O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Opinião alheia. Será que isso realmente importa?

Iniciado por Steam Enemy, 21/12/2020 às 01:26

21/12/2020 às 01:26 Última edição: 21/12/2020 às 01:46 por Steam Enemy
 Hoje quero fazer uma pergunta para você. Pessoa que faz jogos só por prazer, sem fins gananciosos comerciais.

Se você fez seu jogo mas acha que as pessoas não vão gostar dele ou ficou frustrado por não terem gostado, eu te pergunto:

Você gosta do seu próprio jogo?
Se você gosta do seu próprio jogo, você não precisa da opinião de ninguém.

Você deu duro para fazer seu jogo e as pessoas não gostaram? E daí?
Não foram elas que passaram dias, semanas, meses ou talvez anos se esforçando para fazer esse jogo, foi você!
Então que direito as pessoas tem de julgar seu jogo?

É realmente importante pra você seu jogo agradar os outros?
Você não tem porque agradar as pessoas, tem que agradar a si mesmo, não importa o que os outros digam.

Você fez seu primeiro jogo mas as pessoas te criticaram ao invés de te apoiar?
Você não tem porque se importar. Não cabe aos outros dizer o que deve e o que não deve fazer. É seu jogo! Você faz da maneira que quiser!

As pessoas acham seus jogos ruins?
Problema deles! Pare de se importar com a opinião dos outros.

Agora eu vou fazer a pegunta principal:
A opinião alheia realmente importa?
Um dia, eu irei destruir a humanidade!

Para mim, importa.

É só uma questão de não deixar isso tomar conta de você e do que você pode extrair dela. É óbvio que eu gosto do que faço, mas não significa que é perfeito ou que vai agradar todo mundo... todos somos diferentes, com visões diferentes e vivências diferentes. Cada um tem o direito de se expressar da maneira que queira, exceto quando isso fere alguém só por ódio. É importante também ouvir as pessoas com que compartilham da mesma paixão sua, seja por jogos, filmes, música e etc... ficar em uma bolha própria é ruim demais.

Eu diria que até certo ponto é benéfico, não adianta só passar a mão na cabeça do indivíduo pelo seu primeiro joguinho e tchau... é um processo de crescimento e aprendizado, tem vezes na vida em que a gente só cala a boca e escuta :o:

Sim, importa. Você está fazendo jogos para as pessoas jogarem, oras.

Você é como uma mãe para seus trabalhos. Pode sair a coisa mais horrível do mundo, mas aos seus olhos ele é lindo. Mas ainda é fato que é a coisa mais horrível do mundo, e a única forma de saber isso é quando alguém alheio aponta o problema.

E não hesite em melhorar quando for receber críticas, pois não existe essa história de crítica destrutiva. Qualquer um pode falar mal de uma obra, mas poucos sabem criticar.

21/12/2020 às 06:17 #3 Última edição: 21/12/2020 às 06:26 por Daisy Nekori
É bom ter uma mente receptiva a reflexões sobre as opiniões alheias para criar suas próprias opiniões a construir um novo senso do que seria bom ou ruim, melhor ou pior para você.

Com isso, além do seu jogo agradar mais pessoas, você também cria um sentimento de satisfação, além de adquirir novos conhecimentos. Afinal, nossas perspectivas mudam com o tempo e somos influenciados por opiniões alheias até inconscientemente.

O seu senso sobre jogo está associado a muitas coisas que você aprendeu ao longo da sua vida, e este é um dos motivos de você achar que está bom. Pois de alguma forma, aquilo lhe soa agradável. Mas este agradável pode mudar conforme novos aprendizados surgem.

No fim, um jogo seu que você achava muito bom, hoje pode parecer chato e cheio de falhas, e o seu resultado atual vai lhe agradar muito. Pode ser que outras pessoas tenham percebido estes problemas antes de você e por isso não gostaram e criticaram. Desenvolver o senso crítico é como expandir sua consciência para novas possibilidades.

Você só não deve seguir as opiniões alheias sem pensar ou chegar em um consenso próprio antes. O importante é aprender a pensar com elas, não levá-las ao pé da letra.

Esse tópico é interessante por vários motivos e acho que um dos motivos é:

SE VOCÊ FAZ JOGOS PARA VOCÊ, POR QUE DESEJA MOSTRAR PARA OS OUTROS?

