O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dúvidas gerais rpg maker mv

Iniciado por Rafael Mori Neiva, 19/05/2020 às 11:18

19/05/2020 às 11:18 Última edição: 19/05/2020 às 11:40 por Robercletzon
Então eu mexi um pouco no rpg maker mv e gostei muito, vi o quanto o rpg maker tem melhorado de uma versão pra outra, eu só havia mexido no rpg maker 2000 e 2003, mas o sistema de batalha do MV está demais, dá para fazer muitas skills interessantes suando variaveis e aquelas formulas sem a trabalheira toda que era no rpg maker 2000 usando eventos na batalha.

Porém uma coisa que ainda não consegui fazer é fazer as animaçoes de batalha mais interessantes.
Eu uso batalha lateral no mv, acabei esquecendo de falar isso,

Exemplo no rpg maker 2003 da pra tu alterar o charset de batalha para uma animação de batalha, assim ele não vai usar mais 3 quadros de animação e sim vários frames. Assim eu colocava uma animação em que o heroi sumia, e fazia uma animação com o personagem batendo de varias formas no rpg maker 2003, porem nesse nao ´consegui o mesmo efeito, simplesmente aparece o heroi, ele desaparece porém no meio da animação ele aparece novamente. Porque ele já fez a animação e voltou para a estancia parada.

Tem como eu fazer como no 2003?

E há alguma forma de usar os gráficos do rpg maker 2003, chipsets e charsets e até facesets nesse rpg maker? Digo há alguma forma de transformar os gráficos sem "estourar" eles ou é melhor pegar packs gráficos novos na steam.

E quais plugins vocês recomendam a usar no MV, e se possível existe algum tutorial de como criar plugins no rpg maker mv?

--------
aqui um video de como eu queria fazer as aninmações de batalha, com o heroi batendo de verdade e fazendo outros movimentos e não só aquele ataque a longa distancia.
https://steamcdn-a.akamaihd.net/steam/apps/256711139/movie480.webm?t=1520701574
Por que Deus amou o mundo tanto que entregou seu único filho para que todo que nele confia não morra mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou seu filho ao mundo não para condená-lo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
E é assim que o julgamento é feito: Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que é mau.
Pois todos os que fazem o mal odeiam a luz e fogem dela, para que ninguém veja as coisas más que eles fazem.

CitarExemplo no rpg maker 2003 da pra tu alterar o charset de batalha para uma animação de batalha, assim ele não vai usar mais 3 quadros de animação e sim vários frames. Assim eu colocava uma animação em que o heroi sumia, e fazia uma animação com o personagem batendo de varias formas no rpg maker 2003, porem nesse nao ´consegui o mesmo efeito, simplesmente aparece o heroi, ele desaparece porém no meio da animação ele aparece novamente. Porque ele já fez a animação e voltou para a estancia parada.

Tem como eu fazer como no 2003?
Sim, mas minha recomendação era usar algum plugin que permite mais frames, é menos "gambiarra" e você tem mais controle sobre, não sei se prefiro recomendar, mas achei esse daqui por exemplo, só que esse tipo de plugin tem VARIOOOS na interwebs:
https://github.com/suppayami/yami-engine-delta/blob/master/build/SideviewBattler/YED_SideviewBattler.js

CitarE há alguma forma de usar os gráficos do rpg maker 2003, chipsets e charsets e até facesets nesse rpg maker? Digo há alguma forma de transformar os gráficos sem "estourar" eles ou é melhor pegar packs gráficos novos na steam.
Sim, mas o motivo dos gráficos do 2k3 ficarem assim é por causa da diferença de resolução, tem o modo fácil e o díficil para realizar o que você quer, o fácil seria só adaptar os gráficos ou pegar eles adaptados para o MV, o díficil seria dar um jeito de mapear e usar os gráficos do 2k3 como eles são sem aumentar as dimensões dele, o problema disso é que o MV por padrão os tiles são 48x48, você teria que usar algum plugin tipo half-tile para deixar 24x24, e o mapeamento teria problemas também de ser pelos tiles, então essa parte apesar de possível é mais complexa. Sim o melhor é pegar algum pack, não necessariamente da steam, mas algum já adaptado para o MV, que acredito que exista isso.

