O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O RPG - Shin Megami Tensei: Persona

Iniciado por Misty, 10/03/2013 às 13:57

10/03/2013 às 13:57 Última edição: 10/03/2013 às 13:59 por Mistyrol
Shin Megami Tensei: Persona





A série



A série Shin Megami Tensei sempre foi conhecida por ser uma série com temas mais fortes e com gênero mais adulto. Normalmente passa-se em uma realidade alternativa que fica em um tempo mais distante do que o atual, em outras palavras é uma série que procura retratar o futuro. A série é repleta de spin-offs (sub-séries), e uma delas é a série Persona, e em alguns casos chega até ser mais famosa que a própria SMT.



Persona?



É algo que não se pode compreender tão facilmente, mas com um pouco de estudo e atenção tudo se encaixa em seu devido lugar, sem problemas. De acordo com Igor, a peça principal para o desenvolvimento e aprendizagem sobre as Personas, uma Persona é a outra face de sua alma, seu ser interior. Mas não se engane, para possuir uma Persona você deve ter uma maturidade muito grande e se entender consigo mesmo para ter essa capacidade que não é algo que todas as pessoas podem ter.

Cada título da série possui uma maneira diferente de se invocar sua Persona, como por exemplo no Persona 3 onde é usado um Evoker, que nada mais é do que uma arma que é posta em sua cabeça e ao puxar o gatilho sua Persona é invocada e estará pronta para lhe ajudar, ou no Persona 4 onde os personagens necessitam do auxilio de uma carta de Tarot, porém isso não influencia em nada na jogabilidade do game, é mais algo para incrementar o enredo.



Entre no jogo!



Algo que realmente se destaca na série Persona é a facilidade que o enredo possui de te colocar dentro do jogo. Todos os enredos são maravilhosos e para mim, a série é a que mais retrata os personagens como seres humanos, e não como simples lutadores sedentos por sangue inimigo. Em todos os jogos da série você irá encontrar algum personagem que, com certeza, você irá se identificar com ele e o mesmo não deixará mais a sua party, se depender de você, é claro.

Envolto de muito mistério e enigmas, você sempre é colocado diante alguma investigação e precisa responder muitas perguntas para que possa fazer com que a história tenha algum sentido. Acredito eu que o enredo de toda a série não é algo para os desatentos, pois eles ficarão perdidos e mal aproveitarão o que o jogo pode oferecer, e acredite, pode lhe oferecer muito!

Algo que é peculiar dentro da série é a Velvet Room, que traduzindo ao pé da letra é a "Sala de Veludo" é um cenário que aparece em todos os jogos da série, e é descrita por Igor como sua mente, um lugar onde somente você pode acessar e lá descobre grande parte do que tem que saber sobre as chamadas Personas.



Social Links



Assim como na vida real, em Persona nós somos colocados em frente de diversos desafios e criamos todos os dias laços de amizade, amor, inimizade, entre outros com as demais pessoas em nossa volta. Esse tipo de relação é chamada, no game, de Social Links, onde os personagens devem interagir entre si para que criem uma intimidade maior e para que você possa entender melhor o que se passa na cabeça daquele personagem caladão e enigmático que sempre esconde algo.

Não se preocupe, os Social Links não servem apenas para você virar amiguinho dos personagens, esses laços podem lhe dar muitas vantagens e bônus no decorrer do jogo, e acredite se quiser, isso faz toda a diferença. Em Persona é possível criar novas Personas fazendo fusões de duas ou mais Personas. Cada Persona possui uma Arcana, que em outras palavras pode-se dizer que é como se fosse a raça de cada uma delas, e dependendo da pessoa que você desenvolver um Social Link e também do level que esse link esteja, você recebe bônus da Arcana que for fusionar. É algo complicado de se entender de início, mas com um pouco de estudo e aprendizagem, você irá entender todas as artimanhas que esse sistema esconde.



Quem são os inimigos?



Os principais inimigos da série são as Shadows, que são seres humanos que foram consumidos por eles mesmos, que acabaram se perdendo dentro da própria mente deles. As Shadows podem variar de tamanho e de status, isso irá depender do quão conturbado o ser humano que foi consumido era, e elas normalmente aparecem em uma realidade alternativa que é encontrada dentro do universo do jogo.

Claro que, como em qualquer outro jogo, Persona também possui seus vilões e aquele antagonista chato que sempre quer impedir o grupo de prosseguir. O engraçado do enredo é que o antagonista principal é sempre quem você menos espera, e ele sempre terá um plano maléfico que envolva as Shadows e o restante do universo, por isso, cuidado! Em Persona as aparências enganam e muito, por isso fique sempre atento e não ande sozinho pela noite, ouviu bem!?



