O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como faço uma habilidade de Charge?

Iniciado por Arturrgd, 19/05/2020 às 21:25

Olá, eu quero criar uma skill única de Charge-up para todos os personagens, de modo que ela consuma aproximadamente 15% do MP total e que recupere uma parcela de 60% desse total. Exemplo: Tenho um personagem com 100 de MP, então uso minhas skills até que eu fico com 15 de MP, então eu gasto os 15 de MP para usar essa skill, ela vai me dar 60% do meu MP total, então eu recupero 60 de MP e fico com 60/100. Gostaria de saber se é possível fazer uma skill assim, que possa ser usada em batalha e pelo menu.

Se alguém souber e puder me ajudar, já deixo meu agradecimento.

19/05/2020 às 22:27 #1 Última edição: 19/05/2020 às 23:10 por Raizen
Boa noite, parceiro ^^
Vou te ensinar como faz a Skill e vou deixar com umas imagens para que fique mais fácil.

Primeiro, crie a skill no seu menu ^^

Ela pode ligar a Switch a sua escolha... a grande questão é que, você precisa progrmar um evento comum (que ativa no Mapa) e um evento na batalha para ativar durante a luta, que funciona desse modo aqui...

Lembrando, você precisa repetir o processo e/ou criar uma skill própria para cada um dos heróis! Caso, você faça uma skill ÚNICA ela vai curar o de todo mundo ;-;
Você cria uma variável que é igual ao MP MÁXIMO do jogador,
multiplica esse valor pela porcentagem desejada (no caso, 60)
E então divide tudo por 100 e na aba de aumentar MP você coloca por variável, essa variável desejada.
Então, no fina, você coloca para desligar a Switch que ligou.
(Repita o mesmo no evento comum do Menu para mimetizar o efeito fora de batalhas)

Sistema feito, ^^

20/05/2020 às 00:58 #2 Última edição: 20/05/2020 às 00:59 por Arturrgd
Citação de: aleth728 online 19/05/2020 às 22:27
Boa noite, parceiro ^^
Vou te ensinar como faz a Skill e vou deixar com umas imagens para que fique mais fácil.

Ela pode ligar a Switch a sua escolha... a grande questão é que, você precisa progrmar um evento comum (que ativa no Mapa) e um evento na batalha para ativar durante a luta, que funciona desse modo aqui...

Lembrando, você precisa repetir o processo e/ou criar uma skill própria para cada um dos heróis! Caso, você faça uma skill ÚNICA ela vai curar o de todo mundo ;-;
E então divide tudo por 100 e na aba de aumentar MP você coloca por variável, essa variável desejada.
(Repita o mesmo no evento comum do Menu para mimetizar o efeito fora de batalhas)

Sistema feito, ^^

Muito obrigado, irmão! Cara, e se o personagem for evoluindo e aumentando o MP, como que fica? O evento só vai permitir o uso da Skill
quando o personagem estiver no mesmo mapa?

Citação de: aleth728 online 19/05/2020 às 22:27
Boa noite, parceiro ^^

Sistema feito, ^^

Por onde eu acesso essa janela comandos de evento?

Opa, bem aqui!

[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/bYfXUba.png[/hs]

O sistema da forma que te indiquei sempre vai funcionar mesmo em lv's diferentes, XD
Fiz o teste com vários números diferentes! 10, 100, 500, etc...  não importa o quanto aumente ou diminua, ele sempre recupera os 60% ^^

Caso precise de mais algum suporte, só avisar!

20/05/2020 às 16:46 #5 Última edição: 20/05/2020 às 16:58 por Arturrgd
Citação de: aleth728 online 20/05/2020 às 02:28
Opa, bem aqui!

[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/bYfXUba.png[/hs]

O sistema da forma que te indiquei sempre vai funcionar mesmo em lv's diferentes, XD
Fiz o teste com vários números diferentes! 10, 100, 500, etc...  não importa o quanto aumente ou diminua, ele sempre recupera os 60% ^^

Caso precise de mais algum suporte, só avisar!

Muito obrigado! Então quer dizer que antes eu devo criar uma Switch no mapa, aí o evento tem que ser início automático?

Estou um pouco confuso ainda, pois é a primeira vez que mexo com RPG Maker, estou tentando aprender aqui.

Eu criei um evento no mapa com início automático, aí fui em Mudar Switch. Criei um com nome "Charge UP", depois nas Skills fiz certinho o coloquei Switch Charge UP eu havia criado. Depois fui nos eventos comuns e selecionei essa mesma Switch Charge UP. Fiz certo? Estou meio confuso quanto ao próximo passo... Perdoe a minha ignorância kk

Por acaso eu deveria mudar variável e depois mudar o MP? Seguindo aquele esquema?

Aqui ficou assim nos eventos comuns: https://prnt.sc/skmlu8

A skill fica disponível pra ser usada no mapa, mas quando uso dá herói invalido e fecha o jogo.

Citação de: Arturrgd online 20/05/2020 às 16:46
Muito obrigado! Então quer dizer que antes eu devo criar uma Switch no mapa, aí o evento tem que ser início automático?

Estou um pouco confuso ainda, pois é a primeira vez que mexo com RPG Maker, estou tentando aprender aqui.

