escrever um tuto e colocar umas fotos de umas meninas e de umas personagens de Animes que esse povo vai aprender rapidinho o que é RM"  :lol:

Achei bem bacana a matéria, creio que são ótimos passos até para os veteranos seguirem  :XD:

Citação de: Kris Wannieg online 03/03/2013 às 22:31
Realmente são dicas interessantes.

Especialmente porque, sim, nós temos ajudas em fóruns, mas tem vezes que não sabemos nem de que ajuda precisamos. O inicio é sempre bem confuso. E seu tópico trás uma clareza de onde ir para os novatos.
Obrigado, o objetivo é ajudar mesmo.
Citação de: DuploMaker online 03/03/2013 às 22:41
São ótimas dicas para ajudar os novatos a não se sentirem perdidos quando criarem seu primeiro projeto.

Só um detalhe, o certo não seria "Maker de Primeira Viagem"?
Gramática nunca foi meu forte, mas eu deveria ter percebido esse...  :facepalm:
Bom, eu estava mesmo querendo mudar a logo e acho que agora ficou mais bonito.
Citação de: felipefalcon online 03/03/2013 às 22:45
Acho que eu parei no tempo e fiquei no passo 10 kkkkkkkkkkkkkkkkk.

São ótimas dicas, o meu problema são com recursos, mesmo sendo Pixel Art(básico), eu consigo me virar.
Tipo eu imagino a cena bela, linda, personagens bons, história, tudo.
Consigo jutar tudo, agora na hora de mapear eu paro com o jogo.
Tipo eu penso "Nossa que bost@ de mapa é esse, nem parece com o que eu imaginei", e fico nessa de querer fazer sempre como imagino e acabo fazendo nada.

Acho que isso pode ser comum, eu fico pensando "Na minha cabeça eu imaginei uma arvore grande e bonita ali" e de repente me deparo com o RTP. Não que seja ruim, mas ele me limita, e eu acabo nunca fazendo nada.

Bom quanto as dicas, são ótimas como já disse, mas não sei por quê os primeiros jogos, sempre são solo, não são?(eu acho que toh doido)
Vai ver que é por falta de experiência.
Olha, vai treinando que você melhora! Sempre tente melhorar, pois um dia, você vai ver que todo o esforço valeu a pena.
Não sei, a maior parte dos jogos que eu vejo são de vários hérois em um grupo.  :derp:
Citação de: Brittus online 03/03/2013 às 23:34
:clap: Parabéns, pela ótima matéria. :clap:
Obrigado! Vou tentar trazer mais tutorias nesse estilo.
Citação de: Tiaguu online 03/03/2013 às 23:57
Muito interessante sua matéria H.M.
Interessante como eu nunca pensei em "Caso você queira ir criando vários Jogos-Testes", eu sempre aprendi na mara  :grr:
Não sei se posso dizer se sou uma pessoa novato ou não, já to uns 3 anos no RM e tenho muitas dificuldades.
Boa matéria cara :XD:
Na marra também vai! Hum.... Você é um veterano, pois 3 anos é muita coisa. Não existe nenhum veterano que saiba tudo de tudo. :XD:
Citação de: Magic D online 04/03/2013 às 01:45
Primeiramente gostaria de agradecer, é um tópico muito bom que pode servir de ajuda pra muitos dos "veteranos" também, algumas coisas ai são essenciais e, sério eu não as faço. Muito obrigado por trazer o conteúdo pra comunidade.

Bom, agora minha avaliação, eu concordo com quase tudo que está ai velhinho e por isso eu gostaria de falar dos quases...

O Clichê não é realmente apresentado ali, acho que faltou algumas coisas, pois clichê por clichê tentar não parecer clichê já é um clichê :derp:
assim, acho que as vezes a forma que como ele é usado que prejudica, mas é bem possível criar uma história com um tema convencional que se demonstre inovadora, acho que a dica mais importante seria ler, ler muito, pesquisar histórias de jogos, ler bastante os projetos das comunidades, buscar aprender a desenvolver a história por que essa de "é clichê" eu acho muito fácil falar quero ver sentar na frente do Pc e se prestar pra produzir um roteiro que se encaixe em um projeto que ele mesmo vá fazer.

Outra coisa também, foi sobre o nome do jogo, assim como o clichê, acho que é muito superficial entende? não se prender a um nome é muito importante porque as vezes exageramos e acabamos deixando o nome confuso impossível de se explicar (sei bem como é). Eu acho que procurar ser direto no nome em relação ao tema da história é muito importante, e tem uma de nome que é muito usada e eu acho que bem boa de se aproveitar se for o caso.

Ex: Angelos asas do anoitecer (se o nome estiver errado me desculpem)
Que tipo, coloca o nome do personagem e mais um bagulhinho... Agora eu lembrei, eu mesmo fiz isso :facepalm:

E a 11, apesar de eu ter entendido o proposito e tal de ensinar e puns sobre o fórum, eu achei que não ficou legal por não ter muito haver com o assunto principal, ta, até se encaixa com as conversas mas não ficou legal. Não da forma que foi expressada se é que tu me entendes.

Eu copiei até pois ia colocar uma citação mas enfim...
Citar11° - Esse passo é só se você já criou boa parte do projeto e está pronto para mostrá-lo ao mundo. É hora de criar o tópico... Procure fábricas de design para fazerem uma Logo e alguns buttons, procure contar bastante coisa sobre seu jogo, mas não faça algo muito longo e chato como um texto de 30 linhas. Caso tenha dúvidas sobre tópicos e como apresentar eles fale com a staff, pois eles são veteranos e sabem bastante coisa. Leia também as regras de postagem, que são muito importantes!

É isso cara, como eu disse está muito boa, vai ajudar muita gente :ok: "que lê é claro pois a primeira preguiça que desperta antes de iniciar um projeto é a de ler, o povin que num lê, parece que os olhos só veem bundas e coisas fúteis, vou escrever um tuto e colocar umas fotos de umas meninas e de umas personagens de Animes que esse povo vai aprender rapidinho o que é RM"  :lol:
Concordo! Bom, esse tutorial é apenas um mapa, você tem que andar sozinho. Não é para seguir tudinho, só o contesto geral. Como são dúvidas que eu mesmo senti, meio que vai para o pessoal, mas acho que dá para entender. Esse onze é só para que não haja erros na hora de criar o tópico que apesar de não fazer parte do RPG Maker, é uma parte importante na hora de mostrar o jogo ao mundo.
Obrigado pelo comentário!
Citação de: Gr!Lo online 04/03/2013 às 08:24
Achei bem bacana a matéria, creio que são ótimos passos até para os veteranos seguirem  :XD:
O objetivo é ajudar, não importa quem! :XD:
Venha conferir!