No momento que você resolver expor seu projeto a um público você está consciente ou inconscientemente esperando ouvir, ler sobre o que eles acharam. E sim você vai receber críticas se o que tu mostrou não está bom. Então sinceramente não adianta esse discurso que a opinião dos outros não importa, pois se forem apenas elogios rasgados com certeza o ego do DEV ia crescer na mesma medida. Temos que aprender a lidar com as críticas e trabalhar lado a lado com elas.
"O medo é o alimento que a mente precisa para  mostrar tuas fraquezas..."

Citação de: Omar Zaldivar online 21/12/2020 às 09:30
SE VOCÊ FAZ JOGOS PARA VOCÊ, POR QUE DESEJA MOSTRAR PARA OS OUTROS?
A resposta desta pergunte é:
O pescador joga a isca mas o peixe não é obrigado a fisgar. Entendeu?
Só porque eu publico o jogo não quer dizer que as pessoas devem jogar. Elas jogam porque querem.

E além do mais, existem pessoas que ao invés de dar conselhos só sabem falar mau do jogo sem nem especificar o que tá ruim.

Eu já passei muito por situações parecidas. Por isso que eu parei de me importar com o que os outros dizem sobre o que eu faço ou deixo de fazer. Aprendi que devo fazer as coisas do meu próprio jeito, só com minhas opiniões.

Agora comigo é assim:
Gostou? Legal.
Não gostou? Não tô nem aí.

Eu só aceito criticas quem me deem concelhos do que devo melhorar ou mudar. Só criticas construtivas.
E sim existem criticas destrutivas.

Não entendo como vocês conseguem se importar com a opinião dos outros.
Um dia, eu irei destruir a humanidade!

Abrir um tópico com uma pergunta destas já presume que você se importa. Caso não se importasse, o questionamento nem passaria pela sua cabeça, se tu joga a isca é porque está esperando que mordam. Dito isso, se vai dar a cara à tapa, também esteja preparado pra aguentá-los.

21/12/2020 às 14:18 #7 Última edição: 21/12/2020 às 14:20 por Akraunos
 Bom, acho que toda obra ao ser publicada pelo autor deixa de ser algo "pessoal" e passa a se tornar um serviço de entretenimento. Tem que se ter noção de que nem todo mundo consegue ser educado e dar criticas construtivas (principalmente na internet), se estiver com medo de ler ou ouvir o que não gosta o melhor a se fazer é guardar sua obra pra si.

E acho que não existe isso de "joga quem quer" ou "se for pra criticar então nem joga", até pq a partir do momento que você publicou algo pro público você se expõe e expõe seu trabalho a diversos gostos e opiniões, além disso, só tem como saber se gosta de algo depois de experimentar.

Imagine o quão pouco o cinema/vídeo-games/literatura teriam evoluído se as cagadas não fossem apontadas e criticadas.

21/12/2020 às 14:19 #8 Última edição: 21/12/2020 às 17:27 por Syureri
CitarE sim existem críticas destrutivas.

Só deixando aqui pois se eu quisesse falar com uma parede, faria com as 4 da minha sala.

Estes tópicos me fazem matar a saudades de comédias como o Chaves.
Pessoa A fala: "Não quero ir"
Pessoa B: "Então não vá"
Pessoa A: "Mas eu disse que ia"
Pessoa B: "Então vá"
Pessoa A: "Ah, não sei"
Pessoa B: "Então não vá, oras"
Pessoa A: "Mas e se perguntarem por mim?"
Pessoa B: "Então vá"
Pessoa A: "Aí, não sei"

Resumindo, todos sabem como acaba, nas risadas gravadas de fundo com a cara de "Eu mereço" da Pessoa B.

Bem pessoas são diferentes, com suas próprias vivências, gostos, emoções e personalidade diferentes.

Dito isso, certamente independente da qualidade e do esforço que fazer sobre algo terá comentários positivos, negativos, críticas e comparações. Se não houver é porque não foi exposto há um público grande ou diversificado suficientemente.

O ponto aqui é que por serem pessoas diferentes, aspectos do que fez irão causar emoções diferentes nas pessoas. Entender o que está gerando elogios ou ódio e entender o perfil das pessoas que possuem esses sentimentos te faz perceber para qual público é o que está fazendo, podendo mensurar se está bem assim, se irá modificar para agradar mais quem gostou ou melhorar pontos que desagradaram alguns.

