O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Swordeon

Iniciado por Speed, 04/12/2020 às 01:36

04/12/2020 às 01:36 Última edição: 30/01/2022 às 00:00 por Speed






Autor: Caio Longo
Status do desenvolvimento: Versão 0.1, sem demo.
Página de desenvolvimento




Introdução

Olá amigos.

Para quem não me conhece o meu nome é Caio ou Speed, muito prazer.
Como grande parte das pessoas aqui eu tenho um sonho de desenvolver um projeto e vendê-lo na steam e agora estou tendo a possibilidade de realizar esse sonho. Sou um entusiasta do RPG Maker e quero desenvolver esse projeto utilizando a engine.
Desenvolverei o projeto em duas línguas: Português e em Inglês para ter um alcance maior. Porém, as primeiras demos de teste serão apenas em português.

Esse projeto nasceu na minha cabeça no começo da pandemia, porém apenas em Junho eu comecei a desenvolvê-lo realmente. Tenho pensando muito sobre tentar um financiamento coletivo no Kickstarter para pagar alguém para fazer as músicas e a taxa de $100 que a steam cobra para ter a licença de desenvolvedor, mas isso é assunto para o futuro. O que eu quero agora é apresentar para vocês um pouco do que eu tenho trabalhado, de como as coisas tem ido e quais são os meus planos para esse jogo.



Sobre o projeto

O jogo será um RPG com batalha lateral. O mapa será todo interconectado com 14 áreas diferentes sem contar arenas únicas como o castelo do Necromante, o colisgoto, a caverna do dragão, a casa da bruxa, o navio fantasma do Corsário e etc. Dessas 14 áreas, 4 são secretas e necessárias para enfrentar um boss secreto no fim do jogo. No total o jogo contará com 230+ mapas que estou fazendo utilizando Parallax Map.
No momento eu tenho todo o cemitério, a floresta e a cidade principal prontos. 


História
"Em um reino...
Haviam duas famílias extremamente importantes: A dos ferreiros, responsáveis pela criação e encantamento da espada Swordeon, e a dos reis, as quais criavam e treinavam os príncipes para que eles fossem grandes guerreiros que pudessem empunhar a grandiosa espada mágica.
Essas duas famílias se uniram no decorrer dos séculos para derrotarem o terrível necromante que vez após vez retornava com seu poder da escuridão e seu exército de criaturas para dominar a tudo e todos.
Então, com o necromante derrotado, muitos anos, ou talvez séculos, de calmaria e paz pairaram sobre o reino. Muitos até acreditavam que sua história era uma lenda ou até mesmo uma farsa. Até que um dia...o tambor do exército dos esqueletos foi ouvido novamente."




Mecânicas

  • Backtracking: A minha proposta para aumentar o tempo de gameplay é liberar grandes partes de mapa aos poucos quando o jogador pegar certos itens. Para quem não conhece o termo backtracking é utilizado para quando o jogador precisa ficar indo e voltando nos mesmos mapas fazendo com que algo mude de acordo com certo item que ele tenha no inventário ou equipado. 
    Certos itens irão liberar partes importantes da história enquanto outros liberarão quests secundárias.

  • Batalha por eventos: Para ter uma maior liberdade com as batalhas eu resolvi refazer ela utilizando os eventos. Tem alguns anos que eu tenho testado e aprimorado esse sistema em outros projetos e até que foi bem fácil criar um com tudo que eu queria.

    Foram utilizados 26 Switchs e 109 variáveis.

    Eu basicamente consigo criar batalhas apenas mudando o número das variaveis para quanto eu quero, mudando os gráficos e o background. É bem personalizavel e me permite criar batalhas contra bosses e outros monstros especiais sem muitos problemas.

  • Classes, itens e itens mágicos: As classes do jogo serão definidas pelo item mágico utilizado. Os itens são os consumíveis que restaurarão vida, mana ou darão buffs. Já os itens mágicos serão itens ativos que serão usados durante a batalha, cada um com uma habilidade diferente que irá proporcionar uma vantagem para o jogador sem contar que alterará status.

    As classes que defini até agora são: 

    - Tanque: Que irá ter defesa e atrairá a atenção dos inimigos

    - Suporte: Cura e buffs. Com pouca defesa e vida.

