O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Graficos no Evento

Iniciado por Flecha, 08/06/2020 às 09:40

08/06/2020 às 09:40 Última edição: 08/06/2020 às 10:36 por Flecha
Oi, esse é o meu primeiro tópico, e eu estou com uma pequena dúvida.
recentemente um amigo me fez alguns npcs pra usar no jogo, o problema é que quando coloco eles no grafico, aparece so a cabeça deles, tem algum jeito de arrumar isso? (VXAce)

08/06/2020 às 10:06 #1 Última edição: 08/06/2020 às 10:08 por Gabriel
Seja bem vindo ao fórum, Flecha.

Qual engine está usando? Quando criar tópicos de dúvida lembre-se sempre de especificá-la. Sem saber isso fica complicado prestar um suporte eficientemente.

Apesar disso, todos os makers são bem semelhante quanto a isso. De maneira geral seus charsets precisam se adequar a um padrão pré-estabelecido pela engine, esse padrão requer que cada personagem possua três frames horizontais x quatro frames verticais. As dimensões de cada frame precisam ser exatamente as mesmas, embora não exista um tamanho especifico para essas dimensões.

Por exemplo, o sheet de char padrão do RPG Maker VXAce possui 96x128px, ou seja, 32 * 3 x 32 * 4. Cada frame corresponde a 32x32px. A partir do RPG Maker VX você possui a opção de utilizar um charset com até 8 sheets. Para usar chars individuais o nome da imagem deve ser precedido por um cifrão ($). Por exemplo: $meu_personagem

Para entender melhor como isso funciona, talvez você queira dar uma conferida nos templates das engines.

Citação de: Flecha online 08/06/2020 às 09:40
quando coloco eles no grafico, aparece so a cabeça deles, tem algum jeito de arrumar isso?
Certifique-se de que a imagem está corretamente adequada ao template da engine que está usando. Se não conseguir ajustar sozinho, mostre aqui a imagem para que possamos te ajudar.

Ah sim, eu ja ia modificar falando da engine kkk, enfim estou usando o vx ace, aqui esta uma sprite baixei na net pra ver se dava o mesmo erro : https://ibb.co/4gzhncx

O char do link foi feito para o RPG Maker XP, que, diferente de todas as outras versões, utiliza quatro frames para cada direção. Apesar disso, ainda é possível utilizá-lo no VXAce, porém será necessário usar algum script de multi-frames, como esse.

ah sim, vou ver aqui muito obrigado!