O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Efeito de grama se mexendo ao pisar nela

Iniciado por MikeYang, 22/07/2020 às 22:35

22/07/2020 às 22:35 Última edição: 04/08/2020 às 21:52 por MikeYang
Olá,
Eu queria colocar uma animação na grama através das Animações do RPGXP, eu tenho quase tudo pronto, a animação está criada, e o local para colocar o código também, o problema é que falta o código (hehe).
Minha idéia era fazer igual ao Pokemon, onde surge uma animação na grama quando o jogador pisa nela.
Não sei se há um jeito de fazer isso. Tentei encontrar uma maneira de executar uma animação pelo ID nos scripts, mas só funciona se for em cima do sprite do jogador, e precisa ser no local onde o jogador pisar, ou pisou. E também deve haver a questão da altura da animação

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/WEq64mA
Nesse caso, o efeito começou onde eu pisei, mas eu segui andando, então a animação continuou sendo executada, ja estava prestes a sumir.

O Poke Essentials tem essa função, mas os scripts foram todos modificados, então teria que converter para o modo padrão do  RPGXP.
O código é assim:

Events.onStepTakenFieldMovement+=proc {|sender,e|
  event = e[0] # Get the event affected by field movement 
  if $scene.is_a?(Scene_Map)
    currentTag = pbGetTerrainTag(event)
    if PBTerrain.isJustGrass?(pbGetTerrainTag(event,true))  # Won't show if under bridge
      $scene.spriteset.addUserAnimation(GRASS_ANIMATION_ID,event.x,event.y,true,1)
    elsif event==$game_player
      if currentTag==PBTerrain::WaterfallCrest
        # Descend waterfall, but only if this event is the player
        Kernel.pbDescendWaterfall(event)
      elsif PBTerrain.isIce?(currentTag) && !$PokemonGlobal.sliding
        Kernel.pbSlideOnIce(event)
      end
    end
  end
}

Enfim, se alguma alma souber como me ajudar, eu agradeceria muito.
Procurei até algum script com animação em grama, e não achei nada para o XP.

22/07/2020 às 22:57 #1 Última edição: 22/07/2020 às 22:59 por Crixus
Use o BBCODE pra colocar o código, eu não entendi bem o sistema, mas parece um Footprint (Sistema de pegadas), eu criei por eventos, pode alterar para que a animação seja um NPC invocado por coordenadas de mapa do jogador e colocando um temporizador pra esconder o NPC animado após 2 segundos.
Infelizmente o sistema que eu criei foi deletado, na época não tive motivos pra reupar, em todo caso se preferir por RGSS1 mesmo o único que achei:
http://casadomaker.org/forum/viewtopic.php?t=346

Não consegui "animar" o gráfico das pegadas pra alterar pra graminhas.

Eu tentei fazer algumas alterações em um script de Footprints, mas não funciona (talvez eu que nao saiba fazer direito isso).
Tentei colocar uma animação cada vez que o personagem tocar na grama, mas a animação fica só no primeiro frame se o jogador ficar andando, pq a animação não vai até o final.
Acho que vou deixar assim mesmo, muita dor de cabeça pra colocar esse efeito, talvez eu acabe achando algo do nada por aí haha
Mas obrigado mesmo assim pela disposição

Existe a possibilidade de fazer por eventos, mas eu tecnicamente me aposentei, me restringindo à criar demos pra enviar para pessoas que pedem suporte (São mais de 10 anos), mas talvez alguém o faça.

Essa animação eu até consegui fazer funcionar de uma forma, mas fica estranho, então deixei sem mesmo.
Pode fechar o tópico, vou deixar sem animação.
De qualquer forma, obrigado pela ajuda.