Conclusão



O universo de Persona é muito grande e seria impossível retratá-lo em seus mínimos detalhes em uma matéria introdutória como essa, mas pela matéria é possível se ter uma base do que esse maravilhoso universo é e o que ele pode esconder. Acredito que muitas coisas ficaram faltando, não sou nenhum expert na série, mas como já dito, é somente uma matéria introdutória para que vocês possam ficar por dentro do que essa maravilhosa série é, e quem sabe possam se interessar em jogar ou até mesmo estudar um pouco mais sobre a mesma.



Nossa ótima matéria. Gostei demais, já ouvi falar muito sobre Persona, e você conseguiu resumir muito bem este mundo, e tudo que envolve ele.
Nunca joguei os jogos, mas já assisti o anime(Persona 3 que basicamente é o resumo do jogo), e gostei muito, dá até vontade de jogar os jogos.

E os jogos não ficam para trás, se tornando para todos as pessoas, um exemplo se você gosta de RPG, então você concerteza irá gostar do jogo, e se você gosta
de um estilo mais ativo, um jogo de luta, Persona também conta com um jogo de luta estilo "The King of fighter's"

E também existes outros jogos da série Shin megami Tensei, como Devil Survivor, que estou jogando e gostei muito.

Obrigado, continue assim.
Uma dica seria colocar algumas imagens representantes nas matérias, pois quem ler,  as vezes pode nem saber do que se trata, e ainda mais ter vontade para pesquisar do que se trata.
  

Curti a matéria, resumiu bastante o funcionamento dos jogos do Persona.
Só para constar quanto ao Evoker(eu curto detalhes), ele é uma arma modificada que não faz nada ao se apertar o gatilho, porém, o medo que os Persona Users sentem ao levar uma arma para a sua cabeça e apertar o gatilho traz a tona o seu Persona.

A matéria ficou bacana, os as coisas ficaram bem comentadas apesar de estarem resumidas. Minha parte favorita do jogo são os Social Links e nisso o jogo capricha, o único problema é tentar evoluí-los o máximo possível para poder deixar seus Personas ainda mais poderosos.

All-in-all, eu curti bastante a matéria Misty.

10/03/2013 às 15:08 #3 Última edição: 10/03/2013 às 15:20 por GuilhermeDL
Ah, minha spin-off favorita na serie SMT.

Os dois últimos Personas trouxeram uma mudança bastante visível no que se diz respeito ao gameplay, se comparado a Persona, Persona 2(tanto o IS, quando o EP). Vale ressaltar que os fãs do SMT original não gostam muito da serie de spins. Talvez por raiva por ela ter conseguido mais sucesso que sua "mãe"(lembrando que no Japão, é chamada apenas de Persona, sem Shin Megami Tensei no titulo). Talvez os jogadores mais antigos simplesmente não gostam do clima "High School" que os dois últimos games possuem...


Enfim, Persona 4 é considerado por muitos o melhor JRPG da ultima década, e consequentemente, um dos melhores em todos os tempos. Eu tinha mais de 300 horas de jogo combinando P3 & P4, então posso dizer que pude aproveitar o melhor desses jogos fantásticos. Infelizmente, a serie continua um pouco Underrated.

Boa materia Misty!




Citação de: felipefalcon online 10/03/2013 às 14:14
(Persona 3 que basicamente é o resumo do jogo)

Não, o anime que estreou foi o Persona 4 :P O três, se eu não me engano, vai começar ano que vem.... E foi muito... inferior para quem jogou o jogo e.e

@Topic

Sim, Personas FTW! \o/ Eu só joguei o quatro, mas acredito que posso falar dele :P Com mais de 100 horas de jogo, esse foi o melhor RPG que eu já joguei... Primeiro, ele mistura a capacidade de escolha das visual novels com a ação de um RPG clássico de dungeons! Sério, aquelas dungeons são muito legais D: A melhor de todas foi a da(o) Naoto... A música de fundo, o lugar em sí *-*

O triste de tudo era ficar seis horas tentando chegar no último andar para salvar, vir um dado maluco e explodir na tua cara... Seis horas de jogo perdidas! Quase morri de raiva na hora @_@

Os Social Links são extremamente difíceis de ter uns 3~4 deles maximizados na primeira vez que você joga, mas eu vi um tutorial que ensina como pegar eles completos no nível máximo :P Muito difícil! E o melhor de tudo: se você não se policia quanto ao que você fala com os personagens, a Arcana pode ser invertida e você bem negativo com aquela....