Eu criei um evento no mapa com início automático, aí fui em Mudar Switch. Criei um com nome "Charge UP", depois nas Skills fiz certinho o coloquei Switch Charge UP eu havia criado. Depois fui nos eventos comuns e selecionei essa mesma Switch Charge UP. Fiz certo? Estou meio confuso quanto ao próximo passo... Perdoe a minha ignorância kk

Por acaso eu deveria mudar variável e depois mudar o MP? Seguindo aquele esquema?

Toma aqui a Demo do Sistema talvez fique mais simples de você observar isso!
https://www.mediafire.com/file/5lkm3npg7dscboa/Charge_UP.rar/file

Você não precisa de um evento no mapa para esse sistema!
A própria Skill quando utilizada, vai ativar a Switch que cuida do Charge UP, que tá tudo feito pelos eventos comuns (que ficam ali no Menu)

Caso tenha dificuldades em mexer nesse sistema me avise, não tenho prática com o 2k3, eu fiz isso para você por ser um iniciante como eu, e queria ajudar ^^

Citação de: Arturrgd online 20/05/2020 às 17:09
Aqui ficou assim nos eventos comuns: https://prnt.sc/skmlu8

A skill fica disponível pra ser usada no mapa, mas quando uso dá herói invalido e fecha o jogo.

Eu não entendo porque pode estar dando esse problema! Pela forma que você me mostrou, parece está tudo okay!
Claro, isso indica um erro de variável, mas não me parece o problema...
Funciona normal na batalha e só dá erro no mapa? ._.

20/05/2020 às 17:31 #9 Última edição: 20/05/2020 às 17:35 por Arturrgd
Citação de: aleth728 online 20/05/2020 às 17:10

Toma aqui a Demo do Sistema talvez fique mais simples de você observar isso!
https://www.mediafire.com/file/5lkm3npg7dscboa/Charge_UP.rar/file

Você não precisa de um evento no mapa para esse sistema!
A própria Skill quando utilizada, vai ativar a Switch que cuida do Charge UP, que tá tudo feito pelos eventos comuns (que ficam ali no Menu)

Caso tenha dificuldades em mexer nesse sistema me avise, não tenho prática com o 2k3, eu fiz isso para você por ser um iniciante como eu, e queria ajudar ^^

Eu agradeço pela ajuda... Tentei aqui mas o boneco fica paralisado no mapa.

Eventos comuns: https://prnt.sc/skn1l6
Skills: https://prnt.sc/skn1w8

20/05/2020 às 17:38 #10 Última edição: 20/05/2020 às 17:43 por Arturrgd
Eu queria torná-la semelhante a Skill de Cura, só que recuperando MP... E claro com aqueles requisitos.

Exemplo: Eu vou nas skills do personagem e seleciono Charge UP, então aparece a tela para selecionar o personagem (somente o meu vai estar disponível), aí eu aperto o botão e a skill recupera o MP.

Citação de: aleth728 online 20/05/2020 às 17:13
Eu não entendo porque pode estar dando esse problema! Pela forma que você me mostrou, parece está tudo okay!
Claro, isso indica um erro de variável, mas não me parece o problema...
Funciona normal na batalha e só dá erro no mapa? ._.

Eu dei uma corrigida aqui e a Skill aparentemente funciona e fica disponível no mapa, mas quando a uso o personagem congela.

20/05/2020 às 18:55 #12 Última edição: 20/05/2020 às 18:56 por aleth728
Citação de: Arturrgd online 20/05/2020 às 17:50
Eu dei uma corrigida aqui e a Skill aparentemente funciona e fica disponível no mapa, mas quando a uso o personagem congela.

Ele tá congelando no mapa, porque você não desliga a switch no final do evento, mano! ^^
Acerta isso que vai funcionar de boas!

A switch que vc desliga no final ali é a 82! E você, deveria desligar a 81! Sacou? XD

Citação de: aleth728 online 20/05/2020 às 18:55
Ele tá congelando no mapa, porque você não desliga a switch no final do evento, mano! ^^
Acerta isso que vai funcionar de boas!

A switch que vc desliga no final ali é a 82! E você, deveria desligar a 81! Sacou? XD

Salve, irmão! Valeu pela força. Fiz do jeito que você disse e deu certo, mas eu também descobri que o que eu queria na verdade era outra coisa... A solução era bem mais simples. O erro foi meu, não soube me expressar direito. Peço desculpas, como disse sou novato no RPG kkkk. Agradeço pela paciência e tempo em tentar me ajudar, garanto que quando eu tiver mais conhecimento vou ajudar os outros no que puder.

Ah, vou escrever aqui como eu consegui fazer a Skill de outra maneira.

Citação de: Arturrgd online 20/05/2020 às 22:05
Salve, irmão! Valeu pela força. Fiz do jeito que você disse e deu certo, mas eu também descobri que o que eu queria na verdade era outra coisa... A solução era bem mais simples. O erro foi meu, não soube me expressar direito. Peço desculpas, como disse sou novato no RPG kkkk. Agradeço pela paciência e tempo em tentar me ajudar, garanto que quando eu tiver mais conhecimento vou ajudar os outros no que puder.

Ah, vou escrever aqui como eu consegui fazer a Skill de outra maneira.

Não esquenta com isso, tem muita coisa que eu não sei que to aprendendo de outras pessoas e fico mega contente quando elas tem boa vontade comigo, se pude oferecer isso de volta a você, é um orgulho para mim, ^^
De todo modo, se algo a mais for um problema não ligue de enviar notícias!

que isso tenha encerrado o problema, abraços ~