    - Guerreiro: Ataque forte, defesa média e bastante vida.

    - Atiradores: Ataques a distancia, pouca defesa e não chamam atenção dos inimigos 

  • Amigos: O sistema de amigos é a party do jogo. O jogador poderá contar com um npc "amigo" que o ajudará com habilidades passivas. Cada personagem fará uma ação no turno dele sozinho que será mais eficaz de acordo com o nível.

  • Quests: Se tem uma coisa que eu aprendi na pandemia foi que, mesmo com o mundo acabando, as pessoas ainda tem suas preocupações cotidianas. Portanto, eu resolvi trazer essa realidade para o meu jogo também. Mesmo que o Necromante está de volta querendo dominar o mundo com seu exército de caveiras, algumas pessoas só querem um pedaço de bolo feito pela melhor confeiteira das montanhas, ou algumas crianças perderam suas espadas de brinquedo para uma trupe de malfeitores e talvez quem sabe algum herói tenha perdido um triângulo poderoso por aí e precisaremos ajuda-lo? Essas serão as quests secundárias que ocorrerão em paralelo com a principal não tendo uma ordem correta de serem executadas (algumas) e com alguns prêmios valiosos que poderão ajudar o jogador durante a missão de carregar a espada.

  • Mapa e meios de locomoção: Como eu disse anteriormente o mapa conta com 230+ mapas e fazer o jogador atravessar ¼ disso já seria bem tedioso. Então criei o sistema de locomoção (ainda estou desenvolvendo mais algumas ideias):

    - O trem fantasma: Um maquinista com seu trem fantasma levará o jogador para as suas estações a muito abandonadas que deverão ser previamente ativadas...Por um certo valor.



Screens
Spoiler










[close]



Crédito

Quero agradecer aos desenvolvedores da engine.

Ao Zeus81 pelo script de mudar o tamanho da tela sem afetar a qualidade da imagem.

Ao Rizen pelos scripts de correções da engine.

Ao Ceodore pelo script de mostrar variáveis na tela.

A centro pela estadia e por oferecer um espaço para divulgação.

Aos meus amigos, Renato, Emerson, Igor e Enzo que tem me apoiado demais nesse projeto e dado pitacos extremamente uteis. Um agradecimento especial também a minha namorada que não me deixa desistir de um sonho. E claro, sem esquecer, um muito obrigado a todos que tem apoiado tudo que eu tenho feito.



Considerações finais

Esse é um projeto que eu tenho me dedicado demais, apesar de nessa fase da minha vida, (04/12/2020) eu estar fazendo faculdade, trabalhando 6h por dia em um hospital e tentando dormir um pouco, não ser a melhor hora para tentar focar em algo tão grandioso assim.

Eu sei que o projeto está bem ambicioso mas acredito que eu tenha capacidade e alguma certa experiência na engine para conseguir desenvolve-lo e deixar como eu tenho tanto planejado e imaginado.

Estou fazendo tudo sozinho, desde a elaboração do projeto até o marketing dele, então eu peço que se vocês gostarem dele me ajudem divulgando para alguns colegas, amigos e familiares. As críticas para mudança e elogios no que está bom me anima demais e me da força para continuar trilhando esse caminho que todos aqui sabemos ser...difícil. Tenho feito atualizações quase semanais no twitter oficial do projeto: twitter.com/SpeedDevArt



Agradeço por quem leu até aqui e por todos que tem me apoiado.
Lembrando que: O jogo está sob uma licença CC.

Excelente, Sr.Speed. Já gostava do visual, conhecendo um pouco melhor o enredo gostei mais ainda. Se tu não diz que a batalha é por eventos, passa batido. Recomendo sim que abra o financiamento, mas aí precisará pegar pesado com o marketing também. Estou acompanhando desde que postou as primeiras imagens esporádicas. Novidades, nos avise. o/

Bastante bonito e promissor!
Já estou seguindo no twitter pra acompanhar tudo, vamo que vamo!

Corvo: Agradeço demais o apoio e o carinho. Ainda vou planejar como vai ser feito o financiamento, por enquanto estou me focando em fazer uma demo jogavél pra galera saber como vai funcionar melhor.




JoaoLibesboa: Obrigado meu querido!! O seu follow lá é bem importante para eu ter engajamento e alcançar mais pessoas.