E a atenção à críticas pode ser fundamental, pois houve pessoas que gastaram tempo e energia trazendo uma visão diferente da sua, propondo elementos bons ou ruins abrindo espaço para melhorias.

Claro que para isso é necessário maturidade para filtrar o que pode ser útil e não se deixar abalar emocionalmente.

E mesmo que não consiga lidar bem com o que as pessoas podem dizer, não tem problema é algo que pode ser difícil de lidar, porém ignorar tudo que não considera relevante traz consigo suas consequências, mas é uma escolha né.

Afinal mostrar algo para alguém e enxergar só o que gosta de ver parece não ser muito útil e faz pouco sentido se não for apenas por ego.

Citação de: Steam Enemy online 21/12/2020 às 01:26
Você gosta do seu próprio jogo?
Se você gosta do seu próprio jogo, você não precisa da opinião de ninguém.

  Ora bolas, então não posta os jogos para os outros verem, deixa guardado na pasta do PC para ser jogado só por você.

16/01/2021 às 03:38 #12 Última edição: 16/01/2021 às 03:51 por thi
Eu vou sair do jogo em si e ir pra um exemplo mais simples, uma pessoa que resolveu moldar uma argila e fazer uma caneca.
Ela pode muito bem curtir o processo de fazer aquilo em si, de sentir o molde na mão etc, e no fim simplesmente jogar a caneca fora, ou até mesmo mostrar pra outras pessoas. Não há nada de errado com nenhuma das situações.
Porém como disseram, se resolveu mostrar a caneca, então necessariamente está querendo que vejam e está querendo saber o que pensam a respeito..

Uma reação negativa, mesmo não sendo construtiva, continua sendo uma reação que vc pode usar em seu favor. Uma situação futura poderia ser continuar fazendo a mesma caneca sempre, e mostrando pras mesmas pessoas, e tendo o mesmo feedback pra sempre, o que provavelmente será um foco "gratuito" de emoções negativas pro próprio criador. Outra situação seria simplesmente parar de mostrar a caneca, e inclusive parar de fazer caneca. Tem infinitas situações futuras, mas o que eu quis dizer é que geralmente tentamos fazer o melhor que podemos com aquilo de informação que a gente consegue obter, mesmo que a informação seja "ruim/fraca".

Mais vai de cada um. Tem gente que tem tanta vontade do processo de fazer caneca, que mesmo que decida não mostrar a ninguém, continua fazendo.
E tem gente que faz algo, recebe críticas construtivas PORÉM todas as críticas estavam de fato "erradas", apesar de serem construtivas. Um exemplo imaginário (meio puxado) disso seria se alguém perguntasse "o que acharam disso que inventei, que chamo de carro?" e as pessoas dissessem "experimentamos mas, nah, na prática precisamos é de cavalos mais rápidos; esquece isso de carro".

Tipo.. provavelmente existiram milhões de invenções que morreram cedo devido a críticas das pessoas, e de fato, as críticas estavam certas.. as invenções não dariam certas mesmo. E milhões de outras invenções só vieram a existir pq o criador desistiu de uma outra invenção ruim anterior (talvez com a ajuda de críticas), ou seja, se todo mundo fosse ao estilo "não desistir nunca", provavelmente muita coisa boa que existe hoje não existiria. Pode vir a ter a parte boa em desistir, eu acho.

Ou seja, o que vc vai fazer com a informação que vc conseguiu vai de você mesmo, e vai das coisas que vc tem vontade de fazer, aprender, etc. Não existe uma resposta "certa" ao estilo a) "passe a ignorar aqueles feedbacks" b) "dê atenção para aqueles feedbacks", c) etc..
E esse dilema existe pra todo mundo.. eu msm já fiquei uns 5 meses num projeto pessoal, digamos que fosse um jogo, e daí ninguém se interessou realmente, ninguém jogou mais do que 2 minutos e então nem tiveram algum feedback pra dar. Acontece, e claro eu não sabia que seria esse o resultado; mas mesmo que soubesse, eu acho que faria do mesmo jeito, pois eu queria fazer de qqr forma.

---

Eu acho que isso é mais simples com código. Uma pessoa talvez, ao invés de criticar algo sobre o código, simplesmente copia e então muda o que acha que fica pra melhor. Daí o criador original tem a oportunidade de ver o contraste e talvez descobrir por conta própria qual foi a crítica implícita, e eu acho que assim pode ficar mais fácil e mais produtivo. Mas isso é um caso mais especial, de código, etc.