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Eli Database Organizer (Ajuda a organizar o banco de dados)

Iniciado por Eliaquim, 21/06/2020 às 14:18



Autor: Eliaquim

[box2 class=titlebg title=Introdução]
• Com certeza em algum momento ao usar o Rpg Maker Mv, você teve alguma dificuldade em organizar o banco de dados. Por exemplo, digamos que temos uma lista com os tipos de espadas do nosso jogo. E logo depois dessa lista, outra contendo os tipos de escudos. Entretanto, durante o desenvolvimento, podemos ter a ideia de adicionar uma nova espada. Sendo assim, teríamos que botá-la no fim da lista ou descer todos os escudos para abrir espaço para a nova espada. Outra saída, seria fazer uma lista com separadores, deixando espaços em branco:

---Espadas----
Espada média
Espada Longa
Vazio
Vazio
---Escudos----
Escudo de madeira
Escudo de aço
Vazio
Vazio

• Esse plugin oferece um método para que você possa construir o seu jogo de uma forma que não precise se preocupar com esse tipo de coisa!
• Você poderá montar seu banco de dados e alterar a posição dos itens quando quiser, sem se preocupar com a mudança de ordem afetar as referências dentro do jogo![/box2]

[box2 class=titlebg title=Funcionalidades]
• Atribuição e retorno de valores por nome: Adiciona métodos que permitem a checagem, atribuição e retorno de valores de vários dados do Rpg Maker Mv através de nomes ao invés de somente pelo ID.
• Atualmente suportados: Atores, switches, variáveis, classes, items, armas, armaduras, skills, inimigos, tropas, tipos de equipamento, estados, eventos comuns, tipos de armadura, tipos de armas, tipos de skills, mapas e eventos.
OBS: Por enquanto, eventos só funcionam no mapa atual.
• Você pode organizar melhor o seu banco de dados usando esses métodos, visto que você pode organizar a posição dos mesmos na lista, sem se preocupar com o número de Id sendo mudado. Isso significa que as referências dentro do jogo não serão afetadas.
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Como usar]
Spoiler
• Nos parâmetros de plugin você pode escolher usar o modo automático ou manual.
• No modo automático você pode usar os script calls nativos do Rpg Maker MV para procurar um ID através do nome do objeto. Entretanto, ele adiciona essa nova utilidade dentro das funções pertinentes(aliases) o que pode ou não trazer incompatibilidades com outros plugins, se por ventura, eles sobreescreverem essas funções nativas da engine.
Atualmente, essas são as script calls suportadas:
$gameTemp.reserveCommonEvent('commonEventName')
$gameSwitches.value('switchName')
$gameSwitches.setValue('switchName', value)
$gameVariables.value('variableName')
$gameVariables.setValue('variableName', value)
$gameSelfSwitches.value(['mapName', 'eventName', SelfSw])
$gameSelfSwitches.setValue(['mapName', 'eventName', SelfSw], value)
$gameActors.actor('actorName').hasWeapon('weaponName')
$gameActors.actor('actorName').hasArmor('armorName')
$gameActors.actor('actorName').changeEquip(slotId, 'weapon/armor name')
$gameActors.actor('actorName').forceChangeEquip(slotId, 'weapon/armor name')
$gameActors.actor('actorName').changeEquipById('equipTypeName', 'weapon/armor name')
$gameActors.actor('actorName').isEquipped('weapon/armor name')
$gameActors.actor('actorName').discardEquip('weapon/armor name')
$gameActors.actor('actorName').isClass('className')
$gameActors.actor('actorName').learnSkill('skillName')
$gameActors.actor('actorName').forgetSkill('skillName')
$gameActors.actor('actorName').isLearnedSkill('skillName')
$gameActors.actor('actorName').hasSkill('skillName')
$gameActors.actor('actorName').changeClass('className', keepExp)
$gameParty.addActor('actorName')
$gameParty.removeActor('actorName')
$gameParty.numItems('item/weapon/armor name')
$gameParty.hasMaxItems('item/weapon/armor name')
$gameParty.hasItem('item/weapon/armor name', includeEquip)
$gameParty.isAnyMemberEquipped('weapon/armor name')
$gameParty.gainItem('item/weapon/armor name', amount, includeEquip)
$gameParty.discardMembersEquip('weapon/armor name', amount)
$gameParty.consumeitem('itemName')
$gameParty.canUse('itemName')
$gameParty.setMenuActor('actorName')
$gameParty.swapOrder('actorName', 'actorName')
* Não existe diferença entre maiúsculas e minúsculas.
* Você ainda pode usar as script calls normalmente, como abaixo:
$gameParty.isAnyMemberEquipped($dataWeapons[1])

• No modo manual, o plugin não vai fazer qualquer alteração nas funções do Rpg Maker Mv, deixando uma maior chance de compatibilidade com outros plugins.
Sendo assim, para usar o modo manual você deve inserir uma nova função, que substituirá o argumento do script call: findId('name', 'tipoDeDado')
Ex: $gameTemp.reserveCommonEvent(findId('nomeDoEventoComum', 'commonEvents'))
$gameParty.addActor(findId('nomeDoAtor', 'actors'))

'tipoDeDado' - Substitua esse argumento por uma das strings abaixo que vão representar o tipo de dado que você está buscando:
actors
classes
skills
items
weapons
armors
enemies
troops
states
commonEvents
variables
switches
equipTypes
armorTypes
weaponTypes
skillTypes
elements
maps
events
* Não existe diferença entre maiúsculas e minúsculas.
* Mesmo que você coloque no modo automático, ainda poderá usar o modo manual através da função: findId('name', 'tipoDeDado');

Plugin commands:
(Ainda estamos trabalhando nisso ^^)
[close]
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Futuras atualizações]
- Comandos de plugin para cobrir os comandos de evento e evitar o uso das script calls.
- Achar o Id dos dados através de um Id atribuído no campo de notas. Isso fará com que você possa mudar o item/ator etc da lista e até mesmo mudar o nome deles, sem se preocupar com as referências dentro do jogo serem afetadas.
- Adição de escape characters para a janela de mensagem, podendo referenciar os dados pelos nomes ali também, eliminando a necessidade de precisar alterar o texto das caixas de mensagem toda vez que mudar o banco de dados.
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Termos de uso]
1. Dê os créditos para Eliaquim ou Hakuen Studio na seção de créditos do seu jogo.
2. Pode ser usado em jogos gratuitos e comerciais.
3. Não venda e nem diga que foi você que fez esse plugin.
4. Não redistribua esse plugin. Ao invés disso, dê o link deste post para download.
[/box2]



[box2 class=titlebg title=Atualizações]
Versão 1.0 - 21/06/2020
- Lançamento!
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