Achei bastante agradável o mapeamento. Vou acompanhar as próximas atualizações.

A arte é mesmo muito legal, apesar do toque de simplicidade ela é bem bonita.
Curti a proposta do jogo. É bem corajoso da sua parte desenvolver o sistema todo por eventos.
Desejo boa sorte no desenvolvimento, vou passar a te seguir lá no twitter. o7


Tenho visto as imagens dos sapos de guarda-chuva, também fazem parte deste projeto? Aliás, como anda? Este mapa com um castelo/torre está praticamente me convidando. :D

18/08/2021 às 20:51 #8 Última edição: 19/08/2021 às 12:02 por Speed
 Oi, Corvo.
Por enquanto ainda estou aprendendo a usar a outra engine. Agora que eu tenho um trabalho está bem mais difícil me dedicar aos joguinhos.
Aquelas imagens do sapo com o guarda-chuva são de outro projeto menor que estou trabalhando afim de aprender a programar e como a engine funciona. Assim que eu me sentir bem seguro, vou dar o primeiro passo em direção a produção desse projeto.
Estou muito feliz mesmo que você lembre desse meu projeto que tenho tanto carinho, me da muita motivação pra continuar me aprimorando pra logo dar início a ele. Obrigadão <3



Edit: Olha o que você fez, Corvo. :v
Dei inicio ao projeto na nova engine.

Double post para dizer: Oficialmente Swordeon voltou a ser produzido. Mudei algumas questões na história para se adequar melhor ao que eu quero fazer, mas nada muito drástico.
Depois de dois anos estudando o Game Maker Studio 2, me senti a vontade para produzir um jogo na escala do que eu quero pro Swordeon. O sistema de batalha foi alterado, ainda é por turno, mas a batalha funciona no mapa se movimentando para atacar os inimigos e muitos gráficos foram refeitos.


Trouxe um exemplo pra vocês: Os dois prints são da primeira cidade. A da esquerda é a primeira versão, feita em 2020, e a da direita é a versão atual feito em 2022.
Eu tô bem empolgado com esse projeto e aprendi algumas coisas para não desanimar e continuar desenvolvendo ele, então tenho caminhado constantemente em direção a pelo menos algo jogável. É isso, espero que em breve eu possa trazer esse jogo para a luz do dia e que vocês possam testa-lo! Obrigado, turma.

[hs width=200 height=150]https://i.imgur.com/fSrSvXA.png[/hs] [hs width=200 height=150]https://imgur.com/qD1jeYv.png[/hs]

Continue atualizando, estou de olho. o/

Atualizações:
Bom, pessoal, tenho postado algumas coisas no twitter (espero que vocês estejam acompanhando) e agora vou reunir todas elas aqui.



Temos o mapa da Cidade Fundação, que é a primeira cidade do jogo. Ela foi criada para que os heróis conseguissem ficar de olho no castelo do Necromante. Nela podemos ver um dos inimigos que eu carinhosamente apelidei "Pequenuvem", exatamente porque ela é uma nuvem pequena (:p). Em seguida temos a Loja dos Pássaros com a NPC Jessen. Ela é responsável por "vender" poderes relacionados a natureza e a mana. E, por fim, um gif do sistema de combate que eu fiz. Ele possui 3 elementos principais: O herói, que vai ser controlado pelo jogador, os inimigos, que é controlado pela IA dos inimigos e os "amigos", que são os companheiros de viagem do jogador, que são controlados pela IA dos amigos.

Espero que vocês gostem dessas atualizações. Tenho trabalhado duro nesse projeto e ele tem ficado muito melhor do que eu imaginei ele lá em 2020.
Até as próximas atualizações!! (vou atualizar o tópico como um todo, eu prometo).



[hs width=200 height=150]https://imgur.com/sW4EWKf.gif[/hs][hs width=200 height=150]https://imgur.com/a5Navut.png[/hs][hs width=200 height=150]https://imgur.com/XgATy4l.gif[/hs]

"alvez quem sabe algum herói tenha perdido um triângulo poderoso" É eu entendi a referência.
Cara boa sorte no projeto, ele parece bem promissor, voltar nos mapas para fazer ou liberar áreas lembra Mario 64 e um Zelda básico, vou aguardar atualizações