O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dúvida sobre um estranho fato que ocorre no RPG Maker 2003

Iniciado por OcamaruBRES, 10/10/2020 às 13:17

Eu estava testando o fan-game de Sonic que fiz quando me deparei com 2 coisas estranhas que aconteceram só agora que fui testar e que na primeira vez que testei nada estava errado: Uma é que quando o jogador toca no objeto(um charset daquelas placas que o Sonic precisa passar para terminar os atos de cada fase nos jogos de Sonic),o objeto se move por alguns segundos para. Aí depois, aparece uma picture de Sonic e depois aparece a mensagem em inglês dizendo estágio terminado. O problema é que se você esperar a música parar de tocar, simplesmente quando você aperta Enter ou Z ou espaço nada acontece e fica mostrando eternamente a mensagem. Aí eu apertei na hora que apareceu a mensagem de fim de fase bem rapidamente e até então estava tudo normal.
Mas acabou que eu não tinha mais o controle do heroí(no caso o Sonic) e tudo que eu podia fazer era olhar a tela com os eventos que fiz ou dar reset no jogo. E o evento tava em processo paralelo.Aí eu mudei para auto-start, mas nada resolveu. A solução que encontrei foi fazer o heroí andar sozinho até onde tava o evento. Também não funcionou. Então decidi fazer com que automaticamente o heroí ande até o canto da tela e fazer ele desaparecer, aí depois usei tint screen para ficar tudo de preto.Até aí tudo bem. Mas depois que apareceu a mensagem que deveria começar uma cutscene, aconteceu que eu apertei todos os botões de ação e nada acontecia. A mensagem não desaparecia e não tinha o que fazer a não ser checar a tela com os eventos do jogo ou reiniciar o jogo apertando f12.
Todos esses problemas eu não tive antes de testar esse fan-game. Mas acho que faziam anos que eu não testava. Tenho rpg maker 2003 tanto em inglês quanto em português, e não, não é a versão da steam.Era na época que se podia baixar livremente em sites como o Baixaki e quando eu tinha instalado o Windows 7 e o 8.1. Agora tenho o 10 e só hoje fui testar e tive esses problemas.
Alguém pode me ajudar?

Oxe, calme lá que não consegui entender. Por partes, você está usando um sistema pra simular a jogabilidade do Sonic ou criou o seu próprio? O negócio da música, é preciso ver como o evento está configurado. Provavelmente é algum erro ali. Já a perda de controle do personagem pode ser algum outro evento em "Início automático" sendo executado eternamente. Também seria preciso ver a configuração pra entender.

Citação de: OcamaruBRES online 10/10/2020 às 13:17[...] Era na época que se podia baixar livremente em sites como o Baixaki e quando eu tinha instalado o Windows 7 e o 8.1. Agora tenho o 10 [...]

Então, poder nunca pode haha. Eram versões piratas também. O caso é que estas versões apresentam muitos erros de compatibilidade com os sistemas modernos. O 2k3, inclusive, recebeu uma atualização bem bruta há algum tempo. Além de melhorias e adição de novas funções, muitos bugs foram corrigidos, evitando problemas. Não parece ser o caso dos teus erros, mas é uma boa comprar o programa atualizado. Sai por menos de R$10,00 nas promoções. :)