O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Solicitar privilégios de Administrador

Iniciado por brunogarugon, 27/10/2020 às 02:58

Olá, gostaria de saber como faço para solicitar privilégios de Administrador no RPG Maker. Eu uso o Inno Instaler para criar o instalador do mesmo, e com isso ele é instalado em Arquivos de Programas. Sendo assim, para que o jogo seja salvo ele solicita privilégios de Administrador. Alguém tem alguma solução ou script que possa me passar para solicitar esse privilégio ? Como por exemplo, chamando aquela mensagem "esse programa deseja fazer alterações em seu computador".

Outra dúvida é qual a melhor maneira de criar instaladores para distribuir o jogo criado no RPG Maker VX Ace. Atualmente eu uso o Inno Setup, mas não sei se ele é a melhor opção.
Bruno Garugon

A melhor maneira é não criar. Instaladores eram o método antigo, hoje em dia os jogos são distribuídos em plataformas como Steam e semelhantes. Mesmo que não distribua seu jogo nelas, as versões do RPG Maker posteriores ao 2003 não precisam mais de pacotes de distribuição. Eles acabam se tornando um passo à mais pro jogador quando ele só quer baixar o jogo e abrir o executável de uma vez.

E é uma questão de segurança não permitir que programas tenham este tipo de acesso. O ideal é que nem o usuário comum tenha permissões, deixando o usuário administrativo à parte para ser usado somente quando necessário. De toda forma, leia isto.

Obrigado pelas informações. Acontece que eu quero publicar o jogo no Itch.Io, você tem alguma ideia de como publicar sem usar o instalador?
Bruno Garugon

Use a exportação padrão do RPG Maker: Arquivo > Comprimir Dados do Jogo no menu superior. Ou só distribua a pasta do jogo. Permitir que o pessoal acesse os arquivos internos é excelente para ajudar quem estiver aprendendo.

Você pode também só zipar o jogo e mandar. A maioria dos jogos hoje em dia funcionam assim.
Pra você ver, vários programas também oferecem uma opção de "baixar como zip", uma versão portátil do programa que não precisa de instalação. Isso porque muita gente prefere guardar seus programas em outras pastas, visto que muitos utilizam SSD ou diferentes HDs, fica mais conveniente não ter que instalar algo.