O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

RPG Maker Vx Ace, e Personagens Grandes.

Iniciado por KadboFb, 25/11/2020 às 14:30

:coffee: Olá de novo, vim novamente com uma pergunta. Sou um usuário de RPG.M Vx Ace, e pretendo criar um jogo, porém, a minha primeira necessidade é colocar personagens maiores, com mais pixels, para serem mais detalhados, no entanto, não achei tutoriais que pudessem ajudar nessa questão do Vx Ace.

:T.T: Alguém poderia me ajudar? Realmente, personagens pequenos não me agradam, e provavelmente arruinaria o design do meu projeto.

O RPG Maker VXAce aceita personagens grandes normalmente, basta importá-los para a pasta Graphics/Characters do seu projeto.

Citação de: Gabriel online 25/11/2020 às 15:08
O RPG Maker VXAce aceita personagens grandes normalmente, basta importá-los para a pasta Graphics/Characters do seu projeto.

Mas eu tento, porém não encaixa os sprites do personagem. E eu acabo passando por sufoco enquanto tento.  :=|:

Não encaixa como? Desde que ele siga o formato de 3 frames de largura x 4 frames de altura (ou um sheet de quatro por dois), poderá ter o tamanho que for que o RPG Maker irá reconhecê-lo normalmente.

Citação de: Gabriel online 25/11/2020 às 16:32
Não encaixa como? Desde que ele siga o formato de 3 frames de largura x 4 frames de altura (ou um sheet de quatro por dois), poderá ter o tamanho que for que o RPG Maker irá reconhecê-lo normalmente.

Espera, eu não entendi a questão de medidas, o que são frames, pra ser mais exato? Eu realmente sou novo nessa área, e não sei muito diferenciar certas coisas com outras.  :ded:

A movimentação de personagens, objetos e afins em jogos 2D é feita por uma série de imagens. Por exemplo:  :math:  :flipbag:  :urra:
A movimentação destes emotes é o conjunto de imagens de cada um sendo repetido em um ciclo. Cada imagem neste ciclo é um chamado de frame. A mesma coisa de quando tu pausa um vídeo/filme, a imagem que fica parada é um frame do todo.

Logo, as imagens de personagens e objetos que se movem no RPG Maker também são formadas por frames. Tu encontra os modelos para cada tipo de imagem neste tópico. Ele não é voltado pro básico, não tem explicações sobre o funcionamento de cada modelo, mas vai ilustrar bem a questão.

Citação de: Corvo online 25/11/2020 às 19:02
A movimentação de personagens, objetos e afins em jogos 2D é feita por uma série de imagens. Por exemplo:  :math:  :flipbag:  :urra:
A movimentação destes emotes é o conjunto de imagens de cada um sendo repetido em um ciclo. Cada imagem neste ciclo é um chamado de frame. A mesma coisa de quando tu pausa um vídeo/filme, a imagem que fica parada é um frame do todo.

Logo, as imagens de personagens e objetos que se movem no RPG Maker também são formadas por frames. Tu encontra os modelos para cada tipo de imagem neste tópico. Ele não é voltado pro básico, não tem explicações sobre o funcionamento de cada modelo, mas vai ilustrar bem a questão.

Ah entendi, mas esse tópico se trata sobre personagens pequenos, eu queria fazer um mais grande, que ultrapasse aqueles personagens pequeninos. Mas queria um charset sem background de personagens grandes, se é que existe. Já que pra mim, eu não tenho nenhum programa de edição/desenho além do Paint Tool Sai.

Não, não. Naquele tópico tem os arquivos contendo os modelos. Você pode pegar, por exemplo, o arquivo quadriculado dos charsets e esticar, vai funcionar do mesmo jeito. O que precisa ser mantida é a proporção.

Citação de: Corvo online 01/12/2020 às 17:04
Não, não. Naquele tópico tem os arquivos contendo os modelos. Você pode pegar, por exemplo, o arquivo quadriculado dos charsets e esticar, vai funcionar do mesmo jeito. O que precisa ser mantida é a proporção.

Espere, mas esticar quanto?, não tem alguma regra de tamanho de arquivos no VX Ace? Esticar verticalmente você se refere?

Estou falando disto:

Spoiler
[close]

Tecnicamente, você pode esticar quanto quiser, no eixo que quiser. Porém, independentemente do tamanho, o RPG Maker só irá considerar um trecho de 32x32 pixels na parte central-inferior de cada frame.

Acredito que n VX e ACE (possivelmente MV e MZ) o Frames só podem ser 3x4 ao invés de 12x8 (Padrão) e colocar "$" no nome do arquivo, tipo $heroicavaleiro.png

Baixa essa imagem como exemplo:

Citação de: Crixus online 01/12/2020 às 20:59
Acredito que n VX e ACE (possivelmente MV e MZ) o Frames só podem ser 3x4 ao invés de 12x8 (Padrão) e colocar "$" no nome do arquivo, tipo $heroicavaleiro.png

Baixa essa imagem como exemplo:

Ah obrigado, fiz e funcionou! Brigadinho.