CitarE quais plugins vocês recomendam a usar no MV, e se possível existe algum tutorial de como criar plugins no rpg maker mv?
Ah dificil ter um "pacote de plugins" para eu recomendar, é melhor ver o que você precisa pro seu jogo e ver se alguém criou daquele jeito e se você consegue adaptar ele e se adaptar ao código dessa pessoa. Para criar plugins seria o suficiente apenas estudar JS, sabendo programar em JS fica tudo mais fácil, ai você consegue entender como funciona a criação de plugins só usando os plugins que tem de exemplo na engine. Então se realmente quer criar plugins, pegue umas boas aulas de JS (talvez a linguagem com mais aulas/tutoriais que tem na internet), sabendo JS pode partir para o código do MV.  :XD:

E sobre o vídeo, como respondi, se usar/criar um plugin de multi-frames na batalha e controle das animações dos personagens, fica bem mais simples isso :)

19/05/2020 às 13:06 #2 Última edição: 19/05/2020 às 13:31 por Robercletzon
Citação de: Raizen online 19/05/2020 às 11:53
Sim, mas minha recomendação era usar algum plugin que permite mais frames, é menos "gambiarra" e você tem mais controle sobre, não sei se prefiro recomendar, mas achei esse daqui por exemplo, só que esse tipo de plugin tem VARIOOOS na interwebs:
https://github.com/suppayami/yami-engine-delta/blob/master/build/SideviewBattler/YED_SideviewBattler.js
Sim, mas o motivo dos gráficos do 2k3 ficarem assim é por causa da diferença de resolução, tem o modo fácil e o díficil para realizar o que você quer, o fácil seria só adaptar os gráficos ou pegar eles adaptados para o MV, o díficil seria dar um jeito de mapear e usar os gráficos do 2k3 como eles são sem aumentar as dimensões dele, o problema disso é que o MV por padrão os tiles são 48x48, você teria que usar algum plugin tipo half-tile para deixar 24x24, e o mapeamento teria problemas também de ser pelos tiles, então essa parte apesar de possível é mais complexa. Sim o melhor é pegar algum pack, não necessariamente da steam, mas algum já adaptado para o MV, que acredito que exista isso.
Ah dificil ter um "pacote de plugins" para eu recomendar, é melhor ver o que você precisa pro seu jogo e ver se alguém criou daquele jeito e se você consegue adaptar ele e se adaptar ao código dessa pessoa. Para criar plugins seria o suficiente apenas estudar JS, sabendo programar em JS fica tudo mais fácil, ai você consegue entender como funciona a criação de plugins só usando os plugins que tem de exemplo na engine. Então se realmente quer criar plugins, pegue umas boas aulas de JS (talvez a linguagem com mais aulas/tutoriais que tem na internet), sabendo JS pode partir para o código do MV.  :XD:

E sobre o vídeo, como respondi, se usar/criar um plugin de multi-frames na batalha e controle das animações dos personagens, fica bem mais simples isso :)
Valeu raizen eu estava vendo alguns outros plugins quando falava com você e achei uns muito bons, em especial do victor sants ou algo assim, mas achei complicadissimo, pra cada animação de batalha ia trocentas linhas de código, assim perde todo charme do rpg maker que é a facilidade. Demora mais pra eu fazer uma programação de animação de batalha do que fazer toda formula funcionar no evento commom do rpg maker 2003. Fora que deve dar altos bugs também se eu programar algo errado. Então acho que vou ficar com o rpgmaker 2003 mesmo até que façam um rpg maker que tenha um sistema de batalha linear mais bem feito. Triste pq nesse rpgmaker mv é bem facil fazer as coisas que eu queria já que há formulas de dano pra tu editar e de forma bem simples, muito melhor que as do rpgmaker 2000 que tu tem que fazer aba por aba dentro da batalha se quer fazer algo diferente.

Esse mesmo plugin que vc me indiicou eu vou tentar dar uma mexida, mas pelo jeito ele parece bem dificil de aplicar. Fora que deve ter que mexer em animação por animação alterando as coisas. Bom vamos ver no que da.

Eu nunca mexi com plugins nao sei nem como instalo direito, so consegui instalar o do victor pq tinha video ensinando hahahaha.

Deu erro fatal na hora que coloquei esse plugin, acho que não consigo usar direito plugin mesmo, faço nem ideia de como editar os frames também. Naquele tinha que jogar nas coments de cada skill as mudanças, nesse eu não faço muita ideia de como aplicar, fora o erro fatal que deu quando coloquei o plugin,
Por que Deus amou o mundo tanto que entregou seu único filho para que todo que nele confia não morra mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou seu filho ao mundo não para condená-lo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
E é assim que o julgamento é feito: Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que é mau.
Pois todos os que fazem o mal odeiam a luz e fogem dela, para que ninguém veja as coisas más que eles fazem.