Tudo no jogo é bem pensado, a história é ótima e está vindo uma... sequência ou retcon? Não sei direito. Para o Persona 4  :<3: Além do Arena nas clássicas lutas ao melhor estilo Soulcalibur  :rainbow:
À procura de uma sign melhor  :=p:
Como eu fiz dúzias de avatares no estilo da CRM, vou trocar eles à cada segunda-feira!  :wow:

Brigado errei mesmo XD. Esqueci até o número, não sou um grande fã , mas gosto muito^^

E aliás têm um outro anime de Persona que é horrível até esqueci o nome.
  

Muito obrigado pelos elogios, pessoal. Persona é minha série preferida, consegue até mesmo superar Final Fantasy, que acredito ser o "pai" RPG para muitos aqui, não todos, mas a grande maioria, como eu que entrei nesse mundo através do Final Fantasy.
O outro anime de Persona é o Persona: Trinity Soul, que conta a história 10 anos após os incidentes do Persona 3, tanto que, meu personagem favorito do jogo aparece no anime, mais velho, Akihiko. Discordo quanto a ser horrível, é um bom anime, mas se você não jogou o jogo, você não irá entender o que se passa.

Eu nem assisti completo é este mesmo.
Eu gostei muito quando estava assistindo, gostava dos personagens, etc.
Porém acho que me entristeceu, não sei se é só aqui, mas as lutas, eram sei lá.... em qualidade muito ruim(devo ter visto em qualidade ruim XD)...
Tipo não dava para enteder nada.
Quanto ao 4 gostei da história, e dos personagens, do mistério e de tudo. Como nunca joguei o jogo deve ser por isso.
  

Confesso-lhe que as lutas realmente deixaram a desejar, mas o importante é ter um enredo interessante, deixo as lutas para Dragon Ball:=p:
O Persona 4: The Animation é a história do jogo, só que em anime, então se gostou de somente assistir, com certeza irá gostar de jogar.

Curti.. Está bem escrita. Para quem quiser também dar uma curtida nas OST da série Persona, é só conferir na Mediateca da Ely, têm tudo lá.

Shin megami tensei  = Pokemon do mal!!!

Eu tenho até medo de jogar outra vez ou outro título de SMT.
Porque é a fodasticamente foderoso na dificuldade, pelo menos o que eu joguei "SMT Nocturne"
Eu nunca joguei coisa mais dificil passei um mês jogando direto, eu tentava parar porque nao tinha condição, eram coisas inimiagináveis de se fazer mas eu nao conseguia me livrar disso porque me puxava pra dentro da historia,
resumindo "é trabalho de doido jogar SMT"
quem tiver muito tempo livre e que rum desafio para dar dor de cabeça em Einstein pode jogar ...
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

A série Persona está começando a ficar um nível acima de underrated, com o anime do P4, P4 Arena, P4 Golden, um possível filme do P3 dividido em três partes, etc. Enfim, Persona é uma de minhas franquias favoritas.

O que ficou a desejar é uma introdução do P1 e P2. Embora o título seja Shin Megami Tensei: Persona, o texto apenas aborda o 3 e o 4. Por exemplo, os sociais links surgiram apenas no 3, assim como os monstros "shadows".  Um pequeno detalhe que achei chato no seu texto foi a falta de tradução de alguns termos, como Tarot, que poderia simplesmente ser traduzido para tarô, sem mudar o significado/emprego/etc dentro do jogo.

Você esqueceu de citar o Philemon, que é um dos mais importantes personagens na série. Por ele ter um papel relativamente pequeno no 3 e no 4, aperecendo apenas como uma borboleta azul, é capaz que você não o tenha notado, mas é ele quem garante a habilidade de uma pessoa ter um Persona.


No mais, o texto ficou legal, parabéns. Fiquei com vontade de jogar Persona novamente, principalmente o 3 ou o 4 que há tempos não toco neles, mas agora não tenho mais tempo. ):

Ah, me lembrei de outra coisa CROSSOVERS!!!

DEVIL MAY CRY!

Eu estava jogando o SMT Quando de repente surge na minha frente nada mais nada menos que Dante do Devil may Cry...  iraaaadddoo pois eu curto as daus franquias!!!!     
O melhor de tudo, depois de muito sofrimento extra no jogo conseguir fazer o maledito entrar no meu grupo.
Enquanto a batalha RPG contra os monstros, quando vc é persguido pelo Dante a coisa muda meio que para ação! isso deixou show de bola!!!

Alguém conhece algum outro crossover com SMT???
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone