O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Interagir com um objeto com o lado ou os lados que você desejar

Iniciado por Mune, 09/07/2020 às 00:36

Bem, o Speed sugeriu criar um tópico pra não se perder no chat, então estou fazendo, hehe. Dúvida pro VX Ace, mas talvez sirva pra outros.

Então, vou explicar. Quando eu quero fazer uma interação com um objeto do cenário. Eu normalmente coloco: Walking animation ligado. Stepping animation ligado. Priority: Same as Characters. Trigger: Action Button.

Ai eu ''converso'' com o objeto em todas as direções, mas agora queria fazer essa interação com apenas alguns lados, só um exemplo.

Não sei se deu pra entender. É que eu só quero interagir com dois lados do objeto. Nunca precisei fazer isso, então não sei como fazer.

O máximo seria 4, obviamente. Então no mínimo excluir um dos lados e falar com os outros 3. Ou 2 e 2. Ou só 1.
O PauloHPBender disse que é possível.

O que você vai precisar fazer é checar em que posição o personagem está. Se ele estiver na posição válida, o evento se vira na direção do personagem (como ele faria normalmente) e interage, se não, ele "finge que nada aconteceu". da pra fazer essa verificação de duas maneiras: usando duas variáveis pra checar as coordenadas do personagem, ou checar pra que direção ele está olhando.

Só que não entendi muito bem como fazer isso. Então quem puder dar uma explicada (ou se tiver outros meios) eu agradeço. E já fica guardado aqui.

Obrigado! ^^

Oi Mune. É possível e muito fácil de se fazer.

Basta você ir no evento que quer que tenha essa função e colocar uma condição:
Spoiler

[close]

Lembrando que: Personagem olhando para baixo ele está em cima do evento, olhando para direita ele está na esquerda e assim vai...

Espero ter ajudado.  :ok:

Opa, Speed. Muito obrigado. Vou implementar aqui. Nunca precisei usar assim, por isso a dúvida.

Valeu! :ok: